Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do Biomédica Raquel Birck

Estrela-RS - 11 de fevereiro de 2016



Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do Biomédica Raquel Birck.

Que fatores influenciam a infestação pelo Aedes aegypti?

O Aedes aegypti é um mosquito antropofílico, isto é, ele vive perto do homem. Por isso, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e, principalmente, de desocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais locais para desovar. A infestação por Aedes aegypti é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a reprodução do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso desenvolver medidas permanentes para o controle do mosquito, durante todo o ano, a partir de ações preventivas que objetivem a eliminação de focos do vetor. Essa ação depende sobretudo do empenho da população.

ATENÇÃO - Um grupo de 50 homens do Exército, vindos de Santa Cruz do Sul, estará em Estrela no próximo dia 13 de fevereiro para reforçar as ações do município no combate ao mosquito aedes aegypti.

O trabalho vai começar pelo Bairro Boa União. O Exército, junto com técnicos, agentes de saúde e servidores das demais secretarias do município – entre as quais a de Obras Públicas, Meio Ambiente e Agricultura – vai se concentrar no CTG Raça Gaudéria, às 7h30min.

De lá,  as equipes vão a campo, visitando as residências e vistoriando áreas para identificar e eliminar criadouros do mosquito, e conscientizar os moradores.

Nenhum comentário: