Estrela-RS - Memorial da Aepan-ONG - desde 1992


Memorial da Aepan-ONG - desde 1992.... 24 Anos a serviço da comunidade...

Desde que surgiu, há três milhões de anos, o ser humano vem criando utensílios, instrumentos, armas, tecnologias e desenvolvendo mitos, crenças e comportamentos, gerando conhecimento e cultura. Muito do que se sabe hoje, sobre culturas pré-históricas e antigas, foi reconhecido através das edificações, dos objetos e dos vestígios deixados por esses povos.

O rápido desenvolvimento tecnológico e as conseqüentes transformações socioeconômicas e ambientais demandam, cada vez mais, o registro e a documentação dos processos de mudanças da realidade cotidiana e a preservação das referências e valores culturais dos diferentes grupos sociais.

Nesse sentido, além de contribuir com a preservação do patrimônio cultural e do meio-ambiente, o Memorial da Aepan-ONG é compartilhado com toda a comunidade, sendo mais uma alternativa de cultura. O que ilumina o memorial é a energia do saber; cabe a cada um de nós começarmos a fazer o papel de agente cultural em nossa sociedade.

O memorial além de ser um local onde se expõem objetos, documentos e imagens que, contam a história da humanidade e natureza, é um local onde encontramos vida, arte, onde nos tranferimos a tempos passados e embarcamos no mistério que é a recordação. 

Airton Engster dos Santos.

Nenhum comentário: