COLUNA DO LUCA – 11.02.16 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 11.02.16
Luiz Carlos Freitag 

Aconteceu a primeira reunião da Comissão do Plano Municipal Contra o Aede Aegypti, mosquito da Dengue (foto). Mais de 50 pessoas presentes na Câmara de Vereadores. Estrela está muito bem, conta com 54 armadilhas e 29 pontos estratégicos, tudo visitado de sete em sete dias. O objetivo é a eliminação de criadouros de mosquitos - e isso vem acontecendo. Segundo a Vigilância Sanitária, o mosquito Aedes Aegypti já esteve no Brasil, mas há 70 anos ele foi erradicado aqui do País. Mas agora ele voltou e pelo que se tem informações, não mais será possivel sua erradicação. 

O Secretário do Meio Ambiente de Estrela Hilário Eidelwein comentou algo que realmente está acontecendo em vários bairros e inclusive no centro. É que em muitos locais, a coleta de lixo, tanto orgânica como seletivo que é realizada normalmente, não é respeitada. Não só na mistura de tudo, mas em muitos locais, algumas pessoas jogam o lixo nas ruas novamente, logo depois dele ser recolhido. Ele sugeriu e com certeza tem razão, que o lixo seja colocado nos locais de recolhimento pouco antes dos caminhões por ali passarem. A cidade ficaria bem mais limpa, com certeza.

E realmente o Festival do Chucrute está chegando. Os dois bailes acontecem dias 14 e 21 de maio. O instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Andreas Hamester, está com tudo pronto para iniciar os ensaios. O Grupo Oficial inicia as atividades no primeiro sábado de março, dia cinco e os demais na segunda semana. E novamente deveremos ter visitantes de muitas cidades, até de outros estados nestes bailes. E, claro, novamente deverão vir visitantes de outros países, parece que inclusive teremos participantes da Alemanha este ano. Em breve começa também a venda dos ingressos para os dois bailes e posso adiantar que tem muita gente esperando ansiosamente por este dia.

Prefeito Rafael Mallmann retomando as atividades, depois de merecidas férias e feriadão de carnaval. Está preparando a pavimentação da Linha Geraldo bem como do trecho da Rua João Lino Braun do bairro Boa União até a Linha São José. A licitação sai dia oito de março. E logo deverá se reunir com o Governador José Ivo Sartori para liberar a RS 129 entre Estrela e Arroio do Ouro, outro trecho que a Prefeitura irá pavimentar. É que o DAER negou a municipalização deste trecho. Era só o que faltava. O DAER até para deixar o trecho transitável é uma dificuldade e agora não quer deixar a Prefeitura asfaltar o local.

A Câmara de Vereadores também retornando atividades normais agora com Adriano Scheeren (PSB) na presidência. E está apoiando os trabalhos da Comissão Organizadora da 9ª Expowink também está batalhando com afinco para a edição que vai ocorrer de 21 a 24 de abril na Linha Wink. Guilherme Blume está contatando com empresas que irão expor no local. O evento, que não ocorre há quatro anos, realmente deixou saudades.

FRASE DA SEMANA: “O Carnaval passou, agora o fim do ano vai estar batendo nas nossas portas”(Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: