Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 12.02.16


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 12.02.16

FRASE: “Prevenir é mais fácil do que remediar” (Felipe Schossler, vereador do PPS destacando o combate à Dengue).

Porto Alegre teve grandes problemas com uma tempestade há poucos dias, mas parece que a coisa vai ficar complicada até maio. Devido ao El Niño. Mais tempestades devem ocorrer no Estado e também aqui na Região. A salvação de Estrela, é o Morro de Cruzeiro do Sul. Graças a ele, as tempestade vem e são desviadas para ambos os lados, sobrando pouca coisa para nós. Quem sai prejudicado são vários outros municípios, mas a culpa não é nossa. 

Dia 18 em diante, por 30 dias, os políticos poderão trocar de partido sem perder o mandato, é a “janela partidária”. Em Estrela teremos várias alterações. E em nivel Nacional, consta que o Senador Lazier Martins poderia estar saindo do PDT pois não estaria concordando com o partido apoiar a presidente Dilma. Se for verdade, acho que sei para qual partido ele irá. 

Quinta-feira tivemos a reunião da Comissão do Plano Municipal Contra o Aedes Aegypti, mosquito da Dengue. Mais de 50 pessoas presentes na Câmara de Vereadores. Estrela está muito bem, conta com 54 armadilhas e 29 pontos estratégicos, tudo visitado de sete em sete dias. O objetivo é a eliminação de criadouros de mosquitos - e isso vem acontecendo.

A propósito, segundo a Vigilância Sanitária, o mosquito Aedes Aegypti já esteve no Brasil, mas há 70 anos ele foi erradicado aqui do País. Mas agora ele voltou e pelo que se tem informações, não mais será possível sua erradicação. A próxima reunião da Comissão será novamente na Câmara, dia tres de março.

Mudança que foi implementada no trânsito da Avenida Rio Branco, em Estrela, permite que os motoristas que se deslocam no sentido Bairro-Centro poderão acessar a Rua Amazonas. O assunto já foi apresentado como um pedido em uma reunião do COMTRAN mas foi rejeitado por unanimidade. Tomara que não ocorram acidentes no local.

Bem mais do que seis mil guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Estrela já foram retiradas, de um total de 12,6 mil imóveis cadastrados. Mais de cinco mil foram quitadas devido aos descontos especiais. Para pagamento à vista até o dia 11 de março o desconto é de até 14% no valor: são 7% de abatimento e mais 7% se estiverem em dia com os demais tributos municipais. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes. Para este ano, a estimativa é que a arrecadação chegue a R$ 4,4 milhões com o IPTU. As guias do IPTU também podem ser impressas acessando o Portal Cidadão 24h.

O Festival do Chucrute está batendo nas nossas portas. Os dois bailes acontecem dias 14 e 21 de maio. O instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Andreas Hamester, está com tudo pronto para iniciar os ensaios. O Grupo Oficial inicia as atividades no primeiro sábado de março, dia cinco e os demais na segunda semana. E parece que inclusive teremos participantes da Alemanha este ano, breve farei a confirmação aqui na Coluna. Em breve começa também a venda dos ingressos para os dois bailes e posso adiantar que tem muita gente esperando ansiosamente por este dia. 

No que se refere aos pratos típicos da comida alemã que são servidos durante os dois Bailes do Chucrute, seu sabor está cada vez mais qualificado. Pudera, agora quem está fornecendo todo o material que enche nossos pratos é a Cooperativa Languiru, que sem dúvida é a entidade que tem a melhor qualidade em todos os produtos que fabrica. E até agora só ouvi elogios de quem está aproveitando de fato os Bailes do Chucrute de Estrela, que ano passado completaram seus 50 anos.

Muito bem, o Carnaval terminou. E Estrela, bem como o Vale do Taquari, há muitos anos não tem mais um carnaval como tinha há tempos atrás. Quem não lembra dos bailes da Soges e do Rio Branco? Nós, equipe da então Rádio Alto Taquari transmitíamos todos estes bailes, bem como carnavais de rua em Estrela, Taquari, Bom Retiro do Sul, Lajeado, Encantado, Roca Sales... Era uma loucura. Mas isso terminou. E agora tem aquela velha frase: “Acabou o Carnaval, o fim do ano está batendo às nossas portas”. Alguém duvida?

Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente comentou algo que realmente está acontecendo em vários locais. É que a coleta de lixo, tanto orgânica como seletivo é realizada normalmente. Mas em muitos locais, algumas pessoas jogam o lixo nas ruas novamente, logo depois dele ser recolhido. Ele sugeriu e com certeza tem razão, que o lixo seja colocado nos locais de recolhimento pouco antes dos caminhões por ali passarem. A cidade ficaria bem mais limpa, com certeza.

Prá matar de inveja esta foto. João Auri Scheeren Filho ao lado de seu ex-colega de aula, o também estrelense Lucas Saatkamp, Lucão, um dos melhores jogadores de vôlei do mundo. Na verdade, ele nasceu em Colinas mas representa toda a nossa Região. Jogou no Colégio Martin Luther.

Outro assunto que começa a tomar corpo pós o Carnaval: A política. Enquanto que a situação tem Rafael Mallmann candidato à reeleição, os partidos da oposição começam a se reunir para definir quem será o candidato a Prefeito e Vice. E o PDT já anunciou que em breve deve anunciar o nome de seu candidato. Então deveremos ter três candidatos a Prefeito. 

Essa é muito boa, saiu na Zero Hora do dia tres na página dois. Um morador de Porto Alegre, sem luz devido a grande tempestade que aconteceu na Capital Gaúcha, estranhou a conversa que ouviu entre os dois eletricistas que faziam o consrto da rede. Falavam em alemão! Mas ele se acalmou quando viu a placa do veículo deles, era de Teutônia e a equipe era da Certel Energia, que mandou ajuda para recuperar os estragos em Porto Alegre. 

Nenhum comentário: