Prefeitura de Estrela-RS - Ações visam basicamente a eliminação dos criadouros, a fim de evitar o surgimento do aedes aegypti


Ações visam basicamente a eliminação dos criadouros, a fim de evitar o surgimento do aedes aegypti

Mais de 40 pessoas, de várias segmentos da comunidade, reuniram-se na tarde desta quinta-feira (4), na Câmara de Vereadores de Estrela, para começar a elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti – “Todos contra o mosquito da dengue”. O encontro, conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, enfermeira Carmen Hentschke, é mais uma ação do município para evitar o aparecimento do mosquito transmissor, cujo foco, neste momento, é a eliminação dos criadouros.

Segundo ela, diversas ações vêm sendo realizadas e programadas, como um chamamento aos estudantes de todas as redes de ensino no retorno às aulas. No próximo dia 13, conforme Carmen, deverá ocorrer uma mobilização nacional, quando Estrela mais uma vez estará engajado. Há possibilidade de que o Exército desloque militares para a cidade a fim de participarem do movimento, o que foi discutido em reunião esta semana. Nessa data vai haver também vacinação de cães no Bairro Imigrantes e uma das propostas é aproveitar a atividade para intensificar a campanha junto à população, além de promover um mutirão de limpeza no bairro.

Outras sugestões apresentadas no encontro foram a divulgação nos postos de saúde, por meio de vídeos, sobre o combate ao mosquito; confecção de camisetas identificando as equipes quando estas se deslocarem pelos bairros; criação de equipes de estudantes nas escolas, a fim de que atuem nos bairros onde se localizam, esclarecendo os moradores sobre medidas para prevenir o aparecimento do mosquito. Cada entidade representada no encontro vai levar as informações para o seu grupo, a fim de difundir as ações e medidas de prevenção. 

Carmen salientou, na ocasião, que Estrela não é um município infestado. Em dezembro houve um caso positivo numa das armadilhas onde é feito o controle. Neste caso, foi feita uma “varredura” em todas as residências localizadas num raio de 300 metros da armadilha. Depois disto, não houve mais nenhum caso positivo na cidade.






















Nenhum comentário: