Rádio Comunitária Studio FM 98.3 Câmara de Vereadores de Estrela-RS. Pronunciamento de André Sauter - Fundador


Rádio Comunitária Studio FM 98.3
Câmara de Vereadores de Estrela-RS.
Pronunciamento de André Sauter - Fundador

A Rádio Studio FM, 98.3, Comunitária de Estrela, com certeza ocupa hoje papel preponderante no cotidiano dos estrelenses.

Com uma programação variada, informação, música, cobertura de eventos sociais, programas religiosos, promoções diversas, a emissora vem ganhando identidade junto ao exigente público ouvinte.

Foram muitas as dificuldades que tiveram que ser vencidas para levar a Studio ao ar.

Ideia da Rádio:

Tudo começou em 2002 no município de Sério num restaurante quando almoçava onde se encontrava também Airton Barbosa (falecido), um especialista em rádio, em Santa Clara do Sul, que possuía uma emissora comunitária em caráter experimental naquele município.

Fomos visitar por curiosidade a rádio do amigo, sendo convidado aceitei fazer um programa semanal. A esposa Mariana foi junto, e como falava o idioma alemão, chegou a fazer entrevistas com pessoas que vinham da Alemanha.

Mais tarde Conversei com um pessoal em Estrela, Geraldo Mânica, Renato Zanella e José Inácio Birck, lideranças das quais recebi incentivo para instalar uma Rádio Comunitária no município.

Nesta época contei com apoio de Leandro Scheer para encontrar um local para servir como primeiro endereço da nova rádio, que foi instalada na Rua Dona Rosália no bairro Boa União em Estrela .

Enquanto o amigo Airton de Santa Clara cuidava dos aspectos legais, Eu e Leandro nos dedicávamos as questões operacionais.

Lembro bem da primeira torre e humildes instalações. A torre era com uma Atena de TV usada e o estúdio numa garagem com uma mesa de som usada e dois microfones. O despertador era um galo de fato com penas e tudo.

A rádio entra no ar em caráter experimental, funcionando entre 2002 e 2003. Um carro de som circulava pelas ruas dos bairros anunciando a nova emissora, que ocupava o 91.7 no dial.

Os primeiros programas foram Bom Dia Cidade com Carlos Garcia e Paradão Sertanejo com Leandro Scheer. Logo após se somaram Cristiano Nogueira da Rosa e Jairo Bala.

Nova parada foi necessária, período em que foram roubados os transmissores da rádio, encontrados por mim e Leandro que seguimos de moto ao interior de Canudos do Vale. O ladrão havia trocado os transmissores por um colchão velho.

Em 2004 a rádio volta ao ar, com novo endereço, no bairro Oriental, já com toda documentação necessária. Lembro que Leandro Scheer teve papel decisivo para conduzir o processo de legalização da nova emissora.

Foi nesta época que a Rádio Studio recebeu seu nome definitivo sendo que Jairo Bala escolheu o nome.

Por falta de recursos financeiros foi necessária uma nova parada. E por fim, no dia 19 de outubro de 2007, abre definitivamente a Rádio Studio FM 98.3, transmitindo desde a Rodovia RST 453, km 39,5, onde funciona até outubro de 2014.

A emissora começou do marco zero. Criou uma identidade própria. Feita do povo para o povo, com programação variada FM estilo AM.

“Uma rádio que não esquece o passado de sua gente como forma se situar-se no presente podendo planejar para o futuro”.

O Jornalismo foi implantado em 2010, mantido até hoje, priorizando as questões locais: prestação de serviço, informações, cultura e entrevistas com convidados onde encontram um ambiente para contribuir com seu saber para o crescimento comunitário. Em momento alguns nossos convidados são colocados em situações constrangedoras de forma alguma. Podendo os Srs Vereadores testemunhar o que afirmo. No jornalismo ainda: comentários, situação das rodovias e aeroporto Salgado Filho.

As igrejas, congregações, desde católica até evangélicos de diversas denominações possuem espaço na Rádio Studio FM.

A emissora faz transmissões externas, estando presente nas diversas promoções da comunidade como: Viva o Taquari Vivo, Sindilojas, Domingo Cultural, Semana da Mulher, Eventos Gospel, CTGs, Lançamento de livros, eventos da Brigada Militar como a formatura do Proerd, festas das igrejas, associações, Estrela Multifeira e muito mais.

Realiza promoções na Páscoa e Natal Studio para mais de 150 crianças carentes. Tudo para ficar junto de nossa gente.

Em 2014, foi incrementado o jornalismo. Criada uma nova logomarca com inclusão de uma estrela, que identifica ainda mais a emissora com o povo estrelense. A Rádio muda para novo endereço – BR 386 em prédio de 100 m². Instala uma nova torre de 30 metros de altura auto-sustentável. Moderno estúdio e com Slogan – A rádio que faz parte do seu dia. 

O setor administrativo da Rádio esteve sob comando de Mariana Schonhalz até outubro de 2015. A partir desta data assume Pierre Lawall.

Mas é importante lembrar que mais pessoas participaram desta construção: Paulo Wagner, Alexander Becker, Pierre Lawall (retornando), Dani Petter, Joel Gaiteiro, Rogério Menezes, Paulo Rogério Tavares, Bruno Rossini, Ivan Gobbi, Gastão Valandro, Valdir Sudbrack, Nequinho, Diego Bernardo, Jairo Bala, Betinho Gregory, Anderson Pereira da Silva, Luiz Carlos Freitag, Rodrigo Vedoi, Valdemar Maurer, Geninho, Maico Freitas, Júlio Lenhard, Regiane Assolini (retornando), Cristiano Nogueira da Rosa, Claudiomiro Silva, Carlos Garcia, Leandro Scheer, Luiz Kalsing, Mathias Kramer, Luciano Henrique, Airton Engster dos Santos, Igor Roberto Biberg, Mariana Schonhalz, Mayana Souza, Jonas Klein, Aline Feil, Paulo Sauter, Loreno Graeff. Flávio Sá e Dirceu Cordeiro (in-memoriam) 

Programação da Rádio Studio FM:

08hs – Bom dia Cidade – José Carlos Garcia;

11hs – Redação Studio – Jornalismo Geral Local – .Airton Engster dos Santos e Igor Roberto Biberg

13hs – Musicas clássicas alemãs 

14hs – Bailão da Studio – Luciano Henrique;

17hs – Soneca – Regiane Assolini;

20hs – Programação Evangélica e Gospel até 00hs. 

Aos sábados é apresentado programa especial:

8h às 11h – Show de Bandas com Mathias Kramer...



Estrela-RS – 09 de novembro de 2015.






Nenhum comentário: