Prefeitura de Estrela-RS - Com cinco pediatras, Posto Central de Estrela atende por mês 750 crianças


Com cinco pediatras, Posto Central de Estrela atende por mês 750 crianças

Com cinco pediatras em atuação, a média de bebês e crianças assistidas chega a 750 mensais. O diferencial é o plantão noturno. Depois das 18h, três pediatras revezam para realizar intercorrências médicas e fazer o atendimento que a mãe não havia previsto. Resultado: em um mês os profissionais cuidam de pelo menos 250 crianças na assistência noturna.

O plantão pediátrico foi criado no ano passado para desafogar o pronto-socorro e atender as urgências. “O agendamento é feito a partir das 17h15min”, informa a coordenadora da unidade sanitária, Maristela Mörchbacher. O expediente dos especialistas inicia às 18h até 21h. A procura por pediatra é alta, apesar de haver médicos nos bairros Boa união e das Indústrias, o Posto Central de Saúde mobiliza maior parte dos pacientes. Doze crianças são atendidas por noite.

Maristela explica que com a chegada do inverno a demanda pelo plantão noturno cresceu. “Com as temperaturas baixas surgem infecções respiratórias”. Bronquites, amigdalites e sinusites e doenças do trato respiratório superior são constantes na estação.

Célia dos Santos, do Bairro dos Estados tem três filhas: um bebê de dois meses, uma filha de 5 anos e a mais velha, com 8 anos. É usuária dos serviços pediátricos e aprova o plantão noturno. “Após o horário de trabalho, é importante ter médicos à noite.”

Agendamento

Pela manhã o Posto Central abre às 6h e dois pediatras alternam-se no turno, zelando pela saúde de crianças de 0 a 12 anos. A coordenadora Maristela considera a importância de as mães, em procedimentos de rotina, levarem as crianças para serem consultadas durante o dia. “Em interpretações de exames e procedimentos de rotina, o atendimento da manhã deve ser preferencial e evita mães aguardarem demais pela sua vez durante a noite.” 

O Posto mantém uma linha telefônica especial para os agendamentos, feitos a partir das 7h. O número é 3981-1115.

Números do Posto
- A assistência a crianças de 0 a 12 anos é feita por cinco pediatras
- Doze crianças são atendidas a cada dia no plantão pediátrico, entre 18h e 21h

Matéria e fotos: Andreia Rabaioli

Nenhum comentário: