Prefeitura de Estrela - Cuidado com lanche e almoço fortalece a merenda dos alunos


Cuidado com lanche e almoço fortalece a merenda de Estrela
Dos 4 meses até 14 anos a prefeitura consegue alimentar alunos com cardápio nutritivo 

Cardápio balanceado, vigilância com a temperatura da carne e produtos locais são os segredos da merenda de qualidade que tem nutrido alunos das escolas de Estrela. A nutricionista da Secretaria da Educação, Maína Hemann Strack está por trás de todo o processo feito na Cozinha Central que fica na área da Escola Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes. Da questão higiênico-sanitária até a mesa dos baixinhos, a merenda passa por quatro etapas: adquirir produtos de qualidade e locais para valorizar produtores; estudo dos nutrientes do cardápio; vigilância na execução da merenda e incentivo a hábitos de consumo certo. Afinal, criança tem de gostar de vegetais e verduras.

A cozinha central é grande e possui uma padaria. Os pães são feitos ali com a dedicação das cozinheiras que usam toucas e uniforme branco. Há uma câmara fria onde a carne é guardada. “Recebemos a carne antes do preparo e medimos sua temperatura”, enfatiza Maína. No cardápio consta: feijão, arroz, carne e salada, prato que contém as qualidades nutricionais para quem está em idade escolar. Para as creches o menu é diferenciado. A prefeitura consegue alimentar assim desde os bebês da escola de educação infantil até a 8ª série.

A horta escolar em Linha Delfina produz para as dez escolas infanris e seis escolas no turno inverso que estão no Programa Mais Educação. “Nós utilizamos as verduras da horta para saladas.” Dos produtores da cidade, são adquiridos leite, queijos, carnes e também melado e geleia. Tal zelo resulta em qualidade nutricional. Os alunos são medidos e pesados uma vez ao ano. ‘Nossas crianças estão bem alimentadas porque monitoramos o peso. “Em 2013, não tivemos nenhuma criança entre 2 e 5 anos abaixo do peso”, ressalta a nutricionista. O cuidado em oferecer frutas e verduras e misturar legumes aos lanches é uma tentativa de favorecer o peso adequado. Nem muito, nem pouco.

Oficina

Nas oficinas de alimentos feitas com crianças de 5 a 11 anos, a idéia é educar para comer bem. O projeto de oficinas é chamado “Alimentando a Saúde”. Três nutricionistas incentivam hábitos saudáveis. A idéia é desencorajar o uso do salgadinho. “É para incutir desde pequenos a dieta saudável. Nesta fase da vida é que desenvolvem autonomia alimentar, consumindo frutas e fazendo boas escolhas alimentares.”

O secretário de Educação Marcelo Mallmann complementa que o município possui preocupação com a merenda desde o início até o fim do processo. “Prezamos a compra dos produtos das nossas comunidades porque é local e conhecido. O processo de qualificação passa pelo trabalho da nutricionista que forma o cardápio, que é aprovado por um conselho.”

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: