Notícias Vale do Taquari - 25 de outubro de 2013


Um grande ato comemorativo vai marcar a passagem do dia 28 de outubro, data dedicada ao produtor de tabaco. O evento, que vai reunir autoridades, dirigentes de entidades e centenas de produtores, acontece no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, a partir das 09 horas, da próxima segunda-feira. Organizado pela Afubra, Farsul, Fetag e SindiTabaco, o encontro contempla depoimentos de produtores, palestra do chefe executivo da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), Antonio Abrunhosa, e apresentações do grupo Os Colonos e da dupla Osvaldir e Carlos Magrão. 

O presidente da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), Roberto Cervo, estará em Brasília nos dias 06 e 07 de novembro, para participar da assinatura do decreto de migração de emossoras de rádio do AM para o FM.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei, que visa reduzir de 25% para 17% gradativamente até 2022 o ICMS cobrado aos consumidores de energia elétrica residencial. A proposta da parlamentar prevê que a partir de 2015, a energia elétrica residencial passaria a ter a alíquota reduzida em 1% ao ano, até atingir 17% em 2022.

A Secretaria de Planejamento de Estrela lançou o edital para micro e pequenas empresas industriais interessadas em participar do programa de incentivo Berçário Industrial. Localizado no Bairro Boa União, o berçário possui salas de 100m2 onde as empresas poderão instalar-se pelo período de três anos, prorrogável por mais um, sem custos com aluguel. O credenciamento das empresas ocorrerá no dia 21 de novembro, às 09 horas, na sala de licitações da Prefeitura de Estrela.

A Univates oferece, nos dias 09, 23 e 30 de novembro, o curso de extensão em Dança na Escola. A atividade é voltada a professores de todas as áreas do conhecimento e demais interessados, e ocorre nos turnos manhã e tarde. Inscrições podem ser feitas até o dia 02 de novembro. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

O sonho de 20 meninas se transformará em realidade nesta sexta-feira, dia 25, no 2º Baile de Debutantes do CRAS – Debut Encantado, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no CTG Giuseppe Garibaldi. Familiares, padrinhos, madrinhas e convidados participarão do momento especial em que as adolescentes serão apresentadas à sociedade. O evento terá início às 21h.

O processo de reabertura do Centro Oftalmológico Regional passou por mais uma etapa nesta semana. A Secretaria da Saúde de Encantado recebeu o laudo do setor de Vigilância Sanitária da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, no qual consta que o estabelecimento encontra-se apto a exercer as atividades propostas, pois atende todas as exigências da Anvisa. Para agilizar o processo de reabertura do centro, a Administração Municipal assumiu a responsabilidade de fazer uma reforma emergencial, que contemplou o conserto do telhado, correção das infiltrações e pintura de várias salas, inclusive do Centro Cirúrgico. Para realizar as melhorias, o município investiu cerca de R$ 25 mil.

Hoje acontece na localidade da Barra do Coqueiro – Encantado, a inauguração da Agroindústria Ouro Branco, de derivados de leite, de propriedade de Maicon Fraporti e Suélen Toldo. A solenidade será realizada às 15 horas, com a presença do governador do estado Tarso Genro e do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan.

A Administração Municipal de Capitão comunica aos munícipes, que na segunda-feira, 28, não haverá expediente em todos os setores. O motivo se dá, pela passagem do dia do funcionário público. Os plantões da saúde e da água atendem normalmente.

O governador Tarso Genro esteve em Estrela ontem, onde visitou o Hospital Estrela e o Loteamento Marmitt fazendo a entrega de mil horas máquina para recuperação de estradas atingidas pelas enchentes.

Em função do feriadão, o Cartório Eleitoral de Lajeado estará aberto somente em dois dias na próxima semana. O atendimento ocorre na terça e quarta-feira, das 11 às 18 horas.

O município de Doutor Ricardo vai sediar neste sábado, dia 26, o 7º Encontro de Legislativos da região. O evento ocorre no Centro de Convivência Municipal Padre Giocondo Vaccaro (CRAS), localizado na Rua João Clemente Schusler (acesso à gruta), com início às 9 horas. O evento é promovido pela Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), com apoio da Câmara de Doutor Ricardo. 

Na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h15min, no auditório do Prédio 11, a Univates realiza o sexto encontro do ciclo de palestras “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates”, com o tema Religiões de Matriz Afro. Interessados podem inscrever-se pelo site www.unviates.br/eventos.

A Mostra Pedagógica 2013 do Colégio Madre Bárbara, ocorre hoje, a partir das 19 horas. O tema do evento é: "Jovem: Época de Mudança ou Mudança de Época". A programação contará com a presença do vice-governador Beto Grill. 

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) realiza na próxima segunda-feira, dia 28, Assembleia Geral Ordinária. A reunião ocorre no Auditório Brasil, junto ao Centro Administrativo de Encantado. Na pauta a alteração do estatuto da entidade, a contribuição da mensalidade 2014 e assuntos gerais. A assembleia tem a primeira convocação marcada para as 18h30min e, a segunda, para as 19h.

A Administração Municipal de Encantado decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, dia 28, em virtude do Dia do Funcionário Público. A determinação não se aplica às Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e ao transporte escolar. 

A 3ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) realiza hoje, às 14 horas, a solenidade de entrega oficial das obras de reforma da Escola Estadual Farrapos, de Encantado. O ato deve contar com a presença do governador Tarso Genro.

No próximo domingo, dia 27, acontece no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro, em Teutônia, a segunda edição do “Brincando no Poli”. As atividades alusivas ao Dia da Criança, ocorrem a partir das 13 horas. A promoção é da administração municipal de Teutônia.

A Secretaria da Agricultura de Bom Retiro do Sul irá realizar o plantio de mil mudas de árvores nativas nas margens do Rio Taquari. A ação, que acontece neste sábado, dia 26, faz parte do Projeto Corredor Ecológico.

A Prefeitura de Travesseiro encerra hoje o período de inscrições para o concurso público. Há vagas para os cargos de Auxiliar Administrativo, Agente de Saúde, Técnico em Enfermagem, Médico, Nutricionista e Engenheiro Civil. A prova será realizada dia 30 de novembro.

Hoje, às 18 horas, acontece a 2ª Pernada Vilanovense. O evento ocorre no Parque Municipal de Fazenda Vilanova.

Neste sábado, dia 26, acontecem o Passeio e a Volta Ciclística de Santa Clara do Sul. O início do passeio ciclístico, com saída do Clube Centro de Reservistas, será às 15 horas. Já a 1ª Volta Ciclística está marcada para às 16 horas, na Avenida Emancipação.

Neste sábado, dia 26, às 10 horas, acontece o pedágio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Doutor Ricardo.A atividade ocorre defronte a prefeitura. 

A UAME (União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela) recebe até o dia 31 de outubro, as inscrições das candidatas para o concurso Garota Uame 2014/15. O evento será realizado no dia 23 de novembro, na sede da AMBI, no Bairro das Indústrias. As inscrições podem ser feitas no Salão Elegance ou com o presidente da entidade Aloisio Mallmann. Cada bairro pode inscrever duas candidatas.

O Grupo de Teatro da Univates apresenta-se no domingo, dia 27, às 20 horas, no Teatro do SESC, em Lajeado, a peça teatral “O Natal da Família Strawinski”. A encenação conta a história dos Strawinski, uma família que habita um país que está em guerra.

Em Cruzeiro do Sul no dia 08 de novembro acontece o concurso para escolha das Soberanas da ExpoCruzeiro 2014 e Festa do Aipim. O evento inicia às 22 horas, no Ginásio Municipal de Esportes.

Nenhum comentário: