Manchete: Secretário de Planejamento fala na tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela


Manchete: Secretário de Planejamento fala na tribuna da Câmara

O Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Marco Aurélio Wermann, atendendo convite do vereador Gerson Adriano da Silva (PT), ocupou a Tribuna Livre na sessão desta segunda-feira (21) da Câmara de Vereadores de Estrela. Wermann é vereador licenciado, e Silva é seu suplente.

Wermann iniciou sua apresentação relatando as ações adotadas por sua pasta ao longo dos primeiros nove meses. Em destaque o projeto encaminhado junto ao governo federal, através do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento) para asfaltar a Rua João Fell, que servirá de rota alternativa entre a BR 386 e a RS 453, a Rota do Sol. Este projeto também vai desafogar o trânsito no trevo de acesso ao Bairro Boa União.

O secretário também apresentou os projetos em relação ao entroncamento rodo-hidro-ferroviário, o complexo do Porto de Estrela, tanto para o escoamento da produção do Vale do Taquari quanto de outras regiões. Também explanou sobre os investimentos previstos para o aeródromo.

Segurança

Marco Wermann apresentou as ações de sua pasta quanto a regularização dos estabelecimentos quanto aos PPCI’s (Plano de prevenção e Combate a Incêndios). “Depois da Boate Kiss o municipio intensificou as vistorias, mas sempre com o intuito de trabalhar junto com as comunidades, não simplesmente fechando estes locais e multando, buscamos a solução pois o mais importante são as vidas dos cidadãos” relatou.

Eventos

Dentro de sua apresentação, Wermann explicou aos vereadores sobre a importância de fomentar eventos como a Multifeira, que já é considerado um evento de sucesso e precisa de um novo lugar para acontecer. “Estamos estudando possibilidades de criar um parque de eventos municipais que comporte atrações do porte da MultiFeira” conta.

Também falou sobre promoções em parceria com a Cacis, como o Arrasa Estrela, que visa engrandecer o comércio e fortalecer a economia da cidade.

Crescimento

O secretário de planejamento apresentou dados sobre a abertura de novas empresas. “De janeiro até setembro deste ano foram 150 novas empresas que iniciaram suas atividades” revelou, e afirmou que um estudo está em andamento para alterar a Lei Municipal que rege os incentivos. “a atual legislação é focada nas empresas grandes e que venham de fora do município, precisamos mudar isso” destaca.

Regularização Fundiária

O vereador José Alves perguntou sobre a regularização dos terrenos no bairro Moinhos e os lotes 3, 4 e 5.

O secretário afirmou que a situação é um pouco complicada porque nestes bairros há áreas que são públicas e privadas, e isso atrasa um pouco a regularização. “Mas a nossa intenção é sim concluir a regulamentação fundiária” afirma.

Rodovias

O vereador Ernani parabenizou o secretário pelo trabalho e pediu que haja uma união de forças de legislativo e executivo em prol dos concertos nas vias administradas pela EGR, em especial no bairro Boa União.

O secretário destacou que está em tratativas para trazer a EGR até Estrela e apresentar os problemas. “Em especial o trecho do bairro Boa União” conta.

Nenhum comentário: