Notícias Vale do Taquari - 18 de outubro de 2013


O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pigirs) coordenado pelo G8 - grupo de municípios emancipados de Lajeado - foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente. Assim, fica autorizada a apresentação do projeto em audiências públicas nas cidades envolvidas. Em Santa Clara do Sul, a reunião com a comunidade será na próxima terça-feira, dia 22, no auditório do Centro Administrativo, a partir das 10h30min.

A maior campanha natalina da região será lançada na próxima quinta-feira, dia 24. Em evento no Centro Comunitário Evangélico, a CDL Lajeado apresentará as atrações e as novidades do Lajeado Brilha 2013. Aprogramação, que se inicia às 20 horas, terá palestra com o músico Thedy Corrêa, da Banda Nenhum de Nós, sobre o tema “Veja seu trabalho de forma diferente”.

O Rio Grande do Sul escolheu esta semana no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, as 30 finalistas que vão concorrer ao título de mulher mais bela do Estado. Ao todo, 56 candidatas buscavam uma das 30 vagas para a grande final do Miss Rio Grande do Sul 2014. A encantadense Daniele Schmitt Souza, de 24 anos, acadêmica de fisioterapia, representa o município no concurso. A grande final ocorre no dia 30 de novembro, em Passo Fundo.

Cancelados em função do mau tempo, o passeio e a volta ciclística de Santa Clara do Sul que estavam programados para o Dia da Criança foram transferidos para 26 de outubro. O início do passeio ciclístico, com saída do Clube Centro de Reservistas, será às 15 horas. Já a 1ª Volta Ciclística está marcada para às 16 horas, na Avenida Emancipação.

Dentro da programação da Semana da Criança, organizada pela Secretaria de Educação e Cultura de Encantado, será realizada neste sábado, dia 19, a Ciranda na Praça, a partir das 14 horas, na Praça da Bandeira. Diversas atrações estão sendo programadas para as crianças de todo município – teatro, música, brinquedos infláveis, recreação e pintura facial.

O prefeito de Arvorezinha, Luiz Paulo Fontana, esteve em Brasília, onde buscou a liberação de emendas parlamentares. O chefe do executivo comemorou as conquistas, entre elas, a liberação de recursos para a construção de ginásios em comunidades do interior e para segunda etapa da obra do ginásio do bairro Nossa Senhora das Graças.

A implementação da Unidade de Pronto Atendimento de Lajeado, seu funcionamento e financiamento são assuntos que serão discutidos na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari que será realizada amanhã, em Roca Sales. A reunião está marcada para as 17h30min, na Sociedade Recreativa e Cultural Roca Salense.

Na próxima segunda-feira, 21, às 13h30min, no auditório da Prefeitura de Boqueirão do Leão tem a apresentação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Teutônia recebe até segunda-feira, dia 21, as inscrições das candidatas à Rainha do município. O evento para escolha das soberanas, ocorre no dia 29 de novembro.

Os munícipes de Canudos do Vale já podem participar da Campanha Canudos do Vale Valorizado, que tem por objetivo incrementar as vendas do comércio local. Troca de documentos fiscais por cautelas deve ser feita na Secretaria de Agricultura. Cinco prêmios serão sorteados.

Três cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, estão com inscrições abertas em Cruzeiro do Sul. As vagas são para as áreas de cuidador de idosos, auxiliar administrativo e operador de computador. As aulas iniciam em novembro.

A Secretaria de Saúde de Progresso realiza neste sábado, a partir das 7h30min, um evento alusivo ao Outubro Rosa. Haverá palestra com profissionais do Centro Tecnológico Avançado, do Hospital Bruno Born de Lajeado, além da coleta e encaminhamento de exames.

A gastronomia com utilização de erva-mate será uma das atrações da 6ª Turismate, que ocorre de 14 a 17 de novembro, em Ilópolis. Para evidenciar os pratos, a comissão organizadora do evento está preparando uma cozinha especial. No local, os visitantes poderão conhecer o preparo de diversas receitas por meio de oficinas de culinária.

Cerca de 70 freis franciscanos de todo estado discutem, em Imigrante, os novos planos de evangelização na região. O encontro que teve início no dia 13 aborda a conduta dos franciscanos e novos rumos da formação para o ministério.

Um grupo de 15 estudantes do ensino médio do município de Sério formou o Grupo de Teatro Ululantes. A apresentação da primeira peça já tem data marcada: dia 29 de novembro, no Salão Paroquial de Sério.

Os municípios de Roca Sales, Encantado e Muçum realizam dia 26 o IV Mutirão de Limpeza do Rio Taquari. Interessados em participar da atividade devem inscrever-se nos escritórios da Emater dos municípios participantes. A inscrição é gratuita.

A Prefeitura de Estrela deu início aos trabalhos de produção da decoração para o Natal 2013. O trabalho é realizado todas as tardes na sede da antiga Polar e conta com a colaboração de voluntários.

A abertura da 9ª Oktober Freund Fest ocorre hoje, às 20h45min, na Comunidade Evangélica de Roca Sales. A programação segue até domingo. O evento é promovido pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana e administração municipal de Roca Sales.

O acordo entre Executivo de Lajeado, Ministério Público e a tribo caingangue teve avanços. Na reunião, convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, ficou estabelecido que a área ao lado da Feira do Produtor irá receber um quiosque para a venda de artesanato tradicional indígena.

Em Estrela a cada R$ 100 em compras ou cinco notas ou cupons fiscais o consumidor poderá trocar por uma cautela nas lojas conveniadas, na Secretaria da Agricultura ou na Casa do Papai-Noel localizada na Praça Menna Barreto. Também são válidos guias de recolhimento de impostos municipais e talão do produtor rural. Os sorteios da campanha “Estrela Premiada” ocorrem nos dias 06 e 27 de dezembro.

Terá início na próxima segunda-feira, a primeira edição das Olimpíadas Escolares, promovida pelas secretarias municipais de Educação e Cultura e da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado. Os jogos de futsal serão realizados nos dias 21, 23, 24 e 25 de outubro, no ginásio do Parque Municipal João Batista Marchese, a partir das 8h. As provas de atletismo ocorrem dia 1º de novembro, no Parque Multiesportivo.

Nesta semana as 20 meninas que irão participar do 2º Baile de Debutantes do CRAS de Encantado, realizaram uma série de atividades, entre elas, palestras, dicas sobre automaquiagem, passeio turístico pelo Roteiro Encantado e ontem a noite participaram de um jantar de confraternização na Pizzaria Piatello. Familiares e convidados serão recepcionados no dia 22, no Auditório Brasil do Centro Administrativo para um coquetel. Na ocasião serão sorteados os padrinhos de cada menina. O grande dia do desfile será na próxima sexta-feira, dia 25, às 21 horas, no CTG Giuseppe Garibaldi.

O Coral Juvenil do Colégio Teutônia participou do 13º Encontro Nacional de Corais da Rede Sinodal de Educação (Encorse). O evento ocorreu no Teatro Feevale, com a organização do Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo. Ao todo, 12 escolas participaram do encontro, totalizando mais de 300 jovens cantores.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizaram esta semana uma reunião com os representantes dos times já inscritos para a Taça Futsal ACI-E de Integração. Na ocasião foi definido o regulamento do certame. As inscrições de times podem ser feitas até segunda-feira, dia 21, no Departamento de Esportes da secretaria, no Centro Administrativo. O certame terá início dia 25 de outubro, às 19h30min, no Ginásio do Parque João Batista Marchese.

O governador Tarso Genro assinou decreto de emergência para a recuperação de um trecho de rodovia na região do Vale do Taquari, em São Valentim do Sul - Entroncamento ERS-129 (Dois Lajeados). As obras devem iniciar em no máximo dois meses, com prazo de entrega para seis meses após a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado.

Integrantes da Associação Municipal de Produtores de Frutas de Putinga se reuniram para conhecer uma proposta de parceria apresentada pela Cooperativa de Fruticultores do Alto Taquari, de Arvorezinha. A Cooperativa pretende comprar a produção de frutas dos agricultores de Putinga.

Ontem na Prefeitura de Estrela, ocorreu a cerimônia de posse do Conselho Municipal do Idoso. O Conselho é formado por oito membros titulares e oito suplentes, sendo 50% de órgãos ou entidades públicas e os demais de entidades assistenciais ou instituições não-governamentais.

Prestes a comemorar 84 anos de fundação, a Escola Estadual Farrapos de Encantado recebe melhorias em sua infraestrutura. Os recursos são oriundos do pacote de obras emergenciais custeadas pelo governo estadual. O próximo passo é pela construção do sonhado ginásio poliesportivo, orçado em aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A Escola de Varejo da CDL Lajeado promove o curso Vitrinismo. A capacitação se realiza nos dias 05, 06 e 07 de novembro, e, será ministrada pelo vitrinista Antônio Haesbaert. As aulas vão ocorrer na sede da CDL Lajeado, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

Encerram hoje as inscrições para contratação temporária para o cargo de Engenheiro, a fim de atuar na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela. Interessados deverão comparecer na secretaria para efetuarem a inscrição.

Neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de outubro, das 9h às 18h, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia e revendas do município, realiza o 8º Feirão de Veículos Seminovos de Teutônia. O evento ocorre junto ao Centro Administrativo Municipal.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela realiza amanhã, às 10 horas, na Câmara de Vereadores, a formatura das turmas de Karate do projeto de Artes Marciais. Em parceria com a Associação de Karate Alto Taquari (ASKAT), mais de cem alunos participam de aulas semanais nas escolas Cônego Hugo Wolkmer, Nicolau Müssnich, Colégio Santo Antônio e no Projeto Social CEMAI no Bairro Oriental.

A diretoria da Associação dos Universitários de Santa Clara do Sul marcou reunião com os estudantes para este sábado, dia 19, no ginásio municipal de esportes, a partir das 13h30min. Na oportunidade, será feito o repasse da segunda parcela do auxílio-transporte deste ano àqueles que comparecerem no encontro munidos do atestado comprovando matrícula. O valor de 10 mil reais será rateado entre os associados conforme o número de créditos cursados e apenas poderá ser usado para auxílio no transporte coletivo.

Os professores alfabetizadores dos municípios de Marques de Souza, Forquetinha e Progresso participam neste sábado, dia 19, do Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O seminário será realizado no auditório do Parque de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha. A programação se inicia às 8h30min e se desenvolve até a parte da tarde.

A segunda edição da Caminhada e Corrida da Polícia Civil está marcada para domingo, dia 20 de outubro, com saída às 9h30min, em frente ao Complexo Esportivo do Centro Universitário Univates.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum realiza, neste mês, uma série de atividades para celebrar o Outubro Rosa. Para este sábado, dia 19, está programado o Pedágio da Solidariedade e para o dia 22, às 19 horas, palestra na Sociedade José Garibaldi com a mastologista e ginecologista Débora Bolsi de Vasconcelos.

Estão abertas as inscrições para o 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari, organizado pela Univates. O evento ocorrerá no período de 21 a 26 de outubro. A atividade busca proporcionar espaços multidisciplinares de troca de experiências, por meio de palestras, oficinas e minicursos, em um ambiente de discussão que procura fortalecer o desenvolvimento social e cultural dos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Neste sábado, dia 19, acontece no Parque Pôr do Sol em Bom Retiro do Sul, a Festa Jovem. A promoção é da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e do Clube do Bolinha. A programação inicia às 14 horas. Entre as atrações competições esportivas, apresentações artísticas e shows.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT) e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Lajeado firmaram parceria para realização do Festival de Bandas, em benefício da AAPECAN. O festival está em sua terceira edição e, será realizado mais uma vez em Fazenda Vilanova, com apoio da prefeitura local. O evento acontece amanhã, às 15 horas, com diversas atrações musicais e desfile de moda, no CTG Pousada dos Tropeiros. O valor do ingresso será de R$ 10,00. A AAPECAN, atualmente conta com mais de 470 pessoas cadastradas.

Nenhum comentário: