Informativo Independente Vale do Taquari - 28 de maio de 2013


Notícias Vale do Taquari - 28 de maio de 2013

A Secretaria de Educação de Santa Clara do Sul realiza hoje, às 20 horas, na Câmara de Vereadores, o lançamento do projeto de incentivo à leitura. Ao longo do ano serão programadas palestras e debates com a presença de escritores, jornalistas e colunistas de toda a região.

Foi suspensa a audiência da comitiva de Capitão que estava prevista para hoje na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística para tratar da pavimentação da estrada de Linha São Jacó. No mesmo horário ocorre a reunião com tentativa de conciliação entre o Estado e a empresa Better, que é responsável pelo asfaltamento da estrada entre Capitão e Arroio do Meio. Existe a possibilidade da empresa abrir mão de realizar a obra em favor da segunda colocada, a Construtora Giovanella.

Confirmada para o dia 13 de junho a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Estrela, em preparação para as Conferências Estadual e Nacional. Neste dia a comunidade estrelense pode debater propostas de modelo para desenvolvimento urbano, social, econômico e ambiental. A conferência aberta ao público ocorre a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores.

A Secretaria de Saúde de Doutor Ricardo realizou ontem atividades de prevenção ao câncer bucal. Foram encaminhados exames além de repassadas às pessoas informações sobre a doença.

Assumiu ontem a chefia do poder executivo de Teutônia, o vice-prefeito Evandro Biondo, substituindo ao prefeito Renato Altmann, que saiu de férias por um período de 15 dias. 

Com os incentivos criados, cerca de 63% dos contribuintes de Cruzeiro do Sul, já quitaram o valor do IPTU 2013. A previsão é de arrecadar com o tributo 795 mil reais, sendo que deste montante, mais de 500 mil já estão no caixa da prefeitura. 

Os 145 alunos das escolas municipais Dom Pedro I, Sagrada Família e Perpétuo Socorro – de Roca Sales, participam do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, com o objetivo contribuir para a formação integral dos jovens da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia recebe até sexta-feira, dia 31, as inscrições do produtores interessados em participar do programa de Formação de Pomares.

No último sábado foi realizado em Muçum, o concurso de escolha das soberanas do município para os próximos dois anos. Concorreram 10 jovens, sendo escolhida Rainha Amanda Brustolin Pezzi. As princesas eleitas foram Letícia Baggio Conti e Ana Caroline Novais. 

A Prefeitura de Arvorezinha abriu processo licitatório para construção da segunda etapa do Ginásio Esportivo em Linha Segredo. A reunião para abertura de propostas está marcada para às 09 horas, do dia 12 de junho, na Prefeitura de Arvorezinha.

A Prefeitura de Marques de Souza recebeu na semana passada uma motoniveladora e nos próximos dias receberá uma retroescavadeira. As máquinas estão sendo repassadas pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Os equipamentos serão utilizados para recuperação e manutenção de estradas rurais. 

Acontece hoje na Câmara dos Deputados a votação do projeto de lei complementar que disciplina a criação de novos municípios. Caso seja aprovado o projeto os estados voltam a ter autonomia para decidir sobre fusão, anexação e criação de municípios. 

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação trabalha na preparação da Conferência Nacional de Educação que ocorre em fevereiro de 2014. Até lá devem ser realizadas conferências municipais, regionais e estaduais com participação popular. Nos dias 06 e 07 de junho ocorrem os encontros nos polos de Estrela e Arroio do Meio. No dia 14, na cidade de Encantado. No polo Lajeado os encontros estão marcados para os dias 17 e 18 de junho. Os polos de Teutônia e Taquari ainda não agendaram suas conferências.

O presidente do Grêmio, Fábio Koff, será homenageado, no próximo domingo, dia 02 de junho, como Cidadão Benemérito da cidade de Santa Tereza, onde nasceu. A cerimônia irá ocorrer durante a Festa de Santo Antônio. O município que se localiza na Serra, só existe como tal desde 1992, quando emancipou-se de Bento Gonçalves, e tem no presidente do Grêmio o seu cidadão mais ilustre.

A ex-senadora Marina Silva recebeu apoio moral do governador Tarso Genro, nesta segunda-feira, para a criação da Rede Sustentabilidade. O novo partido precisa de 500 mil assinaturas para que possa ser oficializado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Tarsosalientou que não vê o partido novo como um concorrente.

No último final de semana foi realizado em Teutônia o 8º Encontro Nacional de Veículos Antigos. O museu sobre rodas, formado por cerca de 500 relíquias do milênio passado, atraiu público superior a 15 mil pessoas ao Centro Administrativo Municipal. O evento também marcou as comemorações pelos 32 anos de Teutônia.

A Secretaria de Saúde de Travesseiro alterou o turno dos encontros de Renovação de Receitas Médicas nas comunidades. Nesta quarta-feira, dia 29, às 14 horas, a reunião ocorre no salão do Juventude, na Sede.

O prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual, relativa ao ano-calendário 2012, termina no próximo dia 31 de maio. O preenchimento e o envio das informações podem ser feitos por meio da internet, no site da Receita Federal.

Na cidade de Encantado o primeiro sorteio da campanha Sua Nota Vale Prêmios será realizado nesta quarta-feira, dia 29, às 11 horas, no Centro Administrativo. O prêmio será um vale-compras no valor de R$ 1 mil. Os consumidores podem trocar suas notas fiscais de compras, efetuadas no comércio local, por cautelas da campanha e concorrer aos prêmios. A iniciativa é da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, e tem o objetivo de incrementar a arrecadação de impostos e premiar os consumidores que solicitam nota fiscal.

O município de Encantado realiza hoje, às 14 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, a etapa local da 5ª Conferência Nacional das Cidades – Quem Muda as Cidades somos nós. Reforma Urbana Já. A comissão organizadora da conferência é formada por representantes do Poder Público municipal e sociedade civil, através das secretarias municipais do Planejamento, de Assistência Social e da Administração.

Nenhum comentário: