Informativo Independente Vale do Taquari - 14 de maio de 2013


Notícias Vale do Taquari - 14 de maio de 2013

Cerca de 400 atletas participaram no último final de semana do GP Lajeado de Atletismo, evento realizado no Colégio Evangélico Alberto Torres. Organizado pela Associação de Atletismo dos Vales e com promoção da Prefeitura de Lajeado, o evento recebeu competidores de diversas cidades do estado e de Santa Catarina. As provas envolveram crianças e jovens entre oito e 17 anos.

No próximo domingo, dia 19, acontece a 18º Passeios na Colônia, no município de Coqueiro Baixo. A edição deste ano contempla um trajeto de seis quilômetros, e que possibilita aos participantes contemplar belezas naturais, arquitetura dos primeiros imigrantes italianos, além da gastronomia do município. A atividade tem início às 10h, com saída da localidade de Linha Pedras Brancas, seguindo até o Arroio da Laje, com pausa para almoço e apresentação do Coral do Município. O retorno está previsto para as 15h.

Teve início no dia de ontem, em Lajeado, a Semana de Saúde Mental, alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é comemorado dia 18/05. Nesta segunda-feira, foi realizada uma caminhada de conscientização, promovida pelos beneficiários e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial, o CAPS.

Dentro do projeto “3 Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar", que trabalha e orienta a destinação correta dos resíduos sólidos domésticos, a Secretaria de Educação de Marques de Souza deu início a campanha para dar destino correto ao óleo saturado. Cada escola deverá providenciar uma caixa de madeira, onde os alunos poderão fazer o depósito. Para cada 10 litros de óleo, a escola recebe em troca 01 litro de detergente.

Visando regular dos imóveis, para obtenção do Habite-se, a Administração de Encantado criou uma lei para que os proprietários possam ficar em dia com o documento. O prazo para protocolar a solicitação de regularização é até 24 de abril de 2015. Entretanto, proprietários de empresas que ocupam prédios em situação de irregularidade ou sem Habite-se têm até 120 dias para colocar em dia o documento, sob pena de ter o estabelecimento interditado e o Alvará de funcionamento cassado.

O Codevat e a Coordenação Regional do programa Participação Popular e Cidadã, promovem audiência pública no dia 23 de maio, a partir das 17 horas. O evento ocorre no auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado. Na oportunidade serão definidos os critérios do processo da consulta popular deste ano.

Em Paverama a administração municipal realiza audiência pública na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, às 19 horas, no Centro Comunitário Evangélico. No encontro vão ser apresentados os resultados e ações dos quatro primeiros meses de governo.

A adesão do município ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está proporcionando aos encantadenses mais um curso profissionalizante gratuito. Através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o sistema Fecomércio RS/Senac, serão oferecidas a partir do dia 6 de junho 35 vagas para o curso Cuidador de Idoso. As aulas serão realizadas nas quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. A carga horária é de 180 horas e término previsto para o dia 14 de novembro.

O município de Progresso realiza no dia 29/06, a 10ª edição da Notte Italiana. O evento, realizado no ginásio da Escola São Francisco, visa angariar recursos para o Hospital Santa Isabel e resgatar a cultura dos imigrantes italianos. A programação tem início às 18h, com a degustação de aperitivos e às 20h, jantar italiano. Os cartões, comercializados a R$ 60,00 podem ser adquiridos com os organizadores. Maiores informações pelo fone 3788-1020.

O município de Sério iniciou a cobrança do IPTU para os contribuintes que optarem quitar o imposto em parcelas. De acordo com a secretaria municipal da Fazendo do município, a primeira parcela vence em maio.

O setor de tributos e arrecadação de Vespasiano Corrêa informa aos contribuintes que estão sendo entregues os carnês do IPTU/2013.

O Hospital Ouro Branco de Teutônia realiza na próxima quinta-feira, dia 16, o Seminário Saúde Mental em Debate. A programação inicia às 13 horas e 30 minutos, e acontece no auditório do Sindicato dos Calçadistas, no bairro Canabarro. Entre os palestrantes estão o Promotor de Justiça, Jair João Franz; o delegado de Polícia Civil, Mauro Barcellos Mallmann; o médico Pediatra, Luís Alberto Matiello; e, as psicólogas Letícia Xavier e Janaína Zimmer.

Sábado foi realizada mais uma edição do projeto “Viva o Taquari Vivo”, atividade da Unidade de Parceiros Voluntários de Estrela e Lajeado em parceria com diversas outras organizações, para limpeza das margens do Rio Taquari. Quatrocentas pessoas participaram da ação, recolhendo 1,9 toneladas de lixo.

A Unidade Sanitária de Muçum iniciou hoje a vacinação da gripe para a população que não está enquadrada nos grupos prioritários. A vacinação será realizada durante o horário de expediente da Unidade, por ordem de chegada, até terminar o estoque.

A Associação Cruzeirense de Estudantes Universitários vai receber um auxílio de 25 mil reais da administração municipal, para cobrir os custos com transporte dos estudantes associados a entidade.

Em Fazenda Vilanova a justiça eleitoral iniciou nesta segunda-feira o trabalho de implantação do sistema de biometria, com o recadastramento de todos os eleitores.

Doutor Ricardo está entre os mais de 170 municípios gaúchos que vão realizar o recadastramento biométrico, com o objetivo de revisar os dados e coletar foto e impressão digital dos eleitores para garantir um voto mais seguro. Para realização do recadastramento, o eleitor deve agendar horário pelo fone 3612-2008, ou diretamente na prefeitura municipal de Doutor Ricardo. O eleitor deve levar documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Nenhum comentário: