Notícias Vale do Taquari - 18 de abril de 2013


Notícias Vale do Taquari - 18 de abril de 2013


A partir deste mês, serão oferecidas atividades especiais na piscina do Complexo Esportivo da Univates. A programação terá início com as Hidro Lutas, programadas para sábado, dia 20, às 9h15min. As atividades são gratuitas e voltadas a alunos já matriculados nas aulas de hidroginástica ou natação do Complexo, com idade a partir de 12 anos. As aulas de Hidro Lutas são baseadas em movimentos de artes marciais e lutas como o boxe, capoeira e muay thai e contam com movimentos aeróbicos dinâmicos e de alta intensidade. Maiores informações podem ser obtidas na própria universidade.

A Secretaria de Saúde de Canudos do Vale realiza nesta sexta-feira, dia 19, mais uma Feira de Saúde. Entre as atrações, as oficinas de preparação de chás e pomadas caseiras.
       
As bibliotecas municipais de Coqueiro Baixo, Paverama e Poço das Antas foram contempladas no programa de “Modernização de Bibliotecas” da Secretaria de Estado da Cultura. Cada município receberá R$ 20 mil para compra de acervo, mobiliário e equipamento de informática. Os municípios classificados têm 30 dias para entregar os documentos para a assinatura do convênio com a secretaria.

Atendendo a pedidos de estudantes que ainda não conseguiram se inscrever, a Administração Municipal de Encantado, através da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, prorrogou o prazo de cadastramento no Programa Auxílio Transporte Universitário 2013, que se encerraria nesta sexta-feira, dia 19. Agora os estudantes têm até o dia 26 de abril para efetuar o cadastro.

Inicia neste sábado, dia 20, o Curso de Apoio e Orientação a Gestantes, promovido pelo Hospital Ouro Branco, de Teutônia. A formação terá por local o auditório do Baviera Park Hotel, junto ao Centro Administrativo Municipal, das 8h às 11h30min. Serão três sábados, com os demais encontros nos dias 27 de abril e 04 de maio.

A Prefeitura de Colinas encerra amanhã, dia 19, as inscrições do Concurso Público para cargos de cirurgião dentista, engenheiro civil, enfermeiro e médico. A prova será realizada dia 27 de abril, a partir das 8h30min, na Escola Municipal Ipiranga. Mais informações podem ser obtidas no site www.schnorr.com.br.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado adquiriu 650 novos livros. Parte das obras será distribuída entre as seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental e o restante vai integrar o projeto Viajando com a Leitura, que consiste em nove malas com cerca de 40 livros cada e cumpre uma agenda itinerante entre as nove Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Em Capitão, os agricultores podem realizar até o final do mês, o pagamento da safra de milho 2012/2013. A quitação pode ser efetuada na Secretaria da Agricultura.


A trajetória do árbitro de futebol Leandro Vuaden é tema da primeira edição de 2013 do programa Nossos Cases, Nossas Histórias da CDL Lajeado.  Em formato reunião-almoço, a atividade vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 19, às 12 horas, na sede da entidade lojista, em Lajeado. Vuaden compartilhará com os presentes sua caminhada até se tornar um árbitro da Fifa As inscrições para o evento podem ser feitas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

A partir das 15 horas de sábado, dia 20, na Praça da Bandeira de Encantado, um grupo de estudantes universitários promove uma ação voluntária em prol da Associação Encantadense de Defesa dos Animais (AEDA), com venda de camisetas, adesivos e exposição de animais para adoção.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), com sede em Lajeado, trabalha nos preparativos do seu maior evento de capacitação. O Seminário de Contabilidade do Vale do Taquari vai ocorrer no dia 19 de setembro e já tem o primeiro palestrante definido, trata-se do consultor empresarial Christian Tudesco que apresentará no evento a palestra “Desafios Multiconectados: o mercado mudou, os clientes mudaram e nós...”.

Atendendo a pedidos de estudantes que ainda não conseguiram se inscrever, a administração municipal de Encantado, através da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, prorrogou o prazo de cadastramento no Programa Auxílio Transporte Universitário 2013, que se encerraria nesta sexta-feira, dia 19. Agora os estudantes têm até o dia 26 de abril para efetuar o cadastro.

A Secretaria de Saúde de Travesseiro iniciou a vacinação contra a gripe. Hoje a equipe de enfermagem estará em Cairu a partir das 15 horas. No sábado, o posto de saúde estará aberto para vacinação contra gripe das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A vacina também está a disposição no posto de saúde da sede todos os dias e nas quintas de manhã no posto de saúde de Três Saltos Baixo.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) de Estrela lançou edital de abertura do processo de escolha de novos conselheiros. Ao todo, cinco vagas estão abertas e as inscrições ocorrem de 15 de abril até o dia 03 de maio de 2013. Os cinco conselheiros eleitos tomam posse no dia 1º de julho de 2013, com mandato previsto até o dia 09 de janeiro de 2016.

A 3a Coordenadoria Regional de Educação realiza na próxima terça-feira, dia 23, mais uma etapa do curso de formação de gestores, com o objetivo de oportunizar orientações às equipes diretivas dos educandários. O evento ocorre no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, em Estrela, iniciando às 08 horas e 30 minutos. A temática do dia é “Planejamento Participativo”, apresentada pelo professor/Doutor Danilo Gandin.

O Museu de Ciências Naturais da Univates apresenta até o dia 24 de maio, a exposição itinerante e gratuita “Fauna e Flora na Tradição Gaúcha”, em parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Composta por banners e animais empalhados, a mostra exibe espécies da fauna e flora do Rio Grande do Sul que são destaques em canções e poemas gaúchos.





Em visita ao Hospital Santa Terezinha, de Encantado, o deputado Alexandre Postal (PMDB) recebeu do diretor-geral da instituição, Vagner dos Anjos, e do diretor clínico, Dr. Samir Kury Moesch, documento no qual foram destacados o momento do hospital e os projetos a serem colocados em prática para que sejam melhoradas as condições de atendimento. Postal afirmou que as solicitações são pertinentes e que, no menor prazo possível, agendará reunião com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, para apresentar as reivindicações.

Estão abertas as inscrições, até o dia 05 de maio, para mais uma edição do curso de Radialista da Univates. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/cursosdeextensao ou na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1.

Representantes do Governo do Estado e entidades e ligadas à juventude entregaram ao presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Juventude. A proposta, elaborada conjuntamente entre as representações, aguarda agora a aprovação por parte dos deputados. 

No dia 26 de abril, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação promove o primeiro de uma série de cinco encontros presenciais, totalizando 45 horas de formação, direcionado aos secretários e gestores das escolas públicas estaduais. O evento será realizado no auditório do Colégio Estadual Castelo Branco, em Lajeado, com início às 08 horas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela realizou no Bairro Moinhos, o mutirão do Cadastro Único, programa do Governo Federal que possibilita às famílias de baixa renda acessar os programas sociais como o Bolsa Família, tarifas sociais - descontos nas contas de água e luz - entre outros. Cerca de 25 famílias novas foram cadastradas.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ortdinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.
       
A senadora Ana Amélia Lemos (PP) defendeu a substituição do atual modelo orçamentário pelo orçamento impositivo, que consiste na obrigatoriedade de o governo executar a lei orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional. Atualmente, o orçamento é “autorizativo”, podendo o Executivo cumprir ou não a previsão aprovada pelo legislativo para gastos que não são obrigatórios, como os investimentos.

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado promove hoje, às 19 horas, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo,  a palestra gratuita “Conheça a carga tributária de sua empresa”. O público-alvo são micro e pequenos empresários que buscam informações sobre tributação para melhor planejar e desenvolver a gestão fiscal de seu negócio. A palestrante será Maria Cristina de Lima Frosi.
           
Tem sequência hoje no Weiand Turis Hotel em Lajeado, a reunião do Conselho Superior da Brigada Militar. O conselho formado por coronéis presta assessoramento ao Comando-Geral da Brigada Militar. Em debate nesta quinta-feira, o planejamento estratégico da corporação e a apresentação das ações que vêm sendo desenvolvidas em cada região.
       
Nesta quinta e sexta-feira, no Fórum de Estrela, serão ouvidas as testemunhas do processo de cassação de diploma movido pelo Ministério Público contra o prefeito de Colinas, Gilberto Keller, o vice-prefeito Marcelo Schröer e a vereadora Ana Cristina Köhler (PMDB). O processo também envolve a primeira dama Cristiane Keller. Trinta testemunhas estão relacionadas para serem ouvidas pela Justiça Eleitoral de Estrela. No dia 12 de abril, a justiça determinou ao município de Colinas exonerar a funcionária Marisa Scherer, chefe do Posto de Saúde, acusada de participar do desvio de recursos.
       
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo está aceitando encomendas de mudas de eucalipto, acácia, pinus e erva-mate.
       
O Ministério Público Estadual realiza hoje, às 14 horas, em Porto Alegre, uma reunião com prefeitos, gestores, promotores de eventos e representantes de órgãos de segurança pública. No encontro será apresentado o "Programa de ações compartilhadas de prevenção a sinistros".
       
A Prefeitura de Roca Sales recebe até o dia 26 de abril, as inscrições para o processo seletivo de agente comunitário de saúde. A prova ocorrerá dia 11 de maio, na Escola Municipal Dom Pedro I,  no Loteamento Sete de Setembro.
        
O Centro de Referência da Assistência Social de Ilópolis retomou as atividades de grupos recebendo orientações de profissionais em diversas áreas. São grupos de baixa renda, portadores de deficiência, de crianças de 0 a 6 anos, e outro grupo de crianças de 7 a 14 anos.

Em Capitão foi entregue ontem o primeiro lote de bonificações rurais para um grupo de 45 produtores. Os valores chegam até 5 mil reais, dependendo das vendas registradas no talão de produtor. 
       
Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições, devem apresentar justificativa até o dia 25 de abril. Caso não seja apresentada a justificativa o eleitor terá o título cancelado.
         
O Centro de Referência da Assistência Social de Encantado está oferecendo o curso "Culinária Saudável". A prioridade para participação são para as pessoas inscritas no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família.
       
O Clube Tiro e Caça de Encantado promove neste sábado e domingo, em sua sede no Bairro Lajeadinho, a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de “Tiro ao Prato”. Uma das atrações do evento também será a parte da gastronômica, com o tradicional "Porco a Paraguaia".  
        
A Secretaria da Agricultura de Encantado alerta os produtores rurais que retiraram sementes de milho pelo programa troca-troca, o valor devido deve ser pago até o dia 30 de abril. A falta de pagamento impedirá a participação do produtor rural nos demais programas e projetos desta Secretaria.
        
A Prefeitura de Ilópolis realiza tomada de preços para contratação de empresa que será a responsável pelo transporte do calcário. A habilitação das empresas interessadas pode ser feita até o dia 08 de maio. As propostas dos interessados serão abertas no dia 13 de maio, às 16 horas, na prefeitura.
         
O secretário da Agricultura de Capitão, Valmir Morscheiser, esteve participando do 21º Congresso Estadual dos Secretários da Agricultura, realizado em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Famurs.
      
No dia 26 de abril, acontece reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O encontro ocorre na Prefeitura de Nova Araçá, às 09 horas.  O destaque do encontro será a palestra “Avaliação da carga de fósforo na Bacia Taquari-Antas: principais fontes geradoras, efeitos na qualidade da água e sua relação com o enquadramento”. A apresentação será feita pelos professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Vânia Schneider e Ludmilson Mendes.
       
De 25 a 29 de setembro acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2013. Mais da metade dos espaços disponibilizados para expositores já foram reservados. O lançamento oficial da Construmóbil ocorre no dia 09 de maio.  
       
Os professores da rede municipal de ensino de Capitão participaram este mês do XI Seminário de Educação em Lajeado que tem como tema “Aprender a reaprender. Como educamos? Como construímos conhecimento na escola?” O seminário terá continuidade nos dias 18 e 25 de maio e no dia 22 de junho, sendo uma promoção do Instituto PalavrAções.

Na próxima segunda-feira, dia 22, a Univates promoverá palestra gratuita sobre Ecologia na Suécia, ministrada pela professora sueca Marie Magnheden, mestre em Ecologia da Universidade de Halmstad. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 3. A palestra está sendo oferecida pelo curso de Química Industrial e será aberta a todos os interessados.

Pela primeira vez em quase dois anos, o Banco Central elevou os juros básicos da economia. O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, passando para 7,5% ao ano. O último reajuste havia ocorrido em julho de 2011.

Hoje, às 14 horas, acontece reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Arvorezinha, com representantes da RGE Distribuidora de Energia Elétrica. O objetivo do encontro é conhecer o plano de investimentos que a concessionária pretende implantar na região como forma de melhorar o abastecimento, nos municípios de Arvorezinha, Ilópolis e Anta Gorda.

Nenhum comentário: