Vale do Taquari Notícias em 25 de Agosto

Colinas-RS - Vale do Taquari

A Associação dos ex-secretários da Agricultura do Vale do Taquari realizou reunião ontem à noite no Restaurante Bar do Adão, em Estrela. Oprincipal assunto foi a produção de leite na região. A próxima reunião ocorre dia 28 de setembro, em Lajeado, quando um representante da Univates será convidado, para explicar por que o Laboratório de Análise de Leite da Univates, ainda não foi credenciado junto ao Ministério da Agricultura.

O plenário do Senado aprovou, ontem, os nomes do general Jorge Pinto Fraxe, para o cargo de diretor-geral do Dnit, e do engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas, para a diretoria-executiva. Fraxe assume o lugar de Luiz Antonio Pagot, afastado do cargo por denúncias de corrupção.

Em Estrela o empresário Luiz Roque Schwertner foi convidado para ser candidato a vice-prefeito do advogado Carlos Rafael Mallmann. Nos próximos dias, Mallmann que está no PSDB, deve assinar ficha no PMDB.

A programação da Semana da APAE de Encantado prevê para hoje, o Dia Pizza, com programação especial na Pousada Fachini.
           
O poço artesiano que abastece as comunidades de Cruz das Almas e Beira do Rioem Bom Retiro do Sul, apresentou problemas em relação a água fornecida. Para atender as 130 famílias das localidades, a Defesa Civil municipal usa um caminhão tanque para transportar água fornecida pela Corsan.
           
Seis partidos políticos de Venâncio Aires, PC do B, PSB, PPS, PSC, PRB e PR, tratam de formatar uma aliança para as eleições proporcionais em 2012, com objetivo de eleger pelo menos um vereador. A proposta ainda não incluiu um nome para candidato a prefeito.
           
Amanhã, às 10 horas, acontece uma reunião no Salão Paroquial católico em Cruzeiro do Sul, para debater a proposta de criação de um “Pré-território” regional para valorizar a produção e atividades no setor primário. Participam do encontro: sindicalistas, religiosos, líderes rurais e técnicos da Emater. Estará presente também o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Neuton Pinho de Bem.
           
A Secretaria de Educação de Encantado definiu a programação da Semana da Pátria 2011. Entre as atrações, horas cívicas e Desfile da Pátria. Nos dias 1º, 2, 5 e 6 serão realizadas horas cívicas na Praça da Bandeira e apresentações de escolas. No sábado e domingo, dias 03 e 04 de setembro, respectivamente, ocorre momento cívico no Centro Administrativo e no dia 7, o desfile da Pátria na rua Júlio de Castilhos.    

O município de Encantado é um dos primeiros do Estado a aderir ao projeto piloto da “Rede Cegonha”. Uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde participou recentemente de um encontro com os gestores locais para a implantação da iniciativa, que busca promover um acesso aos serviços de saúde mais qualificado à gestante e à criança em sua primeira fase de vida.

Os agricultores da Comarca de Arroio do Meio estão pleiteando a valorização de produtos saneados, com o Programa de erradicação das zoonozes, brucelose e tuberculose. A primeira reunião neste sentido foi realizada ontem em Arroio do Meio. A ideia é criar o “G-Leite”, Grupo do Leite, e, criar políticas específicas para a comercialização dos produtos dos municípios com área saneada.

Nenhum comentário: