Vale do Taquari Notícias - 18 de janeiro de 2013



Notícias Vale do Taquari - 18 de janeiro de 2013

Sete meninas de Roca Sales se candidataram ao concurso Garota Verão 2013. A etapa municipal ocorre sábado, dia 19, às 21 horas, no Ginásio do Parque João Batista Marchese, de Encantado, com entrada franca. As candidatas de Roca Sales são: Luana da Silva; Caroline Saldanha; Priscila Nilsson; Giulia Momberger de Vargas; Bruna Luisa Kautzmann, Samara Muniz; e Natália Barros Brawers.

A Prefeitura de Doutor Ricardo inicia na próxima segunda-feira, dia 21, o levantamento dos talões de produtor. O trabalho inicia na tarde de segunda-feira, dia 21, em Linha Zanella.

No município de Encantado, cinco candidatas se inscreveram para o concurso Garota Verão, que acontece na noite deste sábado, dia 19, no ginásio do Parque João Batista Marchese. As candidatas são: Victoria Bertozzi Lahude, Luciana Oliveira, Daniela Schumann, Olívia Fritscher e Franciele Nair de Amorim. Serão aceitas inscrições até 30 minutos antes do início do concurso.

Encerra hoje a programação especial da Semana do Farmacêutico promovidoapela Univates através de oficinas desenvolvidas pela Farmácia-Escola, com a participação aberta e gratuita para toda a comunidade regional. A oficina desta sexta-feira, tema como tema: "Cuidados com a pele na juventude".

Neste sábado, dia 19, acontece Jantar Baile, em Coqueiro Baixo, em substituição ao tradicional Festival da Canção Italiana. O festival voltará a ser realizado em 2014, com apoio da administração municipal.

O Hospital Bruno Born realiza nesta sexta-feira, no prédio 16 da Univates, o Workshop dos Serviços Hospitalares do HBB. Será das 8h30min às 12h e das 14h às 17h. O público alvo são os secretários de saúde da região da 16ª Coordenadoria, diretores técnicos das instituições hospitalares do Vale do Taquari. O objetivo é abrir um canal de comunicação direta com as secretarias municipais de Saúde, repassando informações referentes aos tipos de serviços oferecidos pelo hospital e as formas de acesso. Outro tema será a operacionalidade da UPA e SAMU.

O município de Imigrante sedia nesta sexta-feira, uma das etapas de escolha do Garota Verão 2013. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 21 horas, com entrada franca. As interessadas em participar devem ter entre 15 e 20 anos e podem fazer sua inscrição diretamente na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. Na etapa de Imigrante, também serão escolhidas as representantes de Teutônia, Westfália, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova.

O prédio onde funcionava a Escola Municipal em Alto Alegre - Capitão, passa por reformas. O local ainda é utilizado pela comunidade para realização de reuniões e celebração de Missas.

Foi realizado na última quarta-feira em Capitão, a reunião preparatória para o encontro das trabalhadoras rurais que acontece todos os anos no dia 08 de março. Participaram da reunião representantes de Capitão, Travesseiro e de Arroio do Meio. Neste ano o encontro intermunicipal vai acontecer na sede do Clube Sete de Setembro em Capitão.

Depois de um ano de tratativas iniciaram na terça-feira, as atividades junto a APAE de Cruzeiro do Sul. As primeiras reuniões que sinalizaram a formulação de uma unidade no município começaram em fevereiro de 2012. São 20 alunos inscritos que passarão por um processo de adaptação até o dia 28 de fevereiro. 

A Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul realizou na última quarta-feira sessão ordinária. Na pauta do dia, apenas um projeto do executivo e uma resolução de composição das comissões internas. Com esta sessão o poder legislativo entra em recesso retornando somente no dia 22 de fevereiro.

A comunidade de Novo Paraíso – Estrela reclama da demora da PATRAN para verificar o nível de poluição do Arroio Boa Vista. A suspeita é de que uma empresa do setor lácteo, situada as margens da RSC-453, esteja poluindo o arroio.

A administração municipal de Roca Sales reclama da demora nos trabalhos de perfuração de poços artesianos para atender os moradores de Linha Mariano, Parobé e Garibaldi. São mais de 50 famílias esperando pelas obras anunciadas como certas no ano passado.

O Bairro Navegantes – Arroio do Meio ainda não possui ginásio esportivo coberto. As obras de construção de um prédio fechado sobre a atual quadra aberta ao lado da Escola Municipal do Bairro, iniciaram ontem. O custo da obra é de 200 mil reais, sendo 100 mil de emenda parlamentar e 100 mil reais da prefeitura. 

A administração municipal de Progresso adquiriu uma ambulância nova. O investimento foi de R$ 128 mil reais, recursos liberados pela Secretaria Estadual da Saúde, com uma contrapartida da prefeitura.

A empresa “Divine Chocolates" de Encantado está projetando um crescimento de vendas na ordem de 40% nas principais datas comemorativas deste ano, como Páscoa, Dia dos Namorados e Natal.

A Empresa Centralsul Química que está saindo de Lajeado e se instalando no Bairro São Caetano – Arroio do Meio, deve iniciar as suas atividades em fevereiro. O translado de maquinário está previsto para iniciar no dia 30 de janeiro.

Na maioria dos municípios, as prefeituras iniciaram o levantamento de dados sobre a venda de produtos do setor primário registrados no talão modelo 15. Com estas informações, as prefeituras podem pleitear aumento no retorno de ICMS. 

Com as prateleiras da farmácia da unidade sanitária de Cruzeiro do Sul vazias, a secretária de Saúde, Roseclér Mallmann, solicitou ao prefeito César Leandro Marmitt a imediata aquisição de medicamentos. Pelo menos 115 itens estão em falta e muitos são de uso contínuo.

O prefeito de Canudos do Vale, Luis Alberto Reginatto, esteve reunido com os diretores da Construtora Giovanella e teve a informação que até maio estará concluída a pavimentação da ERS-424, entre Forquetinha e Canudos do Vale.

A Câmara de Vereadores de Lajeado paga aluguel mensal de 7 mil e 500 reais e há sete anos está buscando um acordo para construção da sede própria. Já houve licitação e ordem de serviço para início das obras, mas sempre surgiram entraves, que impediram a execução dos trabalhos.

O administrador do Hospital Bruno Born, Cláudio Klein avalia a nova legislação do Ministério da Saúde como limitadora para ampliar os projetos de implantação de Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs. Para ele, a Lei está atrapalhando os hospitais que tem interesse em implantar e manter as alas de UTI.

Mais uma vez está sendo anunciada a conclusão do asfaltamento da rodovia ERS-422, acesso de Encantado à Relvado. O trajeto de 16 quilômetros deve ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano.

A Secretaria da Agricultura de Roca Sales estará recebendo de 21 de janeiro a 29 de março o Talão de Produtor dos agricultores com as notas extraídas em 2012. Mesmo quem não extraiu nenhuma nota deve fazer a apresentação, evitando assim, que o talão seja baixado junto à Receita Federal.

Nenhum comentário: