Luiz Carlos Freitag - Coluna do Luca - 14 de janeiro de 2013



COLUNA DO LUCA – 14.01.12
Luiz Carlos Freitag 

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari realizou sua primeira reunião do ano em Encantado. A próxima reunião é quinta-feira, dia 17 de janeiro, na residência do ex-Secretário e Vereador reeleito de Lajeado, Cirio Schneider (foto).


Andreas Hamester (PP-foto) fez um amplo relato dos problemas que Estrela enfrenta, com animais soltos nas ruas. Em tres bairros, foram encontrados 256 cães. “Com este levantamento, calcula-se que hajam aproximadamente mil animais abandonados, mal tratados e doentes, tanto nas ruas como nos átios de casas”, comentou. Disse que a Secretaria do Meio Ambiente vem atendendo os casos de maus tratos, feridos e atropelados e ainda dos filhotes encontrados nas ruas - para isso, construiu um canil que recebe os animais em piores situações. Sugeriu a formação de uma Comissão de Vereadores para acompanhar os trabalhos entre Prefeitura, Ong AEPA, Veterinários, Voluntários, Lojas Agro Veterinárias, Agentes Comunitários e Associações de Bairros.


Convocada pelo presidente Aloisio Mallmann, a Uame – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela realizou uma reunião de trabalho (foto) preparando a primeira Assembléia Mensal do ano, que terá lugar dia 14 de março, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Oriental. A Uame colocou-se a disposição – como em anos anteriores – para participar da festa de Carnaval, caso ocorra este ano e também coloca-se a disposição da Smel – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – para participar dos Jogos Interbairros.Tentará ainda, com as demais Associações de Moradores, unificar a data da eleição das diretorias das entidades e começa a trabalhar tendo em vista a realização em novembro, do concurso Garota Uame 2013.

Cliver Fiegenbaum, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Estrela, disse que o encarregado do DAER informou o prefeito Rafael Mallmann que a reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129 entre os bairros Boa União e São José, fica pronta dia 25 de março. Deste ano. Tomara, são grandes os prejuízos para o comércio da Boa União e para quem tem que se deslocar a Colinas ou Imigrante, desde a interdição da ponte. Fui várias vezes no local ver o andamento das obras, as vezes chega a ter três ou quatro pessoas trabalhando.


O ano de 2012 foi de grandes investimentos para a Certel Energia, que conta com mais de 58 mil associados consumidores distribuídos em 47 municípios gaúchos. A cooperativa destinou uma cifra de R$ 17 milhões para a melhoria de seu sistema elétrico, elevando a confiabilidade das redes que conduzem este insumo tão importante para o desenvolvimento socieconômico. Segundo o presidente Egon Édio Hoerlle, 2013 deverá ter um nível de investimento em melhoria das redes capaz de suprir de energia os associados consumidores com qualidade e confiabilidade. Na foto de Pauline Klein Grave, modernização da rede entre Teutônia e São Pedro da Serra. 

Mais alguns dias, e o Carnaval estará a disposição de todos, para a folia de Momo. Este ano, nove dias mais cedo. E depois do Carnaval, podemos ir nos preparando para as Festas de Natal e Fim de Ano. É, porque depois do Carnaval, o fim do ano estará batendo nas nossas portas, como acontece sempre. Ou alguém duvida disso? 

FRASE DA SEMANA: “Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... Não é bonito, mas é profundo”. (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Nenhum comentário: