Ocupou a Tribuna Livre da Câmara de Estrela o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural


Na segunda-feira, a convite do vereador Marco Aurélio Wermann (PT), ocupou a Tribuna Livre da Câmara de Estrela o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do RS, Mauro Sthein. Ele apresentou os vários programas da secretarias, entre eles o Programa Leite Gaúcho, o Programa Irrigando a Agricultura Familiar, o Programa Agroindústria Familiar, o Programa RS-Pesca e Aquicultura e o Programa Gaúcho do Cooperativismo Rural. 
O ponto de maior questionamento dos vereadores foi em relação ao programa de aqüicultura, que em outros municípios da região tem feito parcerias para a construção de açudes. Conforme Cristiano da Rosa (PMDB), em Estrela há muito tempo não é aprovado este tipo de empreendimento, alegando-se problemas ambientais. Sthein reconheceu que o município possui o que ele denominou de “passivo ambiental”, pois foi um dos pioneiros no Vale do Taquari na psicultura. “O que acontece é que antigamente não se dava o devido valor às questões ambientais, e hoje, temos vários casos de irregularidades. Sendo assim, estes agricultores sequer estão buscando novos açudes, pois temem serem multados pelos antigos”, enfatizou. No entanto, Sthein observa que houve a flexibilização das leis ambientais no país e que é preciso buscar o diálogo para que o município volte a crescer nesta área.
Outro programa do Governo do Estado utilizado pelo município é o da Agricultura Familiar, que hoje atende cinco famílias. Foram disponibilizados R$ 50 mil por município do Estado para esta área. 
___________________________
Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: