Notícias Vale do Taquari - 27 de junho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 27 de junho de 2012

Inicia-se no dia 03 de julho um Curso de Formação para secretários de escolas estaduais da 3ª Região Escolar. Este tem o objetivo de qualificar e preparar os secretários para o sistema integrado on-line. Os próximos encontros estão previstos para os dias 31 de julho, 16 de agosto e 14 de setembro, totalizando carga horária de 40 horas. O curso será coordenado pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação e sediado pelo Instituto Estadual Estrela da Manhã, no município de Estrela.

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capitão.  
       
As equipes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado estiveram sábado, dia 23, no salão comunitário do Bairro Santo Antão para a realização do projeto Saúde na Comunidade. Foram realizados, gratuitamente, 80 verificações de pressão arterial, 50 testes de glicose, nove exames de pré-câncer, 20 avaliações de saúde bucal e 20 orientações nutricionais. A equipe de agentes comunitárias de saúde também realizou a confecção de 40 Cartões SUS.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios aponta que nos 123 municípios que poderiam aumentar o número de cadeiras nas Câmaras Municipais nas eleições deste ano, 75 alteraram para mais o total de vereadores. Em 48 municípios, o número permaneceu o mesmo. Com isso, serão eleitos em outubro de 2012, no Rio Grande do Sul, um total de 4.865 vereadores, 281 a mais do que o total de 2008.

O Escritório da Emater e a diretoria do Conselho Encantadense de Clubes de Mães lembram a todas as presidentes dos clubes de mães, que reunião mensal ocorre nesta quinta-feira, dia 28, às 14 horas, tendo por local o Auditório Brasil do Centro Administrativo.
                  
A bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio reclama da aplicação dos recursos federais liberados para atenuar prejuízos causados  pela enxurrada e enchentes de janeiro de 2010. Segundo os vereadores do PP e do PDT, o dinheiro foi aplicado na compra de material usado nas ruas de bairros e nada sobrou para o setor primário.
       
No dia 02 de julho acontece em Roca Sales mais um encontro do Projeto Viver Bem a 3ª Idade. O encontro ocorre às 14 horas, no Centro Social Urbano. Na oportunidade serão esclarecidas dúvidas a respeito dos medicamentos do programa Farmácia Popular. 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que permite o uso de medicamentos genéricos na medicina veterinária. O deputado Alceu Moreira (PMDB), entusiasta da matéria, frisou que a medida pode reduzir os custos em até 45%, tanto para animais domésticos, como para pecuária. O projeto, que agora vai para sanção da presidente Dilma Rousseff, também estabelece preferência nas compras pelo governo.

A administração municipal de Bom Retiro do Sul está investindo no asfaltamento de ruas na zona urbana. O investimento do município será superior a R$1.300.000,00.

Em Teutônia, pessoas em tratamento contra AIDS ou câncer, estão isentas do pagamento do IPTU, desde que possuam um único imóvel, e este seja utilizado para moradia.
       
Em visita a região, o  presidente do INSS, Mauro Hauschild, reuniu-se com representantes da área de Recursos Humanos de 26 empresas e do Sincovat. Hauschild reconhece que contratação de portadoras de deficiência é tarefa difícil, mas faz parte dos compromissos sociais das empresas.

A Comissão de Constituição e Justiça da AL aprovou na manhã desta terça-feira (26), o parecer favorável do deputado João Ervino Fischer ao projeto de lei do deputado estadual Lucas Redecker, que aumenta o rigor na fiscalização da carne e leite importados pelo RS. De acordo com o parecer lido na reunião da Comissão, o projeto de lei vai adequar o Estado ao sistema de inspeção no embarque portuário de carne e leite importados e seus derivados.

O projeto de lei tem por objetivo garantir que os produtos que chegam aos gaúchos sejam de qualidade e livres de doenças.
        
Com o foco voltado a prevenção, as secretarias de Educação e de Saúde de Travesseiro desenvolvem o projeto “A saúde começa pela boca”. Otrabalho preventivo envolve estudantes e seus familiares. São realizadas visitas periódicas com consultas e orientações sobre riscos de enfermidades que a falta de uma higiene bucal podem causar
           
O balanço da Secretaria da Saúde de Imigrante mostra  que foram vacinadas contra a paralisia infantil, 138 crianças com menos de cinco anos, superando a meta inicial.
        
Debater a regionalização do abastecimento alimentar no Vale do Taquari, por meio de recursos do Estado. Este foi o tema de uma reunião realizada na última sexta-feira, em Lajeado. O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, da Emater, da Ceasa, de cooperativas e associações, entre outras entidades. O objetivo foi promover o fortalecimento da agricultura familiar local.
       
A afirmação de Mauro Hauschild – presidente Nacional do INSS, de que a agência da instituição em Lajeado vai trocar de endereço, animou a direção da entidade mantenedora do Hospital Bruno Born. A instituição quer o terreno e prédio do atual INSS e em troca ofereceu outro terreno, para a construção da sede  previdenciária.
       
Alívio para os 400 funcionários da Unidade da Empresa  Grupo BR Foods, em Bom Retiro do Sul. A tentativa de retirar maquinário ocorrida no sábado foi impedida pela mobilização dos trabalhadores e da direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela. Ontem, o tribunal de Justiça do Estado ratificou a liminar da justiça de Estrela, determinando que o maquinário permaneça em Bom Retiro do Sul, até solucionados todos os problemas trabalhistas com os servidores.
       
O projeto Criança Dália doou um berço aquecido para a sala dos recém-nascidos do Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado. As colaboradoras Lisiane Buza e Adriana Pellizzari, que estão grávidas, participaram da entrega ontem à tarde. Representando o projeto, estiveram presentes também os supervisores Nei Barzotto, Diana Soga e Michele Scaravonatto. De forma voluntária, o Criança Dália existe desde 1998 e arrecada fundos entre os colaboradores, para ações em prol da criança. Toda a quantia doada é dobrada pela cooperativa.

Na campanha para a Consulta Popular Cidadã marcada para o dia 04 de julho em toda a região, o desenvolvimento do turismo regional é a bandeira da Amturvales. Na região alta do Vale, 13 municípios defendem a inclusão nas prioridades, para obtenção de recursos para  fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate.
       
O prefeito de Anta Gorda, Vanderlei  Moresco, liderou uma comitiva do município que participou na semana passada de um evento internacional na Argentina, enfocando a cadeia produtiva da Noz  Pecan. No retorno, a motivação para investir mais nesta cultura a partir dos conhecimentos obtidos em termos de poda e irrigação.
       
O asfaltamento da ERS-482, trajeto de Arroio do Meio à Capitão, será tratado hoje em audiência de lideranças da região com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

A Prefeitura de Travesseiro investiu nos últimos dias mais de 30 mil reais na compra de três distribuidores de dejetos líquidos, todos com bomba acoplada. Os equipamentos estarão a disposição dos agricultores nos próximos dias.

A Senadora Ana Amélia Lemos (PP) voltou a defender a soberania do Paraguai na questão do impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, ocorrido na semana passada. Em sua avaliação, o Brasil não deveria de forma nenhuma forma interferir nas decisões internas de um país independente e democrático como o Paraguai.

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado promove de 16 a 20 de julho o curso Formação de Preços, destinado a empresários e gestores de empresas dos segmentos do comércio, serviço e indústria. As aulas serão realizadas no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de julho, no Ponto de Atendimento do Sebrae, no primeiro andar do Centro Administrativo. O investimento por pessoa é de R$ 50.

A Associação Pró-Menor de Encantado (AME) recebeu a doação de 52 quilos de alimentos não perecíveis, que foram coletados nas inscrições da Copa Suinofest de BMX. O evento ocorreu dia 16 de junho, no Parque Multiesportivo, durante a 11ª edição da Suinofest. A promoção foi da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado em parceria com a Associação Ciclística de Encantado e a Federação Gaúcha de Bicicross.

Hoje é o último dia para as inscrições para o Vestibular de Inverno da Faculdade La Salle, de Estrela. As inscrições podem ser efetuadas na secretaria da instituição.
        
A Paróquia São Pedro de Encantado realiza sexta-feira, dia 29, a tradicional Festa do Padroeiro. O Tríduo de preparação espiritual iniciará amanhã a noite. Na sexta-feira, a concentração  de mais de duas mil pessoas, acontece na rótula Antônio de Conto; e às 9:30h a saída da procissão  com representações de todas as comunidades e estas com as imagens de seus respectivos padroeiros. A missa será às 10:30h e ao meio dia o almoço. Também está previsto o lançamento da rifa que terá entre outros prêmios: um carro e uma moto, sorteio marcado para o mês de outubro.
         
O STR de Nova Bréscia realiza assembleia geral nesta quinta-feira, dia 28.  O evento inicia às 13 horas, e ocorre no auditório do Centro Administrativo, com a prestação de contas e a apresentação do relatório de atividades do ano passado.
          
O STR de Encantado realiza assembleia geral hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. Na ordem do dia, a avaliação da comemoração do cinqüentenário, prestação de contas, planos de saúde e outros assuntos do interesse do quadro social.


Nenhum comentário: