LAJEADO - Está tudo pronto para a Semana do Meio Ambiente

LAJEADO - Está tudo pronto para a Semana do Meio Ambiente, que inicia na próxima quarta-feira, dia 1º, com a explanação da secretária da pasta, Simone Schneider, sobre o tema "Desenvolvimento e Sustentabilidade: Lajeado preservando o meio ambiente das futuras gerações". A abertura acontecerá no Jardim Botânico, com início às 8h30min, e proporcionará aos convidados um café da manhã de integração após a palestra.

De acordo com Simone, o objetivo da programação é desenvolver o senso crítico sobre as questões ambientais, visando a busca pelo desenvolvimento sustentável. "Isto precisa ser reforçado no cotidiano de cada cidadão lajeadense. A educação ambiental é fundamental para avançarmos e termos resultados positivos a médio e longo prazo", explicou ela, lembrando dos recentes investimentos que a secretaria tem realizado neste sentido, caso do Centro de Educação Ambiental (CEA). Desde que foi criado, em 2005, o CEA já realizou mais de 88 mil atendimentos em atividades como palestras, oficinas, visitas espontâneas e monitoradas, além da promoção de eventos.

A secretária explica que o objetivo do centro para este ano é trabalhar com maior abrangência, envolvendo toda a comunidade no que diz respeito à preservação ambiental. "Vamos promover eventos que enfatizem assuntos que possam ser observados rotineiramente, e a Semana do Meio Ambiente também propõe isso", informou.

A programação segue na quinta-feira, dia 02, com o lançamento do Projeto Semear, que ficará a cargo do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), com início às 18h, na sede da Sema. Contando com o envolvimento da comunidade, representantes de empresas e autoridades, acontecerá na sexta-feira, dia 03, às 8h30min, o mutirão de limpeza do Arroio Saraquá. Para encerrar a programação, nos dias 04 e 05, haverá a Feira Adote um Amiguinho, das 9h às 16h, com a exposição de animais de estimação.

Nenhum comentário: