Nenhum analfabeto em Estrela-RS

Nenhum analfabeto em Estrela-RS


Em matéria de Slogan para destacar o município de Estrela, o mais importante e significativo foi aquele que todo estrelense tinha na ponta da língua “O Município mais Alfabetizado do Brasil”.


Em 1976, Estrela possuía 39.105 habitantes, dos quais apenas 500 eram analfabetos, um número significativo para época.


E o mais importante, parte dos analfabetos estavam participando das aulas do Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, pois a população estava atenta com relação ao problema e todos buscavam identificar pessoas que não sabiam ler nem escrever para total erradicação do analfabetismo.


Além disso, estavam instalados em Estrela cursos de educação integrada, para adultos alfabetizados que ainda não tinham completado a educação fundamental.


Isso significa que Estrela ostentando o título de “município mais alfabetizado do Brasil” também possuía uma mão de obra especializada.


Estrela já contava nesta época (década 1970) com vigorosa rede escolar constituída de treze escolas municipais, onde estudavam 349 alunos (todas no interior do município); Treze escolas estaduais, com 2.674 alunos e mais 36 escolas particulares com 5.744 alunos.


É importante ressaltar que para erradicação do analfabetismo, havia uma constante participação comunitária (escola comunitária) já que o esforço conjunto da coletividade se encarregou de cobrir toda área do município com escolas, contratando por conta de cada comunidade seus professores. Foi assim desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1856. A prefeitura municipal ocupava papel preponderante para o sucesso da educação em Estrela-RS, com subvenções para estas escolas.


Na década de 1970 Estrela contava com três escolas de segundo grau.


Com uma rede escolar de tal magnitude, com resultados excepcionais, a comunidade aspirava a implantação do ensino superior. Infelizmente o sonho não se concretizou.


Airton Engster dos Santos


Nenhum comentário: