Município de Estrela - Rio Grande do Sul – Primeiros Anos do Século XX


Município de Estrela – Primeiros Anos do Século XX


O município de Estrela possuía os seguintes limites em 1922: Ao sul: município de Taquari; a leste: Montenegro, Garibaldi e Bento Gonçalves; ao norte: Guaporé; a oeste: Encantado e Lajeado.


O território de Estrela era considerado acidentado sendo que as maiores elevações estavam localizadas nos distritos de Pinheiro Machado, Boa Vista, Roca Sales e Corvo. Também com riquíssimos vales, muito povoados e aproveitados pela agricultura. Uma bela várzea ao longo do Arroio Boa Vista.


Um excelente sistema hidrográfico, sendo regado pelo Rio Taquari, e pelos arroios Boa Vista, Campinho, Encantado, Augusto, Conventos Vermelhos, Pirolin, Garnizé, Seca, Corvo, Corvinho, Beija-Flor, Lengler, Arsenal ou Costão, Estrela ou Grande, Ouro, Areia, Bom Retiro, Glückckauf, Schmidt, Tempas entre outros.


No Rio Taquari contava com os passos de São Miguel, Wendt, São Gabriel, Estrela, Boa Vista, Costão, Barra da Forqueta, Arroio do Meio, Corvo, Heineck, Barra das Palmas, Encantado, General Osório, etc...


Contava com os portos de Arroio do Ouro, Estrela, Fundição, Costão, Corvo, Barra da Seca, Roca Sales, Arroio Augusto, Encantado e Campinho.


No território de Estrela à época estavam os morros de Boa Vista, Glückauf ou Teutônia, Roncador, Roncadorzinho, Bicudo, Bicudinho, Teufelsberg, Ano Bom, Seca, Beija-Flor, Capivara, Catharina, Zucker Klumb, Pereira, etc...


Estudo Político - Administrativo


A Lei Orgânica em vigor era de 1892.

Estrela pertencia ao primeiro distrito eleitoral federal e seu eleitorado em 1922 era de 1.320 eleitores federais e 2.900 estaduais.


Compunha o município cinco distritos, a saber: Estrela, Pinheiro Machado, Roca Sales, Corvo e Boa Vista.


A Lei Provincial nº 1.865, de 17 de junho de 1889, criou a Comarca de Estrela que foi extinta em 1892. Em 1922 o município fazia parte como 2º termo da Comarca do Vale do Taquari, com sede na Vila de Lajeado.


O município pertencia a Arquidiocese de Porto Alegre, e contava com as paróquias de Santo Antônio, criada por Lei Provincial nº 857, de 2 de abril de 1873 e instituída canonicamente em 11 de agosto de 1873; a de Roca Sales criada por provisão em 5 de janeiro de 1909.


Além das matrizes o município contava com as capelas católicas de São Vito na Picada Grande ou Novo Paraíso; São Francisco Xavier na Glória; Sagrado Coração de Jesus em Corvo; São Miguel na Geraldo; Nossa Senhora do Rosário no Arroio Augusto; Santo Izidro no Campinho entre outras...


Contava com os seguintes templos luteranos: Vila Estrela, Picada Novo Paraíso, Picada Schmidt, Teutônia Sul, Teutônia Norte, Picada Germano, Corvo, Roca Sales, Picada Seca e Picada Fazenda Loohmann.


Tinha também nesta época uma Loja Maçônica Luz da Teutônia.


Até então o município havia sido administrado por: Coronel Joaquim Alves Xavier, Pérsio de Oliveira Freitas, Coronel Francisco Ferreira de Brito, Tenente Coronel Nicolau Müssnich e Coronel Manoel Ribeiro Pontes Filho reeleito duas vezes.


Airton Engster dos Santos
Colaboração: Jorge Scherer, Lilia Ruwer e Belkis Carolina Calsa

Nenhum comentário: