Ruben Gerhardt - COLONIZAÇÃO DE TEUTÔNIA E CORVO, sobre a colonização alemã na região de Teutônia e Corvo.


Ruben Gerhardt


Ruben Gerhardt nasceu em 18 de julho de 1923, filho de José Arthur Guilherme Gerhardt e de Frida Person, pequenos agricultores da cidade de Estrela, Estado do Rio Grande do Sul.


Muito cedo começou a trabalhar na agricultura; seus pais tinham um tambo de leite e criavam suínos, galinhas e cultivavam verduras.


Em 1930 começou a freqüentar o Colégio Elementar 7 de Setembro, e depois de oito anos completou o curso fundamental.


Em 1938, no mês de junho foi admitido como funcionário da Associação Comercial e Industrial de Estrela-RS (ACIE).


Casou-se em 1945, no dia 03 de fevereiro com Norma Sommer.


Foi vereador de Estrela na 15ª legislatura (1947-1951), pelo Partido de Representação Popular.


Em 1948 deixou o emprego na ACIE e ingressou numa empresa industrial retirando-se da mesma em 1970, para substituir o Secretário Geral da ACIE Senhor Rudolfo Maria Rath, que havia falecido.


Até junho de 1988 exerceu o cargo, atuando na contabilidade e assistência técnica.


Ocupou a presidência da ACIE por diversos períodos.


Destacou-se em Estrela, nos esportes como voleibol, basquete e tênis.


Dedicou tempo considerável para o levantamento de dados para escrever o livro COLONIZAÇÃO DE TEUTÔNIA E CORVO, sobre a colonização alemã na região de Teutônia e Corvo.


O apego à tradição alemã e o fascínio ao trabalho dos antepassados o levaram a escrever o livro.


Em 1992 recebeu, juntamente com sua esposa, a oportunidade de viajar por 30 dias pela Europa. Lá, visitou entre outros países a Alemanha onde se interessou pelo sistema agrícola, oportunidade em que resolveu escrever sobre a colonização alemã.


Retornando ao Brasil, durante 10 anos foi anotando fatos e relatos sobre os imigrantes que se estabeleceram no “hinterland” estrelense. Além das entrevistas com os idosos, descendentes de imigrantes dedicou-se à pesquisa de campo, levantando os dados que são narrados em seu livro.


Dedicou o livro a sua esposa Norma. O prefácio é do historiador Guido Lang.


Sobre o Livro: COLONIZAÇÃO DE TEUTÔNIA E CORVO – Imigração Alemã no Sul do Brasil:


Eternizar acontecimentos e nomes da história dos municípios de Teutônia, Colinas, Imigrante e Westfália, assim como refrescar a memória de várias estirpes familiares destas paragens, eis a obra de inestimável valor que o pesquisador Ruben Gerhardt nos apresenta nos seus escritos.


Um trabalho ímpar, uma pérola em função da preciosidade de dados, fotos e mapas.


Estas fontes retratam facetas da odisséia dos colonizadores, que, em meio às dificuldades e perigos de toda ordem, introduziram a visão, européia de mundo na mata e terras subtropicais do Vale do Taquari.

(Contracapa do livro)

Texto: Airton Engster dos Santos

Fonte: Livro “COLONIZAÇÃO DE TEUTÔNIA E CORVO” que compõe o acervo do Memorial da Aepan-ONG.


3 comentários:

lembrancinhas sud disse...

Meu nome é Marcos Guerhart e estou procurando notícias da imigração dos Guerhart no Brasil. Acredito que esse livro pode ajudar.

Unknown disse...

Olá! Acabei de comprar o livro, depois deste ser citado na ZH junto ao anúncio de falecimento do sr. Ruben e esposa. Estou também em busca de informações sobre a família Gerhardt, mas nenhuma vez o sobrenome é citado no livro, fato curioso, já que o próprio Ruben é Gerhardt. Sei que meu tataravô João Gerhardt já era de Estrela, tinha um salão de baile e uma cervejaria, por isso achei estranho não encontrar o sobrenome do livro. Gostaria de saber se há algum contato que poderia fazer pra me informar melhor sobre a família. Obrigada!

Unknown disse...

Tem um página no face referente a família Gerhardt.

https://www.facebook.com/groups/194201104036005/340252782764169/?ref=notif&notif_t=group_activity