ACIE - Associação Comercial e Industrial de Estrela-RS

ACIE – História


O crescimento do comércio e das indústrias exigiu a criação de uma associação que representasse os empresários locais.Uma entidade que serviria para lutar pelos interesses não só de uma classe mas da comunidade. O primeiro escritório funcionava na Rua Fernando Abott, hoje a casa do Sr. Bruno Bess, no calçadão de Estrela.


A primeira reunião aconteceu no dia 26 de dezembro de 1938 na sede do Clube Ginástico Estrela com cerca de 30 empresários presentes.


As dificuldades da época não impediram o desenvolvimento da associação. Com a proibição da língua alemã, a ACIE atuava como um elo entre os comerciantes e autoridades. Apesar da distância e difícil acesso, a ACIE atingia o comércio nos mais remotos vilarejos através de seu representante, Sr. Adolfo Faler, que durante muitos anos viajou pelo interior vendendo e propagando os ideais da entidade.


No primeiro ano de atuação da Acie, 1939, na presidência de Orestes Lúcio Bergamaschi, o Interventor Federal visitou a cidade. Nesta época, a entidade atuava com um escritório técnico que prestava serviços de atendimento e informações de interesse da categoria, como impostos, serviços do DAER e preenchimento de formulários.


Nestes 65 anos de existência, passaram pela ACIE, 24 presidentes e um número incontável de empresários que fizeram parte da diretoria e, através dela, estiveram em batalha constante por melhorias que afetam diretamente a vida das empresas.


Muitas bandeiras foram levantadas pela Acie em sua história. A entidade participou ativamente em reivindicações para a comunidade como posto de saúde, comércio de produtos agrícolas, melhoria das estradas, energia elétrica para o município, aquisição de veículos e novos equipamentos para o corpo de bombeiros, gerador para o hospital, telefonia celular, habitação popular, unidade do SESI, iluminação do pórtico e calçadão de Estrela, entre outras.


Grandes lutas de âmbito regional e estadual também fizeram parte das atividades da ACIE que contribuíram de forma decisiva para o crescimento econômico e social do Vale do Taquari. As principais foram a construção da ponte sobre o rio Taquari, melhorias no transporte ferroviário, melhor aproveitamento do porto de Estrela, duplicação da BR 386, construção e finalização da Rota do Sol, conclusão do asfalto Trans Santa Rita e participação no Movimento Pró-reforma tributária.


Fonte - Site da Acie



Nenhum comentário: