Estrela-RS - Bairro Imigrantes





Bairro Imigrantes em Estrela-RS


Bairro em Estrela situado entre a BR-386, Arroio Estrela e a Rua Coronel Brito. O nome do bairro é para homenagear os imigrantes e migrantes, que vieram se estabelecer em Estrela-RS.


A urbanização iniciou na década de 1950.


A partir de 1978, FOI construído e instalado o Núcleo Habitacional da Cohab II, quando novos moradores vieram se fixar na Chácara da Prefeitura e nos novos loteamentos que foram criados a partir de então.


Novas indústrias se instalaram junto à BR-386 que proporcionou novos empregos. São ruas do bairro: Tomás Pereira Neto, Olinda Mallmann, João José Schonarth e a Deodoro da Fonseca foi alterada para rua Alfredo Mathias Arenhardt e aberta a Rua Gabriel Aloísio Mallmann em homenagem ao ex-prefeito que administrou Estrela nos anos 70 e 80. Também neste local foi instalado o primeiro Pró Morar de Estrela-RS.


Na rua São Francisco de Assis foi construída a Escola Municipal Odilo Afonso Thomé, que nos anos 90 foi transferida para nova área. Na Rua Coronel Brito está situada a Escola Estadual Madre Branca.


No bairro também funcionam a Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris e a Pousada da Criança Estrelense.


Existe ainda a Comunidade São José Operário, com um pavilhão construído em alvenaria, o Centro Social da Cohab II, o Centro Comunitário São Jorge e o Centro de Lazer Junto à Chácara da Prefeitura.


A Sede Campestre da Sociedade Rio Branco, também está situada no bairro, na Rua Artur Francisco Preussler.


A Associação de Moradores da Cohab II, a Associação de Moradores do Bairro Imigrantes, são as entidades representativas do bairro.


Pelo Censo 2007, o bairro possuí 847 domícílios, com 2.625 habitantes.


Texto: Airton Engster dos Santos

Imagens: Jorge Scherer e Airton Engster dos Santos



Nenhum comentário: