Imigrante-RS


História de Imigrante-RS

O município de Imigrante resultou da união de dois distritos: o de Arroio da Seca, do município de Estrela, de colonização predominantemente alemã, e outro, o de Daltro Filho parte do município de Garaibaldi, de colonização italiana e alemã. Arroio da Seca era distrito de Estrela desde 1955.

O Plebiscito foi realizado em 10 de abril de 1988 com 2.678 inscritos e 2.247 votantes. Destes, 1.808 votaram Sim, 406 Não, 26 em branco, 7 nulos. Em 09 de maio de 1988, cria-se oficialmente o município de Imigrante, pela Lei Estadual 8.605 assinada pelo governador Pedro Simon (1987 – 1990).

Por haver grande concentração de imigrantes europeus na região originou-se o nome deste município.

Mas a história de Arroio da Seca tem início bem antes de 1988. Na verdade em 1868 a colonização já havia atingido a nascente do Arroio da Seca, no vale que liga Estrela a Garibaldi. Quem percorrer os cemitérios de Arroio da Seca, principalmente de Linha Imhoff poderá ler nas inscrições dos túmulos dizeres, nos quais os colonos tiveram o cuidado de esculpir a Província de origem e procedência dos falecidos imigrantes, inclusive a localidade de nascimento.

A ocupação de Arroio da Seca, portanto, teve início no século XIX com duas correntes principais: Os primeiros imigrantes vieram de Teutônia que teve início de sua colonização em 1858. Outras famílias vieram diretamente da Alemanha, principalmente da região da Westfália. Nesta época tudo era mata virgem e as dificuldades eram imensas.

Em monumento erigido à frente da Igreja Evangélica da Paz de Arroio da Seca, está gravado 1882 como marco inicial da colonização.

Outra porta de entrada para Arroio da Seca foi a Zona de Corvo.

O trajeto entre Arroio da Seca e Estrela somente podia ser feito a pé; a mata virgem era muito densa e a venda mais próxima localizava-se em Estrela. Os colonos levavam milho, feijão e outras mercadorias para as vendas em Estrela, as quais eram trocadas por roupas e utensílios diversos.

Por não ter sido possível trazer utensílios da Europa, os imigrantes fizeram todos seus pertences (xícaras, pratos, talheres e outros) de madeira. Também faziam sua própria cerveja, tomando-a nos dias de festa. As roupas eram feitas de feitas através de tear.

Muitos anos depois é que surgiu o gado leiteiro, quando Arroio da Seca era ainda uma picada. Muitas vezes os animais silvestres devoram o gado e as galinhas.
A terra para o plantio era limpa a mão. O cavalo além de servir para arar a terra passou a ser o meio de transporte utilizado para o deslocamento para Estrela.

As escolas eram distantes e as pessoas mais instruídas serviam como professores. As escolas construídas serviam também cultos religiosos.

Os imigrantes trouxeram da Europa a medicina caseira. As pessoas tentavam se curar em casa, pois médico só em Estrela. Muitas pessoas morreram na época por falta de assistência.

Com a primeira leva de imigrantes não vieram padres nem pastores. Todas as famílias trouxeram consigo um livro chamado “Schwarzes Hausbuch”, de orações que servia de base para batismos, casamentos e enterros.

Os vizinhos se ajudavam mutuamente em caso de doenças e outras dificuldades. Os imigrantes mais novos casavam somente com outros imigrantes, geralmente com seus vizinhos. Eles tiveram grandes dificuldades para registrar seus filhos e terem seus casamentos reconhecidos.

Com relação à Daltro Filho, deduz-se que a chegada dos primeiros imigrantes tenha se dado por volta de 1870.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte dos Dados: “Teu Nome é um Sucesso!” e “Os novos Municípios Gaúchos”, Editados pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do RS. Ambos os documentos estão à disposição no Memorial da Aepan-ONG para consultas.

Nenhum comentário: