Estrela-RS - O Cangaceiro Estrelense


O Cangaceiro estrelense
Filme é reconhecido em Cannes em 1953

Alberto Ruschel nasceu em Arroio do Ouro, município de Estrela, irmão de Nilo que era radialista e Paulo compositor clássico regionalista “Os Homens de Preto”.

Aos 20 anos de idade, começou carreira no Rio de Janeiro, como músico, e cantor. Grande Otelo levou o amigo para o cinema. Ruschel torna-se galã e aparece em filmes como: “Este Mundo é um Pandeiro”, “Ângela” e “Cangaceiro”, entre outros. Fez três filmes na Espanha. Na volta para o Brasil filmou: O “Cara de Fogo” e “Matemática Zero, Amor Dez” com grande sucesso e campeão de bilheteria na época.

Uma única vez Ruschel aparece como diretor em “Pontal da Solidão”. Participou da novela “O Todo Poderoso” produzida pela Rede Bandeirantes entre 1979 e 1980.
Filmou Também “Paixão de Gaúcho” - Época da guerra entre Legalistas e Farroupilhas. Chileno, um valente gaúcho, pede a mão de Catita ao seu pai, que pede ao rapaz, provas de sua coragem. Isto o leva a correr risco de morte, mas ele acaba saindo ileso e o pai da garota se decide pelo noivado de sua filha.

“O Cangaceiro”, porém foi seu maior feito. O drama, em preto e branco, conta a história de um bando de cangaceiros comandado pelo Capitão Galdino (Milton Ribeiro) que mantém a todo custo um código de honra. Ao invadirem um vilarejo, raptam a professora Olívia (Marisa Prado). O cangaceiro Teodoro (Alberto Ruschel), subalterno de Galdino, procura em vão convencê-lo a devolver Olívia. Burlando a vigilância, Teodoro e a professora abandonam o acampamento, fugindo pelo sertão. Durante a fuga, Teodoro confessa sua paixão a Olívia, que procura convencê-lo a ficar com ela e entregar-se à justiça, mas Teodoro revela-se incapaz de abandonar o sertão. No enfrentamento, Teodoro fere Galdino, mas acaba se rendendo. “O Cangaceiro” foi considerado o melhor filme de aventura e ganhou menção especial pela música no Festival de Cannes de 1953. Foi uma dos maiores sucessos da Vera Cruz, mas também um dos filmes mais caros produzidos pela Companhia. “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, produzido em 1953 pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, é uma das fitas mais premiadas da década de 50, estrelada por Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico e Adoniran Barbosa.
Alberto Ruschel recebeu o prêmio Oscarito no Festival de Gramado entregue as personalidades do cinema brasileiro. Faleceu no Rio, em janeiro de 1996.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: