Estrela-RS - Trânsito e Veículos


Estrela-RS - Número de veículos cresce mais que a população:

Estrela tem um automóvel para cada 2,07 habitantes e a situação é alarmante.
O número de veículos em Estrela aumentou 7,73% em um ano, passando dos 13.008 veículos em 2006 para 14.013 veículos em 2007.
Em 2000 a população de Estrela era de 27.401 pessoas e em 2007 passou para 29.071 habitantes segundo Censo realizado pelo IBGE. Portanto um crescimento de 6,09%. O crescimento da frota de veículos em Estrela, em um ano, foi maior que da população do município em 8 anos. O número de residências no mesmo período 2000-2007 cresceu 2,3% ao ano.
O número se refere a veículos registrados. O grande crescimento na frota de veículos não é uma característica específica de Estrela. Este crescimento vem acontecendo em vários centros urbanos do país e do mundo.
O índice de veículos por habitante na cidade é de um automóvel para cada 2,07 pessoas - um dos maiores do país. São 8.459 automóveis, 712 caminhões, 319 caminhões trator, 505 caminhonetes, 43 micro-ônibus, 3.047 motocicletas, 789 motonetas, 87 ônibus e 52 tratores de rodas.
A prefeitura certamente vem acompanhando este crescimento e deve criar alternativas para facilitar o fluxo do tráfego na cidade. Já existem alguns gargalos em Estrela. Não são apenas os veículos registrados em Estrela que circulam na cidade até porque a característica do município mudou nos últimos anos. Hoje 50,55% do Produto Interno Bruto de Estrela é oriundo do valor adicionado de origem na prestação de serviço. Esta situação faz com que haja um movimento muito grande de pessoas e automóvel, inclusive de outros municípios. Estrela se transformou em centro regional.
Aquecimento nos negócios:
Os reflexos econômicos das vendas de veículos, novos e usados, são maiores em postos de combustíveis e outros setores diretamente relacionados à prestação de serviços aos donos de veículos. Em lojas de autopeças e oficinas mecânicas, a movimentação também é grande. Trouxe ganho e também preocupação aos setores de produtos e serviços automobilísticos da cidade. Para não dispensar clientes, muitos estabelecimentos deverão se adequar ao crescimento, com investimentos em ampliação e contratação de mão-de-obra.
Segurança:
Outra questão importante diz respeito à segurança no trânsito da cidade com observações na sinalização, velocidade e pedestres, que segundo muitos não sabem, fazem parte do trânsito. Muitas vezes a faixa de segurança não é respeitada pelos motoristas. Imprudência e a falta de atenção são as principais causas dos acidentes. Cerca de 80% das causas dos acidentes são relacionadas aos motoristas. Os outros 20% dos acidentes, são causados por outros motivos, como defeitos na pista e no veículo. Ao que tudo indica o Executivo Municipal vai implantar lombadas eletrônicas em Estrela.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: IBGE, Ministério da Justiça, DENATRAN.

Nenhum comentário: