Cerveja Polar


Fabricação de cerveja em Estrela:
Uma história de amor, tradição, grandes negócios e problemas sociais...

No Brasil a cerveja demorou a chegar, pois os portugueses temiam perder o filão da venda de seus vinhos. A cerveja chegou ao Brasil em 1808 trazido pela família real portuguesa de mudança para o então Brasil colônia. Consta que o rei, apreciador inveterado de cerveja, não podia ficar sem consumir a bebida.

Até o final da década de 1830, a cachaça era a bebida alcoólica mais popular do País. Além dela, eram importados licores da França e vinhos de Portugal, especialmente para atender à nobreza. Nesse período a cerveja já era produzida, mas num processo caseiro realizado por famílias de imigrantes para o seu consumo.

Assim começa a história da cerveja no Brasil, e a cada dia surgem novos dados e informações que vão se agregando as já conhecidas. Mas o que nos propomos na verdade é escrever um pouco sobre a história da cerveja em Estrela. Falar da nossa história bem mais próxima enquanto os negociadores, empreendedores e poder público, cumprindo seu papel, se encarregam do que sobrou da cervejaria Antarctica/Polar.

A cervejaria em Estrela foi fundada em 10 de outubro de 1912 sob o nome de “Sociedade em Comandita Júlio Diehl & Cia”. A 20 de outubro de 1912 reuniram-se os fundadores da firma, para procederem a 1ª chamada de capital. A 22 de outubro era feito o primeiro depósito no extinto Banco Pelotense. A 24 de outubro, eram adquiridos, de Ruschel e Irmãos 3 terrenos, no valor de então “Quatro Contos de Réis”, conforme escritura feita pelo então notário Adolfo M. Ribeiro. A empresa Júlio Diehl & Cia foi oficialmente registrada a 16 de abril de 1914. A cerveja Aurora foi uma das primeiras marcas da empresa.

Mais tarde, a cervejaria passou a denominar-se Kortz, Dexheimer & Cia, tendo como sucessor Luiz I. Mussnich. Após seu falecimento passou a denominar-se Viúva Luiz I. Mussnich. Já em 1945, sob a razão social de Cervejaria Estrela S/A, a empresa foi incorporada por um grupo de santa-cruzenses, tendo como incentivador o Senhor Jean Hanquet. Neste ano a cervejaria passa a denominar-se Polar S/A.

No ano de seu cinqüentenário (1962) a empresa exibia comercial da cerveja marca “Casco Escuro” com o slogan: “Polar criou, a nação inteira consagrou” ou “A cerveja mais cerveja do Brasil”. Nesta época era produzida ainda a cerveja Polar Chopp em garrafa ou barril lançada em 1957, Guaraná Frisante, Água Estrela, Soda Laranja, Gasosa Cristal e Água Tônica. No ano do Jubileu de Ouro a cervejaria de Estrela tinha como Gerente o Sr. Odilo A. Thomé, Assistente de Diretoria o Sr. Flávio Jaeger e Ispetores de vendas os Srs. Armindo Scheibe, Oscar Chaves Garcia e José Valeriano Moraes. Técnicos Petar e Dragutin Hirtenkauf. Administração Comercial de Arnaldo J. Diel. Nesta época a empresa procedeu a embarques para Ceara e Maranhão entre outros estados do Brasil. Em 1962 os impostos recolhidos pela cervejaria foram de CR$ 70.000,000,00 (setenta milhões de cruzeiros).

Em 1972 a Polar S/A é adquirida pelo Grupo Antarctica Paulista e a partir desta data recebe grandes incentivos do município como doação de áreas de terras em 1973 e 1987. Empregava em torno de 800 cervejeiros.

Em 1995 triplica o lucro da Antarctica/Polar no Rio Grande do Sul chegando a R$ 46.853.000,00 (quarenta e seis milhões oitocentos e cinqüenta e três mil Reais). Neste ano os cervejeiros receberam participação nos lucros da empresa.

Em 1997 aprofunda o processo de reestruturação produtiva iniciado em 1992. Em 02 de julho de 1999 eclode a notícia da Mega-Fusão das maiores cervejarias do Brasil, ou seja, Brahma e Antarctica, efetivada em 19 de abril de 2000 após aprovação do CADE. Em 2001 a empresa fecha aos poucos em Estrela. Em 2002, demissão em massa de cervejeiros. Em 2004 a Ambev noticia aliança Global com Interbrew de Bruxelas. No mesmo ano denúncias de amônia em Estrela. Em 20 de abril de 2006 a multinacional Ambev anunciou a desativação da fábrica de cervejas de Estrela.


Em janeiro de 2007, autoridades do município de Estrela prestigiaram a nova Indústria Cervejeira Prost Bier, localizada na BR-386, Bairro Imigrantes, Os convidados apreciaram o chopp Pilsen, suave e mais leve para o verão.


Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: Acervo da Aepan-ONG (Clipagem, Polar S/A – Jubileu de Ouro e álbum do Cinqüentenário de Estrela).

2 comentários:

Carol disse...

Gostaria de usar este texto do histórico da cerveja Polar, no meu trabalho de conclusão que defendo este semestre.Para isto preciso da referencia. Autor, data de publicação, etc
Obrigada

Vagner Campos disse...

Também preciso das mesmas informações da Carol... pois também estou com um tcc para esse semestre sobre o caso.

Carol, como é o teu trabalho? de repente poderiamos trocar algumas idéias...

Vagner