Prefeitura de Estrela - Bióloga ensina como lidar com vidro quebrado



Estrela-RS 19 janeiro de 2017


Bióloga ensina como lidar com vidro quebrado



A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela Rosângela Selli Johann, falou no Redação Studio 98.3 sobre os perigos do vidro quebrado jogado no lixo sem os cuidados devidos para evitar acidentes.



Você está bebendo aquele belo copo de suco de repente ele escorrega e cai ao chão. 

Muitas pessoas, erroneamente, pegam os cacos de vidro com a mão sem nenhuma proteção e colocam no saco de lixo comum. O problema do saco de lixo é que ele, via de regra, não é resistente à punctura, que é quando algo pontiagudo rasga o recipiente em que se encontra. Aí quando você for transportar o saco de lixo para fora, fatalmente correrá o risco de causar acidentes, ao se cortar ou ter um pedaço de vidro introjetado na pele.

Fora da sua casa, este lixo continua sendo um perigo. Além de poder machucar os moradores de rua e animais que por ventura venham a fuçar o saco, a principal vítima é o gari. Este trabalhador, que de sol a sol se encarrega de recolher nossos resíduos e deixar nossa cidade mais limpa, ao recolher o lixo, pode igualmente se machucar. Em Estrela já ocorreu diversos acidentes com garis.

O que fazer então? Primeiro você deve usar uma luva grossa (estilo aquelas de pegar coisas do forno) ou um pano grosso para forrar a sua mão e evitar acidentes. Recolha tudo e certifique-se que não sobrou lascas na luva ou no pano. 

Segundo, o vidro deve ser acondicionado em um recipiente resistente à punctura. Existem várias opções para tal. Você pode por os cacos de vidro em uma folha de jornal, enrolar em várias camadas e em seguida colocar em uma sacola plástica resistente bem amarrada. 

Outra opção é o uso de garrafas pet vazias. Corte a garrafa na "garganta". acondicione os cacos de vidro e em seguida vede com fita adesiva. 

"Colabore, faça sua parte. Cidade limpa e organizada representa qualidade de vida para todos", lembrou a bióloga Rosângela.


Nenhum comentário: