O Informativo do Vale - Coluna de Airton Engster dos Santos - 18 de janeiro de 2017


História - Em 1800 o Vice-Rei do Brasil, Dom José Luis de Castro, concedeu uma sesmaria, na margem esquerda do Rio Taquari aos irmãos João e José Inácio Teixeira, compreendendo a região de Estrela.


O vereador Marco Aurélio Wermann (PV) solicitou a instalação de uma praça esportiva e de recreação no Loteamento Nova Morada. Há muitas crianças literalmente brincando na rua, e isso preocupa o parlamentar.

Morreu Francisco Paulo de Oliveira - Advogado e vereador em Estrela, eleito pelo PMDB, em 1982, com mandato de 1983 a 1988, em cujo período foi presidente da Câmara, em 1984-1985. Foi reeleito em 1988, pelo PMDB, com mandato de 1989 a 1993. Novamente presidente da Câmara. Em 1990, foi relator na elaboração da Lei Orgânica Municipal de Estrela.

Solidariedade: As Defesas Civis dos municípios de Estrela e Taquari, agindo de forma conjunta, levaram ajuda humanitária para Rolante: roupas, colchões e alimentos entregues diretamente na cidade atingida por uma enchente que desabrigou mais de seis mil pessoas.

O vice-prefeito Valmor Griebeler assumiu, a partir desta segunda-feira, a chefia do Executivo em Estrela. Ele substitui o prefeito Rafael Mallmann, que fica afastado do cargo em gozo de férias até o dia 30 de janeiro. 

O bloco carnavalesco "Renascer do Samba" iniciou os ensaios para o Carnaval 2017. No dia 4 de fevereiro será feita a escolha da rainha, através de concurso, que terá como local a quadra do bloco no Bairro Imigrantes.

O vereador Darlã Bellini (PSB) renunciou ao cargo de vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Estrela. Uma nova eleição deve ocorrer na próxima semana. Bellini afirmou que o exercício do Direito fez com que tomasse essa decisão.

Crise na Saúde: Conforme explicou a vice-diretora do Hospital Estrela Adriana Siqueira, a falta de repasses do Governo levou ao parcelamento em duas vezes os salários de dezembro. As férias também não foram quitadas. Fornecedores tiveram os pagamentos remarcados. Em 2016, o Estado deixou de enviar R$ 1,4 milhão à instituição de saúde.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela informa que não haverá inscrições de novos alunos para as Escolas de Educação Infantil (Emeis) no período de 9 de janeiro a 3 de fevereiro, para que possa realizar a organização das turmas para o ano letivo de 2017. As inscrições serão recebidas novamente a partir do dia 6 de fevereiro. 

Nenhum comentário: