Jornal O Informativo do Vale - Coluna do Airton Engster dos Santos - 25 de janeiro de 2017

Vale do Taquari - 25 de janeiro de 2017

História: Em 1824 aparece pela primeira vez o nome de Estrela. Nesse ano, João e José Inácio Teixeira resolveram desfazer a sociedade ficando a fazenda Estrela para João com seus pertences.

Hospital de Estrela: Na semana passada ocorreu uma reunião para tratar sobre o convênio firmado entre a Secretaria de Saúde do município e o Hospital. Participaram a diretora da instituição hospitalar, Irmã Terésia e o secretário da Saúde, Elmar Schneider. 

A Secretaria de Obras de Estrela realiza diversos serviços. O secretário Cristiano Nogueira da Rosa agradeceu a equipe pelo esforço e dedicação que, mesmo com todas as dificuldades, estão dando conta do recado. Segundo Cristiano, há muito por fazer e os desafios são grandes, mas com a ajuda da comunidade o município vai ficar limpo e organizado.

O vereador Felipe Schossler (PTB) relatou reclamações de moradores da localidade de Arroio do Ouro quanto aos serviços da fornecedora de energia elétrica. Disse que parte da troca dos postes foi feita, mas não foram concluídos os trabalhos.

O desfile do Bloco Renascer do Samba, de Estrela, ocorrerá dia 4 de março de 2017. Conforme informou o presidente da entidade carnavalesca, Aloísio Boavista - Sagu, o evento terá como local a rua Fernando Abott no Calçadão. 

O presidente do STR de Estrela, Rogério Heemann, afirmou que o principal objetivo do movimento de agricultores que acontece em diversas cidades gaúchas é apresentar um contraponto às propostas do Governo Federal para a Reforma da Previdência. 

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Rosângela Selli Johann, falou sobre os perigos do vidro quebrado jogado no lixo sem os devidos cuidados. Fora da casa este lixo continua sendo um perigo onde as principais vítimas são os garis. A bióloga ensinou que os cacos de vidro devem ser enrolados em várias camadas de jornais velhos e em seguida colocados em uma sacola plástica resistente, bem amarrada e identificada. Outra opção é o uso de garrafas pet vazias. Cortar a garrafa no gargalo, acondicionar os cacos de vidro e vedá-la com fita adesiva. 

A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Estrela comunica que a partir deste mês de janeiro iniciou o prazo para declaração anual de rebanho. O formulário pode ser retirado na Inspetoria ou pelo site da Secretaria Estadual da Agricultura. O prazo final para entrega da declaração é sete de junho de 2017.

A 3ª CRE de Estrela informa que a rede estadual de ensino tem confirmado seu calendário letivo. As aulas iniciarão dia 6 de março de 2017 com previsão de término para 22 de dezembro, com algumas datas pré-definidas para fins de organização.

Paulo Roberto Birck foi reeleito presidente da Vovolândia São Pedro de Estrela para o biênio 2017/2018. Além de atendimento qualificado aos residentes a instituição coloca a disposição da comunidade creche para idosos com permanência diária.

Nenhum comentário: