Vale do Taquari Notícias - 29 de outubro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 29 de outubro de 2012

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Em Estrela a sessão do legislativo ocorre às 18 horas e 30 minutos. Já em Roca Sales, a sessão da câmara está marcada para às 19 horas desta segunda-feira.
      
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado completa hoje 20 anos de existência. No mês de aniversário da entidade uma das atividades foi a participação na campanha "Outubro Rosa", mobilizando a comunidade na luta contra o câncer de mama.
          
Na manhã de hoje foi realizado na sede do SESC, em Lajeado, o encontro de pessoal feminino da segurança pública. A iniciativa foi da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do “Fórum de Pró-equidade de Gênero e Raça/Etnia”. O tema do encontro foi: “Mulheres e a Segurança Pública – Um tema para reflexão”. 
        
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo encerra hoje o período de entrega das sementes de milho do programa troca-troca.
        
O CRAS de Roca Sales está realizando neste mês uma série de encontros em comunidades do interior, aproveitando as reuniões dos grupos da terceira idade. Nestes encontros, são realizadas oficinas sobre a confecção de material ornamental para o período de Natal e final de ano. Hoje a reunião será às 14 horas em Linha Picão.
       
Inicia hoje, às 09 horas, no Centro Promocional em Venâncio Aires, um curso sobre plantas aromáticas e com substâncias medicinais. O curso de dois dias, ministrado pela Emater e Senar, em parceria com o STR de Venâncio Aires, visa treinar um grupo de líderes multiplicadores que devem retransmitir os conhecimentos em suas comunidades.
          
Últimos dias para as matrículas e rematrículas nas escolas da rede estadual de Ensino. Crianças e adolescentes não matriculados até o final da tarde de 4ª-feira, terão outra oportunidade em janeiro, mas sem a garantia de ser na escola e turno preferido.
        
Nesta terça-feira, dia 30, a Faculdade La Salle de Estrela abre o período de inscrições para o Vestibular de Verão. Há vagas pra os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Faculdade ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela. O vestibular da La Salle será realizado no dia 08 de dezembro.
     
Na visita a Dália Alimentos – Indústria de Leite em pó, realizada na sexta-feira, o governador Tarso Genro assinou termo que viabiliza a Cosuel buscar junto ao BRDE, recursos na ordem de 5 milhões de reais. O valor será aplicado na aquisição de maquinário para a fábrica de Palmas, em Arroio do Meio.
       
Na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, no Ministério Público de Venâncio Aires, acontece a posse do terceiro Promotor de Justiça, Pedro Rui da Fontoura Porto, que estava na Comarca de Lajeado. A promotora Fernanda Weiand Braun, que atuava em Venâncio, foi transferida para Cachoeirinha.  
        
Para fechar as contas no fim de ano, a prefeitura de Mato Leitão está em regime de economia e com turno único, na maioria das repartições públicas do município. A vice-prefeita Eunice Heuser que está no comando da administração, ser este o caminho mais fácil para evitar os problemas da Legislação fiscal.
        
Na 6ª-feira a tarde, grupo de moradores das margens da VRS-482, estrada que liga Arroio do Meio à Capitão, lideradas pelo prefeito Sidnei Eckert, entregou um abaixo assinado, ao governador Tarso Genro. O pleito é do Governo do estado agilizar a retomada das obras de pavimentação desta rodovia, interrompida há mais de 12 anos.
       
A tradicional Festa do Natal em Família que chega a sua vigésima edição em Capitão está programada para o dia 14 de dezembro, na Praça Municipal,  com a encenação Natalina, envolvendo atores amadores do município. Também acontecerá a chegada do Papai Noel para distribuição dos pacotinhos.   
        
O STR de Estrela realiza nos dias 07 e 08 de novembro um curso básico de sistema de posicionamento global – GPS. As inscrições devem ser feitas na sede da entidade ou pelo telefone 3712-10-01.

O prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci, confirmou  que vai iniciar ainda neste ano as obras de pavimentação da rua Rio Grande do Sul no centro da cidade. O investimento é de 300 mil reais, sendo 253 mil reais oriundos de emenda parlamentar da Senadora Ana Amélia Lemos.
       
A Secretaria de Planejamento de Arroio do Meio trabalha para liberar antes do final do ano, uma parte dos lotes na área do distrito industrial – São Caetano. Segundo o secretário Henrique Maneghini, seis empresas terão os projetos liberados para iniciar a construção de seus pavilhões.
       
 O ex-presidente nacional do INSS,Mauro Hauschild,  estuda a possibilidade de atuar em uma prefeitura da região a partir de  janeiro. Hauschild, que deve concorrer a deputado federal em 2014, admite que tem convites para atuar nas prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado.
       
Daniel Schmitz foi reeleito para o cargo de presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O mandato tem duração de dois anos. De 05 a 09 de novembro, Schmitz participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Cuiabá, Mato Grosso. 
        
A Unidade de Pronto Atendimento da Saúde (UPA) de Lajeado, ainda não tem data para ser inaugurada. O prédio com 1.000m², está sendo erguido no Bairro Moinhos D'água, e, está orçado em R$ 3 milhões. Deverá atender durante 24 horas, de segunda à sexta-feira, com capacidade para atender 350 pessoas por dia. Serão 110 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Na noite de sexta-feira aconteceu a eleição para escolha da nova diretoria do Diretório Acadêmico da Faculdade La Salle de Estrela. Apenas uma chapa estava inscrita para o processo, sendo eleita presidente Francieli Maria Fritzen, que assume na vaga de Igor Markus. Os demais integrantes da diretoria eleita são: Alexandre dos Santos (Vice-presidente), Adir Lina Biberg (Secretária), Márcio André Lehnen (Diretor Financeiro), Maridete Haas (Diretora de Comunicação) e Júlio Fell (Diretor Estudantil).

A equipe da Secretaria da Agricultura de Travesseiro está fazendo a limpeza dos aviários para troca da cama aviária. Os avicultores que precisam limpar seus galpões devem entrar em contato com a secretaria para agendar o trabalho.

A Univates foi selecionada para participar do Projeto Rondon 2013, que ocorre no mês de janeiro, no município de Paulistana, no Piauí. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto de integração social envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O período de atuação será de 13 a 27 de janeiro, com a participação de oito alunos da Univates.

A Secretaria de Educação de Coronel Pilar realiza até o dia 31 de outubro as matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino.

 A partir do dia 06 de novembro será realizado em Travesseiro, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, um Curso de Patchwork - Motivos Natalinos. O curso será realizado todas às terças-feiras à tarde, das 13h30min e às 16h30min. As vagas são limitadas e a inscrição deverá ser feita no CRAS.

Nenhum comentário: