Segurança Pública no interior foi assunto na Câmara de Vereadores de Estrela-RS


Segurança
Segurança Pública foi assunto na Câmara de Vereadores de Estrela-RS

Na quinta-feira à tarde, na Câmara de Vereadores de Estrela, à pedido da Comissão de Serviços Públicos do Legislativo, ocorreu uma reunião entre órgãos de segurança e lideranças comunitárias. 

Na pauta, o aumento da criminalidade no interior. 

Estiveram presentes o delegado Antônio Peixoto, a major Nádia Rodrigues Gehardt e o tenente Cavalheiro, representando os órgãos públicos de segurança. 

Do outro lado o Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura e lideranças de quase todas as comunidades do interior falavam de seus anseios e preocupações. 

O debate foi intermediado pelo vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB), proponente do encontro e presidente da Comissão. Estiveram presentes também os demais vereadores.
 
Os números apresentados tanto pela BM quando pela Polícia Civil, mostram que, ainda o crime ocorre com mais intensidade no perímetro urbano. 

No ano passado cerca de 17% dos crimes ocorreram no campo. 

Um dos principais motivos, para o aumento desse índice, salienta Peixoto, é a falta de comunicação das ocorrências. 

“Grande parte deixa de fazer a ocorrência ou de tentar identificar os possíveis criminosos, isso atrapalha qualquer investigação”, afirma o delegado. 

Já a major Nádia ressalta que, através das ocorrências é que faz-se o mapeamento do policiamento, seja na cidade ou no interior. 

A comandante da Brigada Militar solicitou que os dirigentes das comunidades façam, por escrito, comunicado quando as mesmas realizarem suas festas, afim de intensificar o patrulhamento. 

Para o presidente do Sindicato Rural, Lécio Gregory, é uma surpresa de que o procedimento já não seja adotado. 

“Se precisarem podem buscar modelo de ofício junto ao Sindicato”, informou. 

Para o vereador Cristiano da Rosa o encontro foi importante para elucidar várias dúvidas dos agricultores, ressaltar a importância de ações preventivas e, em especial, motivar a cooperação comunitária, aonde cada um é um agente responsável pela segurança de todos. 
Uma cartilha deve ser elaborada, com dicas de segurança, e distribuídas entre as comunidades do interior. 

Uma nova reunião, entre BM, PC, Sindicato e Câmara ocorrerá na próxima quinta-feira, afim de elaborar o material. 


Jônatas dos Santos - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: