Notícias Vale do Taquari - 24 de janeiro

Notícias Vale do Taquari - 24 de janeiro
Na semana passada foi definida em Travesseiro a destinação dos 51 mil e 900 reais repassados pela Defesa Civil do Estado para amenizar os efeitos da estiagem que afeta o município. Serão destinadas 495 cestas básicas de alimentos às famílias que tiveram suas propriedades afetadas pela estiagem. Também será repassado o valor de 1 mil e 100 reais para cada uma das seis sociedades de abastecimento de água do município. 

A Prefeitura de Doutor Ricardo começou hoje em Linha Zanella, o roteiro de levantamento das vendas agrícolas feitas no ano passado. Os produtores devem apresentar o talão e mais as notas de vendas. 

Nesta semana deve ocorrer sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado, para eleição da nova mesa diretora. Em dezembro, numa sessão tumultuada foi eleito presidente do legislativo o vereador Lorival Silveira (PP), mas a justiça anulou a eleição, pois apenas quatro, dos dez vereadores, participaram do processo, número insuficiente para que a votação fosse realizada. 

Em Roca Sales foi anunciado o fechamento de uma ala Indústria Mafrig/Seara, gerando a extinção de 200 postos de trabalho. Hoje pela manhã, o prefeito Amilton Fontana realizou uma reunião com diretores da empresa, para tentar reverter a situação. 

O Governo do Estado está adiantando a liberação de recursos para os municípios que tiveram prejuízos com a estiagem, e decretaram situação de emergência. Os valores diferem entre os municípios e não são definitivos. 

Em Coronel Pilar os agricultores interessados na aquisição de sementes de batatinha, podem realizar as encomendas na Prefeitura. 

Os dirigentes do Cpers/Sindicato passaram o final de semana preparando a segunda etapa da campanha de protestos contra o Governo do Estado.Além da colocação de outdoors, estão previstas outras manifestações em espaços públicos, principalmente em Porto Alegre e região metropolitana. 

Hoje, dia 24, às 15 horas e 30 minutos, acontece reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Estrela. O assunto é a instalação de câmeras de vigilância nas principais ruas da cidade. A comissão é presidida pelo vereador Marco Wermann (PT). 

Em Colinas, Felipe Diehl foi eleito presidente do Democratas. A posse ocorre no mês de fevereiro. 

Pesquisa do Datafolha mostra que 59% dos brasileiros consideram o Governo de Dilma Rousseff ótimo ou bom, 33% regular e 6% ruim ou péssimo. Para um primeiro ano de governo, Dilma obteve o melhor índice de aprovação da história. 

Em evento realizado na Rua de Lazer, no Centro de Arroio do Meio, foi escolhida a representante do município, no concurso Garota Verão2012. A eleita foi Ana Luíza Link, que agora participará da fase regional do concurso. 

Em Arvorezinha, os produtores das localidades de Torres Gonçalves e Pinhal Queimado, receberam incentivos da administração municipal. 

Os 30 municípios da região que decretaram situação de emergência há duas semanas, devido a estiagem, recebem a antecipação de auxílios do Programa Bolsa Família, em valores diferenciados, contemplando com valores de acordo ao número de famílias. 

Com objetivo de amenizar a situação causada pela estiagem, o Governo do Estado liberou 51 mil reais para Prefeitura de Encantado. O recurso poderá ser aplicado em obras de abastecimento de água e recuperação de fontes naturais. 

A decisão do governador Tarso Genro, de discutir com as concessionárias uma possível prorrogação de contratos de pedágios, não caiu bem entre os parlamentares da bancada petista na assembléia legislativa. O principal opositor da ideia é o presidente estadual do PT, deputado Raul Pont. O petista lembra que a bancada na Assembleia e o partido assumiram compromisso contrário à prorrogação de contratos durante a campanha. 

A comunidade de Itapuca, interior de Anta Gorda, prepara a 78ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Lourdes. Para o evento, que ocorre nos dias 12 e 13 de fevereiro, estão sendo aguardadas 8 mil pessoas. A promoção é da Paróquia São José do Patrocínio, e conta com apoio da administração municipal de Anta Gorda. 

A Secretaria de Educação de Teutônia recebe até quarta-feira, dia 25, as inscrições para contratação de professores. Existem vagas para as séries iniciais e para o Ensino Fundamental. A carga horária é de 25 horas semanais e salário varia entre R$ 1.298 e R$ 1.442. 

A Faculdade La Salle de Estrela realiza as provas do seu Vestibular Continuado, nos dias 27 de janeiro, 03 de fevereiro e 17 de fevereiro. As vagas são para os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão em Turismo e Secretariado. 

A escolha da Corte do Carnaval de Lajeado acontecerá no dia 28 de janeiro, a partir das 19 horas e 30 minutos, na Concha Acústica do Parque dos Dick. 

Nesta terça-feira, dia 24, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde realiza reunião com os secretários municipais de saúde, para enfocar as resoluções de 2012, na área da saúde mental. 

Prevista para esta terça-feira, dia 24, a tomada de preço para execução da obra de calçamento, de diversas ruas em Capitão. Os editais estão disponíveis na Prefeitura. Para reduzir o valor do investimento, a equipe da Secretaria de Obras já realizou a preparação da cancha e a rede de esgoto pluvial. 

Nesta terça-feira, dia 24, acontece a reunião para devolução das fichas das equipes interessadas em participar do Campeonato Municipal de Futebol Sete de Capitão. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores a partir das 20 horas. Os jogos serão realizados aos domingos à tarde. 

O governador Tarso Genro convocou para esta terça-feira, dia 24, reunião extraordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O assunto, será a estiagem que afeta o Rio Grande do Sul. A reunião ocorre no Palácio Piratini. 

Em Roca Sales inicia no próximo mês a Oficina de Artesanato promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Neste módulo, as duas turmas, manhã e tarde, confeccionarão produtos para expor na 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa, que ocorre nos dias 9, 10 e 11 de março, no Centro Social Urbano (CSU). Os interessados em participar podem se inscrever no CRAS.

Nenhum comentário: