Notícias Vale do Taquari - 26 de outubro

Notícias Vale do Taquari - 26 de outubro

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar a suposta participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, em desvios de recursos do programa Segundo Tempo, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e crianças. A suspeita é de crime de responsabilidade.

Os líderes partidários na Câmara dos Deputados decidiram votar hoje, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até dezembro de 2015. O texto da PEC será votado em separado, sem as emendas, que devem ser apreciadas no dia 9 de novembro. A votação em segundo turno está prevista para 23 de novembro.

O PSD apresenta hoje, oficialmente, suas bancadas de deputados e senadores ao Congresso e estreia na Câmara votando a favor da presidente Dilma Rousseff. Embora a executiva nacional da sigla tenha decidido manter postura de independência em relação ao governo, os deputados do PSD resolveram aprovar a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

A Rota Germânica, a primeira iniciativa de turismo regional organizado no Vale do Taquari, completa hoje, dez anos de lançamento. A comemoração ocorre às 20 horas junto a Lagoa da Harmonia, em Teutônia. Segundo o vice-prefeito de Teutônia, Ariberto Magedanz, mais de dez mil turistas visitam, a Rota por ano e novos investimentos estão previstos.   

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), admitiu que será pré-candidato à Prefeitura de Porto Alegre em 2012. Ainscrição de chapas tem que ser feita até 05 de novembro. A escolha acontece no dia 03 de dezembro.
           
A Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado está realizando o primeiro Censo Animal. São visitadas as residências no centro, bairros e interior a fim de cadastrar os animais domésticos, como cães, gatos e outros.  Já foram feitas mais de seis mil visitas, e em 73% foram encontrados animais de estimação. Já cadastrados 7.108 cães e 2.253 gatos. Depois de concluído o trabalho, acontece a aplicação do chip numerado e características de cada animal.

O Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema), órgão vinculado à FAMURS, promove hoje e amanhã, na sede da Federação, o 19º Seminário do Consema. O objetivo da conferência é debater a inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal, com o intuito de facilitar a comercialização desses alimentos.     

Em Arroio do Meio está sendo implantando o Programa Municipal de Controle Biológico da Lagarta do Cartucho do Milho. Os produtores interessados em participar devem manifestar interesse junto ao escritório da Emater.

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Lajeado informa que o Café Colonial do Parque Histórico não abrirá na próxima sexta-feira, dia 28, no sábado e domingo, dias 29 e 30, respectivamente.       

O PP de Nova Bréscia está trabalhando visando as eleições de 2012. O prefeito Diógenes Laste, e seu vice Gilnei Cadore, devem concorrer à reeleição.
           
Na próxima sexta-feira, dia 28, às 20 horas e 30 minutos, acontece no Auditório Itália, do Centro Administrativo de Encantado, a apresentação da peça teatral “Quem pensa, não casa”, com os atores encantadenses, Ângela Reale e Daniel Burghardt. Os ingressos custam 10 reais. A promoção é do grupo Confraria Delas.

O vereador Paulo Adriano da Silva, o Paulo Tóri, presidente da Câmara de Lajeado, eleito pelo PDT e que migrou para o PPL, sofrendo por isto, a cassação de mandato, pela juíza eleitoral Carmen Barghouti, conseguiu reverter a situação. Os advogados do vereador entraram com agravo no Tribunal de Justiça, que decidiu pelo seu retorno à Câmara. Paulo Tóri deve permanecer no cargo até que o mérito da questão seja julgado. 
           
Os prefeitos do G-8 (Grupo de municípios emancipados de Lajeado) estiveram reunidos na última segunda-feira em Canudos do Vale, quando definiram detalhes da viagem a Brasília, que ocorre no início de novembro. Outro tema discutido foi a criação do roteiro turístico: “Rota da Agricultura Familiar”.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou ontem, por maioria de votos, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É a primeira vez que um tribunal superior analisa o assunto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas de mesmo sexo. A decisão que beneficia duas gaúchas não pode ser aplicada a outros casos, mas abre precedente para que tribunais de instâncias inferiores ou até mesmo cartórios adotem posição semelhante.  

A partir da criatividade do jovem agricultor, Fábio Ferreira Faleiro, 15 anos, de Venâncio Aires, está sendo testada pela primeira vez, uma máquina para colher folhas de fumo na lavoura. Ele expôs seu sonho ao amigo Cristian da Rosa Wilges e os dois passaram a trabalhar no projeto. Nos primeiros testes realizados o equipamento foi aprovado.

O Ceat (Colégio Evangélico Alberto Torres) recebe inscrições para a VIII Feira Exposição de Artes, Artesanato e Culinária até o dia 03 de novembro. Para participar, os interessados devem fazer contato com a secretaria da escola e ser familiares de alunos e professores da escola, ou ex-alunos do Ceat. A VIII Feira Exposição de Artes, Artesanato e Culinária será realizada no dia 15 de novembro, das 8h30 às 18h30 no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado.
           
A peça teatral “Deus Menino” será encenada mais uma vez em Coqueiro Baixo. Os ensaios, com atores somente do município, ocorrem nas noites de sábados, na sede do CRAS. A apresentação acontece em dezembro, em dia ainda a ser confirmado.
           
Os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Mato Leitão, em reunião extraordinária aprovaram a ampliação do complexo de Secagem e Armazenagem de Grão de Vila Arroio Bonito.

O prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto, e seu vice Jacir Zatt, visitaram algumas empresas que receberam incentivos da administração municipal. Entre elas a Ervateira de João Sabadin e Filhos e a Madeireira Ambiental de Rogério Fachinetto. O prefeito salienta que está empenhado em dar condições para que as empresas se fortaleçam e permaneçam no município, gerando emprego e renda e contribuindo com o crescimento da cidade.
           
A Câmara de Vereadores de Ilópolis, em Sessão Solene, prestou homenagem a todas as pessoas que integraram o poder legislativo, desde a primeira legislatura..

Previsto para a próxima 6ª-feira a realização do “Seminário Regional de Meliponicultura”, no Auditório Brasil do Centro Administrativo de Encantado. O evento iniciará às 09 horas, e serão apresentados temas técnicos de criação de abelhas sem ferrão. As inscrições podem ser efetuadas na Emater de Encantado.

Na sexta-feira à tarde, a equipe da Secretaria da Educação de Travesseiro estará reunida com a comissão organizadora da "Noite de Natal", que este ano acontecerá dia 17 de dezembro. O evento normalmente é realizado em frente a igreja matriz, e prevê apresentações artísticas, encenação do nascimento de Jesus, chegada do Papai Noel, show pirotécnico e reunião dançante.
           
A Secretaria de Obras de Travesseiro realiza na próxima sexta-feira, dia 28, o recolhimento do lixo sucata em todo o município. A equipe de coleta sairá do pavilhão da Secretaria de Obras a partir das 07 horas da manhã percorrendo todas as localidades.

Na próxima sexta-feira, dia 28, a Sala de Vacinas, do Posto de Saúde do Centro de Lajeado estará fechada. No dia 03 de novembro, após o feriadão, a sala voltará a funcionar em horário normal.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, feriado municipal pelo Dia da Reforma, terça-feira, dia 1º, e quarta-feira, dia 02 de novembro, feriado nacional de Finados, a CIC Teutônia não terá expediente. A entidade retorna às atividades normais na quinta-feira, dia 03 de novembro.

A 7ª Oktober Freund Fest de Roca Sales foi marcada pela grande participação do público. O evento, realizado no último fim de semana, dias 21, 22 e 23 de outubro, na Comunidade Evangélica, atingiu as expectativas da Comissão Organizadora e atraiu cerca de 20 mil visitantes à Cidade da Amizade. Além da gastronomia típica e das danças, música, baile, shows, apresentações, cultos, festival de canto e muito chopp animaram a Festa dos Amigos.

Nesta quinta-feira, dia 27, às 16 horas e 30 minutos, acontece na cidade de Encantado, o 4º sorteio da Promoção Força Premiada Sicredi. Serão sorteados três videogames Xbox.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Roca Sales inicia nesta quinta-feira, dia 27, a Oficina de Artigos Natalinos. As atividades acontecerão sempre nas quintas-feiras, das 14h às 16h30min. Maiores informações podem ser obtidas no CRAS.

O Grupo de Reeducação Alimentar e Controle de Peso de Roca Sales terá um encontro excepcional no dia 23 de novembro. A reunião ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e inicia às 15 horas e 45 minutos. Na oportunidade, serão realizadas diversas ações, como alongamento, dinâmicas, brincadeiras e atividades físicas.

A ATAPEL (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região) realiza encontro dos associados no núcleo de Bom Retiro do Sul, no sábado, dia 29, a partir das 10 horas. O evento ocorre na sede do Sindicato, no Bairro São Francisco. Ao meio-dia haverá almoço, sendo que para os associados da entidade não haverá custo. Na parte da tarde ocorre baile.

Em Lajeado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), promove nesta quinta-feira, dia 27, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorrerá no auditório do Prédio 3 da Univates, das 8h30min às 16h30min.
           
Hoje, às 13 horas, acontece em Venâncio Aires, o encontro de profissionais de saúde dos vales do Taquari e Rio Pardo. O tema do evento é a “Segurança do Paciente”. A promoção é da Comissão de Segurança do Paciente do Hospital São Sebastião Mártir.
           
O Sindicato dos Municipários de Encantado realiza jantar-baile sábado, dia 29, no salão da comunidade de Santo Agostinho.

A Associação Comercial e Industrial de Estrela realiza nesta quinta-feira, dia 27, visita técnica a empresa Rota Indústria Gráfica.
  
Em Teutônia, as entidades interessadas em incluir suas programações no Calendário de Eventos de 2012 deverão entrar em contato com a Secretaria de Cultura, até sexta-feira, dia 28.

A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realiza sessão ordinária hoje, com início ás 18 horas e 30 minutos. 

No dia 16 de novembro, em sessão especial da Câmara de Vereadores de Encantado, serão homenageadas empresas e entidades: Jornal Opinião, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Padaria Dal Pizzol pelos seus 40 anos de fundação; Tabacaria Encantado e CTG Giuseppe Garibaldi com 50 anos de atividades e a Rádio Encantado AM, que comemora 60 anos.

Em Fazenda Vilanova, os alunos interessados em receber o Auxílio Transporte referente ao segundo semestre deste ano, podem entrar em contato com a Secretaria da Educação.  O benefício é oferecido pela Administração Municipal para incentivar os munícipes a se aperfeiçoarem em cursos universitários e técnicos.

Nenhum comentário: