Notícias Vale do Taquari - 25 de outubro

Notícias Vale do Taquari - 25 de outubro

A administração municipal de Lajeado realiza audiência pública nesta quarta-feira, dia 26, para discussão da proposta da Lei Orçamentária Anual de2012. A audiência será realizada no Salão de Eventos do Centro Administrativo, a partir das 10 horas.

A Câmara de Vereadores de Muçum realiza sessão ordinária hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos

A Secretaria da Assistência Social de Anta Gorda, em parceria com a Emater, realizou um encontro com o tema “Alimentação Saudável”. A atividade, que reuniu integrantes do Grupo da Melhor Idade, Clubes de Mães e Grupos de Mulheres, foi realizada no Ginásio São Carlos, no centro da cidade.

O município de Doutor Ricardo desenvolve desde o início do ano o projeto de ajardinamento das moradias. Foram entregues mudas de flores e as famílias recebem orientações sobre o desenvolvimento das plantas ornamentais, com o objetivo de melhorar o visual da cidade.
           
Em Fazenda Vilanova, o ex-secretário de Obras, Renato Wermann, migrou do PP para o PDT e confirmou ter a pretensão de concorrer a prefeito ou vice, nas eleições de 2012.
           
Realizada na tarde de domingo no Santuário São Paulo Apóstolo de Ilópolis, a homenagem anual ao padroeiro da cidade. Antes da missa foi realizada uma peregrinação liderada pelo padre Eleutério Orsolim, e pelo bispo Emérito Dom Sinésio Bohn.
           
Devido ao Dia do Funcionário Público, diversas prefeituras da região já decretaram Ponto Facultativo para a próxima 6ª-feira, dia 28. Estão nesta situação os municípios de Travesseiro, Arvorezinha, Ilópolis, Anta Gorda, Dois Lajeados, Taquari e Tabaí.

Na programação da 15ª Semana da Câmara de Vereadores Encantado, está agendado para o dia 14 de novembro, uma Sessão Solene, para homenagear empresas, entidades e cidadãos encantadenses. A Semana da Câmara celebra os 95 anos de existência do poder legislativo municipal.

Cerca de uma tonelada de lixo eletrônico deixou de ser despejada no meio ambiente graças à Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo, promovida pelo Sistema Fecomércio com apoio do Departamento de Meio Ambiente de Encantado. Durante um mês, empresas e pessoas da comunidade demonstraram preocupação com a natureza ao entregar para a reciclagem baterias de celulares, computadores e assessórios que não estavam mais em uso. O recolhimento do material ocorreu quinta-feira, junto ao Centro Administrativo.
           
Encerra na próxima segunda-feira, dia 31, o prazo para as pessoas que foram atingidas pela enchente de julho, sacarem o FGTS. Para liberar o Fundo de Garantia, estas pessoas deverão apresentar o comprovante de residência, carteira de trabalho, CPF e RG. Na falta destes documentos, o titular da conta poderá apresentar uma declaração fornecida pela Defesa Civil de sua cidade.
           
Osvaldo Machado, o “Vadico” (PP), prefeito por duas vezes em Tabaí, deve ser candidato a prefeito novamente em 2012. O atual prefeito, Arsênio Cardoso (DEM), está no segundo mandato e não pode concorrer a reeleição, mas o seu partido está com uma lista de pelo menos três pré-candidatos.
           
Considerada a maior e mais tradicional festa religiosa da região dos Vales, a Festa de São Sebastião Mártir em Venâncio Aires chega a sua edição de número 136, sem interrupção e acontece nos dias 19 e 20 de janeiro de 2012.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado encerra sexta-feira, dia 28, às 14 horas, o prazo para entrega de ofícios referentes à inclusão de eventos no Calendário de Eventos de 2012. De acordo com o secretário da pasta, Gerson Teixeira, o próximo calendário será anual e não mais semestral.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas realizou assembléia para escolha da nova diretoria. O reitor da Univates, Ney Lazzari, foi reeleito presidente da entidade.

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, uma comitiva do Vale do Taquari participou da Feira das Américas e 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, eventos realizados no Rio de Janeiro. A comitiva da região foi liderada pelo presidente da Amturvales, Vanildo Roman.
   
Em Lajeado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), promove na próxima quinta-feira, dia 27, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorrerá no auditório do Prédio 3 da Univates, das 8h30min às 16h30min.
           
O município de Encantado recebeu máquinas cedidas pela Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano para ajudar em trabalhos nas estradas do município. O maquinário cedido é um rolo compactador, três caminhões caçamba e uma motoniveladora. Cada equipamento fará 240 horas de trabalho. O valor do convênio entre Estado e empresa contratada para a realização dos trabalhos é de R$ 180 mil.
           
Mais de 300 toneladas de cinzas para correção da acidez de solo foram entregues para um grupo de 20 produtores rurais em Arroio do Meio, nos últimos dois meses. O engenheiro agrônomo da Emater, André Müller, explica que a cinza tem a função de equilibrar a acidez do solo e oferece vantagens em relação ao calcário, por não ser tóxica e possuir muitos micronutrientes, essenciais para o bom desenvolvimento da plantação.

A Univates promove no dia 09 de novembro, a palestra “Atualização em Bandagens Funcionais”, ministrada pelo fisioterapeuta Gustavo Portela. A atividade, promovida pelo Curso de Fisioterapia, ocorre no auditório do Prédio 16, a partir das 8h30min. A atividade é gratuita e voltada a profissionais e acadêmicos do Curso de Fisioterapia. Inscrições podem ser efetuadas até o dia do evento.

Amanhã, às 13 horas, acontece em Venâncio Aires, o encontro de profissionais de saúde dos vales do Taquari e Rio Pardo. O tema do evento é a “Segurança do Paciente”. A promoção é da Comissão de Segurança do Paciente do Hospital São Sebastião Mártir.
           
A equipe do projeto Saúde na Comunidade, da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado, esteve no salão comunitário da Linha Pinheirinho, no último sábado (22). Na ocasião foram realizados 22 testes de glicose, 23 verificações de pressão arterial, 10 orientações de saúde bucal e 07 pré-câncer, além da confecção e entrega do Cartão SUS. O próximo Saúde na Comunidade será no Bairro Navegantes, dia 19 de novembro.

O Conselho de Tráfego do Daer aprovou o Plano Praia 2011/12, para atender veranistas que se deslocam do Interior para os litorais Norte e Sul do RS, além da orla da Lagoa dos Patos. O programa terá início dia 16 de dezembro e se estenderá até 12 de março de 2012. O plano autorizou serviços adicionais em 200 linhas temporárias ou concedidas de ônibus, com cerca de mil horários.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teutônia promove nesta quarta-feira, dia 26, a 6ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. O evento inicia às 13 horas, no Grêmio Recreativo Canabarrense.

No período de 11 a 13 de novembro, acontece na Praça Itália, em Ilópolis, a 5ª Turismate – Festa da Erva-Mate. A comissão organizadora tem a expectativa de reunir 25 mil pessoas, nos três dias do evento. A promoção do evento é da administração municipal e da Associação Comercial e Industrial de Ilópolis.

O Coral São Carlos de Jacarezinho participa domingo, dia 30, do Encontro de Coros, da cidade de Panambi.

A Associação Comercial e Industrial de Estrela realiza na próxima quinta-feira, dia 27, visita técnica a empresa Rota Indústria Gráfica. Os interessados em participar devem confirmar presença ainda hoje.

O escritório da Emater de Travesseiro está aceitando inscrições de interessados em participar sexta-feira, dia 28, do Seminário Regional de Melipolinicultura. O evento acontece das 09 às 17 horas, no Auditório Brasil, da Prefeitura de Encantado. O seminário falará sobre a criação de abelhas sem ferrão. As inscrições são gratuitas.
                       
O professor Adroaldo Lamaison profere palestra hoje a noite na cidade de Arroio do Meio. O palestrante abordará o tema: “Motivação, Vendas e Liderança”. A promoção é da CDL de Arroio do Meio.

O Sicredi traz para a região no mês de novembro o espetáculo “Nos 30 anos do Sicredi Região dos Vales, mais de 30 histórias do Radicci”, com o humorista e chargista Iotti. Os eventos acontecerão em Encantado (16), Guaporé (17), Arroio do Meio (23) e Anta Gorda (24), sempre a partir das 20 horas. As bilheterias arrecadadas nos eventos serão revertidas para entidades beneficentes da região. Os ingressos são limitados e estão sendo vendidos somente antecipados, nas unidades de atendimento do Sicredi. Os ingressos normais custam 20 reais; para associados a 12 reais; e, para quem adquirir com o Cartão Sicredi o valor é de 8 reais.

A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza sessão ordinária hoje, com início ás 17 horas. Dois projetos estão na pauta do dia.

Nenhum comentário: