Notícias Vale do Taquari - 26 de julho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 26 de julho de 2012

No último sábado foi realizada mais uma etapa de doação de sangue na Unidade Sanitária de Capitão. A coleta foi realizada pela equipe do Hemovale e 24 doadores compareceram, sendo 20 aptos para doar.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado abriu as inscrições para oficinas de capoeira. As aulas são gratuitas e acontecerão a partir de 09 de agosto, sempre às quintas-feiras, pela manhã, das 10 às 11 horas e à tarde, das 15 às 16 horas. O instrutor será o Mestre Karkará e a oficina será ministrada na Casa de Cultura de Lajeado. Os interessados podem se inscrever na Casa de Cultura.

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas no sorteio desta quarta-feira da Mega Sena. Com o prêmio acumulado, a loteria pode pagar R$ 33 milhões no próximo sábado. Os números sorteados foram: 06 - 19 - 26 - 47 - 50 – 58.

O poder legislativo de Marques de Souza tem sessão hoje, a partir das 18 horas. Já às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.

O STR  de  Garibaldi atende hoje todo o dia na Câmara de Vereadores de Coronel Pilar, para a atualização do Cadastro Vínícola obrigatório, da safra 2012. Nesta quinta-feira devem comparecer os moradores das linhas Pompéia, São Cristóvão e Santana.
       
O presidente da Fiergs, Heitor José Müller,  vai palestrar hoje  ao meio dia, para os empresários de Teutônia,  abordando o tema: “O desafio da competitividade no Rio Grande do Sul”. O evento acontece no Grêmio Cultural Teutoniense.    
        
O acordo firmado entre as coordenações das três frentes políticas que disputam as eleições municipais de Roca Sales, com a Rádio Encantado – AM 1580, viabiliza a comunidade rocasalense e regional, conhecer as propostas dos candidatos a prefeito e vice. Na terça-feira foi entrevistado Nélio Vuaden e o seu vice Eloí Machado dos Santos. Hoje, às 8 horas, será a oportunidade de Fabiane Canépelle e seu candidato a vice, Marcos Bonzani. Am,anhã, no mesmo horário a entrevista será com Amilton Fontana e seu vice Rogério da Silva.
        
A Associação Comercial e Industrial de Encantado apresentará nesta quinta-feira, dia 26, às 18 horas e 30 minutos, na sede da entidade, o balanço da Suinofest 2012.
        
Abertas até  amanhã, as inscrições para o cadastro de contratações emergenciais para servidores nas escolas estaduais, nas funções de Agente Educacional, áreas de manutenção, alimentação e administrativa, e de agente especial que fale a língua Kaingang, esta vaga somente para Lajeado. A inscrição deve ser feita pelo site www.educacao.rs.gov.br. Maoores informações na 3a CRE, em Estrela.
        
Um trajeto de 260 metros da estrada que liga o Bairro Cidade Baixa com o centro de Paverama está sendo asfaltado. O investimento é de 450 mil reais, com recursos da administração municipal e de uma emenda parlamentar. A obra deve estar concluía até setembro.
       
Está sendo preparado para domingo, dia 29, um mutirão comunitário em Cruzeiro do Sul, para a limpeza da Casa do Morro, um dos pontos turísticos da cidade e região, que foi abandonado nos últimos anos. O prédio foi construído há 140 anos.
       
A Rota Turística da Erva-Mate, na região Alta do Vale do Taquari, recebeu nos dias 18 e 19 de julho, a visita de estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo do Senac e a intercambista Gabriella Caldarola, vinda da Itália. 
        
A Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires encaminha uma parceria com um abatedouro de peixe do município de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. A principal dificuldade dos piscicultores é encontrar mercado para os peixes com mais de dois quilos, e a industrialização pode ser a solução. Uma reunião no dia 03 de agosto, deve definir a parceria.
           
Josiane Einloft, na função de secretária e coordenadora de Jovens da Fetag, coordenou recentemente a 3ª edição da Marcha Estadual da Juventude Rural, reunindo mais de mil jovens. Na oportunidade foi entregue ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a lista das propostas levantadas na mobilização.
           
Os estudantes que ficaram na lista de espera para bolsas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram a ser chamados. As chamadas deixam de ser do Ministério da Educação e passaram a ser feitas diretamente pelas instituições de ensino. O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste processo seletivo foram oferecidas 30 mil vagas em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais.
          
Inicia nesta sexta-feira, dia 27, em Venâncio Aires, a 35ª Festa do Colono. No primeiro dia do evento, que prossegue até domingo, dia 29, acontece o Sarau Cultural, em Linha Teresinha.
           
A Secretaria de Educação e Cultura de Ilópolis organiza em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social  a Feira do Livro 2012. O evento acontece nos dias 15,16 e 17 de agosto, nas dependências do Ginásio Municipal Girolamo Sanson. 
           
A Univates está com inscrições abertas para interessados em realizar o curso gratuito “Aprendizagem – Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência”. O objetivo é proporcionar a deficientes da região oportunidades no mercado de trabalho. O curso inicia no dia 20 de agosto e é gratuito. Podem participar jovens que tenham a partir de 14 anos.
       
O presidente da Fetag, Elton Weber, participou nesta semana do encontro no Palácio Piratini, enfocando o tema "Desafios para o Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul". Presentes o governador Tarso Genro, vários secretários estaduais e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.Weber entregou as demandas e sugestões da agricultura familiar gaúcha.

Pelo segundo ano consecutivo, o Moto Grupo Encantado realizou uma campanha para recolher agasalhos e calçados em prol das famílias que necessitam de ajuda. Integrantes do grupo realizaram nesta semana a entrega para a Secretaria Municipal de Assistência Social, que repassará as doações às famílias. Outra ação do grupo foi a distribuição de adesivos sobre educação e segurança no trânsito, com o tema “Adoro minha moto, mas Amo minha vida”.

Os professores das redes municipal e estadual de Capitão, juntamente com os professores da rede municipal de Travesseiro, participaram na segunda-feira, 23 de julho, de mais uma etapa do curso de Formação Continuada, que já vem acontecendo desde o início do ano, com objetivo de acrescentar conhecimentos aos educadores através de cursos e palestras. O evento foi realizado no pátio interno da EMEI Mundo Criança, em Capitão.

Coordenadores do curso de graduação e mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul participam na próxima sexta-feira, dia 27, às 19 horas, da reunião do G8, no Centro Administrativo em Santa Clara do Sul. Na ocasião, será feita a apresentação do projeto turístico Trilhas e Memórias. O G-8 busca parceria com a universidade para a concretização do projeto.
        
Encerram nesta sexta-feira, dia 27, as inscrições para o cadastro de contratações emergenciais para servidores nas escolas estaduais, nas funções de Agente Educacional, áreas de manutenção, alimentação e administrativa, e de agente especial que fale a língua Kaingang, vaga para Lajeado. O edital pode ser encontrado no site www.educacao.rs.gov.br, e as inscrições devem ser efetuadas na 3ª CRE. Existem vagas para diversas cidades da região.
       
A  Uergs inscreve até esta sexta-feira, dia 27, estudantes que  possuem dificuldades em se manter, para receber auxílio financeiro. Estas inscrições devem ser feitas nas secretarias dos polos regionais, como é o caso da cidade de Encantado. Quem se enquadrar no programa receberá R$250 reais por mês para o transporte e alimentação.
       
Acontece nesta sexta-feira, dia 27, em Veranópolis, mais uma reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O encontro começa às 9h30min, na Casa de Cultura.

Nenhum comentário: