Notícias Vale do Taquari - 19 de julho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 19 de julho de 2012

Encerra hoje o prazo para requerer na Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o credenciamento para o fornecimento de produtos para a alimentação escolar, para o segundo semestre deste ano. Podem se credenciar grupos formais e informais de agricultores que atuam em regime de economia familiar rural.      

Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Já às 18 horas e 30 minutos, ocorre sessão do poder legislativo de Teutônia.  
        
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum realiza hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, uma palestra com o médico Luís Henrique Sandri, que abordará o tema “Câncer Uterino”.

Hoje, às 13 horas e 30 minutos, no Santuário em Doutor Ricardo, a Secretaria da Assistência Social reúne as mulheres de todas as moradoras de linhas Guabiroba, Rio Bonito e Santa Lúcia. Todas devem levar tesoura e agulha para a confecção de artesanato.
        
Às 19 horas desta quinta-feira os taxistas de Estrela reúnem-se na Câmara de Vereadores, para concluir a formatação dos estatutos de sua entidade classista, que está em fase de criação. 
        
Domingo, dia 22, acontece na Igreja São Martinho, em Palanque, o 3o Encontro de Corais. O evento inicia às 14 horas, e, é uma promoção da Associação de Corais de Venâncio Aires, em homenagem aos colonos e motoristas. Estão confirmados sete corais de Venâncio Aires e um de Mato Leitão.
         
O STR de Vespasiano Corrêa está organizando uma excursão para Expointer. Os interessados deverão fazer a inscrição até dia 10 de agosto, apresentando a carteira de identidade ou CPF. A viagem está marcada para dia 31 de agosto, com saída prevista para às 07 horas.
       
Uma comitiva de 26 pessoas do CTG Porteira da Amizade de Relvado embarcou terça-feira para a Europa onde fará uma turnê de três semanas. Em Portugal, os tradicionalistas se apresentarão em diversos eventos, inclusive no Festival Internacional do Folclore de Alfarelos.
       
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza no dia 14 de agosto, a partir das 15 horas, o tradicional "Café Colonial". O evento acontece no Salão Paroquial, e as fichas custam 15 reais. A expectativa é de que 600 pessoas participem do evento.

A Secretaria da Saúde de Capitão realiza sábado, dia 21, mais uma etapa da campanha de doação de sangue. Os interessados em doar devem comparecer no Centro de Saúde, no período das 08 às 11 horas.
          
No sábado, dia 21, a partir das 09 horas, será realizada na Praça da Bandeira de Encantado, a primeira Quermesse do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi. Entre as atrações: música gauchesca, brechó e alimentos e bebidas típicas das festas juninas.
       
A Prefeitura de Itapuca contratou um médico, de forma emergencial, por um período de 30 dias. A administração municipal está com dificuldades para realizar a contratação de um médico, por falta de interesse de profissionais de atuarem na cidade.  
       
A administração municipal de Arvorezinha adquiriu um automóvel para Secretaria da Saúde. O investimento foi de 34 mil reais.
       
A construção do prédio onde funcionará a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Venâncio Aires, deve ficar pronta até o final do ano. Enquanto isso, o governo municipal trabalha na compra de equipamentos e na formação da equipe que trabalhará no local. Para implantação da UPA, o Governo do Estado deve auxiliar com uma verba de 350 mil reais.
  
Em sessão, com duração de apenas 30 minutos, a Câmara de Vereadores de Arroio do Meio aprovou três projetos de lei, com destaque para a desapropriação de um terreno anexo a Escola Bela Vista, que deve ser ampliada. Na Tribuna, apenas dois vereadores se manifestaram.
        
O Hospital Leonilda Brunet de Ilópolis, através da assistente social, Edenir Lottermann, está estruturando um grupo de pessoas interessadas em parar de fumar.  A orientação e o apoio psicológico será gratuito, e o interessado deve contar com a participação de um familiar ou amigo não fumante.
       
No dia 25 de agosto acontece em Anta Gorda prepara, o Encontro Municipal dos Aposentados. A programação inicia às 10 horas, na Igreja São Carlos, com missa em dialeto vêneto, e depois seguem os festejos no Ginásio Municipal.    
       
A direção do Hospital Bruno Born de Lajeado aguarda da Vigilância Sanitária estadual, a liberação do projeto de ampliação do bloco cirúrgico. O investimento será de R$ 2,5 milhões para a construção de oito salas. Atualmente são realizados até 900 procedimentos no bloco, onde trabalham 60 médicos, mas cerca de 500 pacientes estão na fila de espera. A expectativa é de que a obra inicie em agosto e seja concluída até março de 2013.
           
Na cidade de Encantado o trecho da Rua Miguel Luiz Pretto, entre as ruas Júlio de Castilhos e Monsenhor Scalabrini – quadra da Praça da Bandeira – passa a ter sentido único a partir desta semana. Com a mudança, fica proibida a conversão à esquerda para os motoristas que trafegarem na Monsenhor Scalabrini.

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado realizará um evento de encerramento dos grupos que se utilizam do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos. A programação será realizada terça-feira, dia 24, às 14 horas, no Unicshopping, contando com a participação de crianças e adolescentes que frequentaram atividades de grupo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social no primeiro semestre deste ano.

O Ministério da Saúde deve enviar mais 200 mil doses da vacina contra a Gripe A para o Rio Grande do Sul. A distribuição será técnica e priorizará as áreas com maior circulação viral. O Estado conta hoje somente com as doses de reforço destinadas às crianças entre seis meses e dois anos. Ainda não há data prevista para a chegada das vacinas, mas ainda faltam ser vacinadas 8 milhões de pessoas.

Em Capitão foi realizado esta semana mais um encontro do Grupo Prevenindo a Saúde, na sala de reuniões da Unidade Sanitária, com a presença da Educadora Física Veridiana Frigieri, que falou sobre a importância da atividade física e de uma alimentação saudável para a prevenção e controle de doenças como: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, triglicerídeos elevados, obesidade, dentre outras.

A Assistente Social do CRAS de Capitão, Fernanda Bazanella Tombini, participa hoje do Seminário realizado pelo Coegemas, no Auditório Itália em Encantado, com o tema “O SUAS: Uma realidade em Construção”. No encontro que acontece durante todo o dia, também serão discutidas políticas de Assistência Social com crianças, adolescentes e suas famílias.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado apresentará na próxima terça-feira, dia 24, às 19 horas, na sede da entidade, o balanço da Suinofest 2012. O objetivo é divulgar os números finais do maior evento gastronômico do município.

A Mega-Sena acumulou no sorteio desta quarta-feira. Nenhum apostador acertou as dezenas 18, 29, 31, 42, 43, 53 sorteadas no concurso 1.407. Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o prêmio do sorteio de sábado, dia 21, deve ser de R$ 11 milhões.

Com o objetivo de orientar às pessoas a maneira correta de guardar os medicamentos em casa, a Farmácia Escola de Lajeado irá promover, no dia 25 de julho, a Oficina de Farmácia Caseira. A ser ministrada por acadêmicos do curso de Farmácia da Univates, a oficina será realizada em dois turnos, com 10 vagas disponíveis para cada um deles. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Farmácia Escola, situada na Rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado.

Dia 26, quinta-feira, à tarde, a partir das 13h30min, não haverá atendimento ao público, pois será feito o inventário dos medicamentos na Farmácia Escola. Durante o resto do período as portas permanecerão fechadas, retornando o atendimento normal na sexta-feira (27). A informação serve para todos os usuários, principalmente os de medicação controlada.

Em alusão ao Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado realiza hoje, ás 14 horas, um evento com as famílias atendidas no Centro de Referência de Assistência Social. O encontro oorre no Jardim Botânico.

Nesta sexta-feira, dia 20, às 13 horas e 30 minutos, acontece em Anta Gorda, a solenidade de entrega dos certificados  para pessoas dos municípios do G-10 da Região Alta do Vale. O treinamento foi promovido pela Amturvales e  G-10, em parceria com a Faculdade La Salle de Estrela. Participaram representantes de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

Nenhum comentário: