Notícias Vale do Taquari - 25 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 25 de novembro
O prefeito de Capitão, César Beneduzzi, retornou ontem de Brasília onde acompanhou a mobilização no Senado que apreciou o projeto do Código Florestal e trabalhou junto a deputados sobre a proposta de distribuição dos Royaties do Pré-sal. Beneduzzi também encaminhou projetos, para
           
Ocorre hoje, às 14 horas, em Arroio do Meio, a terceira edição de Seminário do Leite.Vai ser no auditório do Colégio Bom Jesus e na pauta, produção do leite na agricultura familiar, expectativa para o setor leiteiro no município e entrega de 54 certificados a propriedades de Arroio do Meio, como livres de tuberculose e brucelose. 
           
A Secretaria de Educação e Cultura e o Coral Municipal de Colinas realizam no dia 03 de dezembro, o 10° Encontro de Corais Especiais. A apresentação ocorre na Igreja Evangélica, a partir das 20 horas e 30 minutos. Além dos corais de Colinas, estão confirmadas as participações de corais de Venâncio Aires, Teutônia, Arroio do Meio e Muçum.
           
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Fazenda Vilanova está com inscrições abertas para o curso Análise de Planejamento Financeiro. O curso acontece na próxima semana, sem custos para os interessados.
                       
Estão abertas na Prefeitura de Imigrante, as inscrições para o concurso público, com vagas nas áreas de educação, saúde e fiscalização. Para professor, são quatro vagas,  sendo duas  para Educação Física, uma para Geografia e outra para Português/Alemão. As outras vagas são para Farmacêutico e Fiscal. A taxa de inscrição varia de 50 a 80 reais, e, encerra domingo, dia 27.
           
Nas manifestações dos universitários da Univates, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Carlos Augusto Portela, afirmou que os estudantes podem aceitar no máximo 5% de aumento nas mensalidades, mas a proposta em fase de elaboração na reitoria, é de 7,2% de reajuste. De acordo com o pró-reitor, Oto Moerschbaecher, o orçamento para 2012 ainda está em fase de elaboração.
           
A comunidade encantadense e regional está mobilizada para nesta 6ª-feira, participar de um evento social beneficente. Será no Clube Comercial e a receita destinada para a APAE de Encantado que está completando 40 anos de atividades e acolhe deficientes de diversas cidades .
           
A administração municipal de Teutônia realiza hoje, às 18 horas, o ato de entrega de obras de pavimentação e recapeamento de diversas ruas da cidade. Na oportunidade o prefeito Renato Altmann anunciará a ampliação do trabalho oferecido pelo Programa da Estratégia Saúde da Família.
           
A Câmara de Vereadores de Imigrante já tem chapa para a mesa Diretora em 2012. O presidente deve ser Ronald Werkhhusen (PT), com Osmildo Daumling (PMDB), na vice-presidência e Henrique Hosrst (PP) para secretário.
        
A bancada de vereadores do PDT de Nova Bréscia encaminhou pedido de informações detalhadas, sobre o repasse de verbas da Prefeitura para o Hospital São João Batista. O requerimento foi aprovado em plenário na sessão do legislativo desta semana.
           
O Partido Verde de Arroio do Meio, liderado por Lúcio Bersch, realiza reunião na noite de hoje, para avaliar a situação da agremiação partidária na cidade e região.
           
Em reunião realizada ontem, a Secretaria de Administração e o Conselho Municipal de Trânsito de Encantado, avaliaram o pedido encaminhado por 51 lojistas através da CDL, para postergar até janeiro, a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago. A decisão foi de manter a implantação do sistema para o dia 05 de dezembro, com o argumento de que visa disciplinar o trânsito no centro da cidade.
           
Com a proposta de arrecadar alimentos para o projeto Natal sem Fome, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado, Parceiros Voluntários e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a Univates engajou-se como apoiadora da ação. Na Instituição, os pontos de coleta de alimentos estão instalados no hall dos prédios 1, 9 e 11, na Biblioteca e no Setor de Atendimento ao Aluno. Nas caixas coletoras da Univates também podem ser doados brinquedos. Os alimentos serão repassados para 80 entidades carentes dos vales do Taquari e Rio Pardo.

O Tribunal de Contas do Estado realiza dia 05 de dezembro o seminário "Acesso à Informação Pública e Transparência", com a participação de especialistas e jornalistas debatedores. O evento tem por objetivo debater o conteúdo e as repercussões da nova Lei de Acesso à Informação Pública.

O encerramento do Projeto Pratas da Casa promove, na próxima quarta-feira, dia 30, às 21 horas, no auditório do Prédio 7 da Univates, a apresentação da Banda Luauê. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc e repassado a entidades carentes cadastradas no programa.

No dia 22 de dezembro, às 21 horas, acontece o Natal na Univates, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Além de músicas natalinas, o repertório é composto por música popular. O evento será realizado na Avenida Avelino Tallini, próximo ao Prédio 11 da Univates. A entrada é gratuita e a organização do evento solicita que as pessoas levem cadeira.

Em Roca Sales, para finalizar as atividades deste ano, já está programado a festa de encerramento das atividades do Grupo “Viver Bem a 3ª Idade”. O encontro ocorre no dia 06 de dezembro, às 13 horas e 30 minutos, no Ginásio do Centro Social Urbano. No dia haverá baile, diversão e um delicioso lanche. Os encontros de 2011 foram realizados pela Administração Municipal, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PC do B), se reuniu ontem com o presidente estadual do PSD, deputado Danrlei de Deus Hinterholz. Esta foi a segunda reunião entre representantes dos dois partidos visando ás eleições do ano que vem.  A deputada Manuela não descartou uma possível aliança entre PC do B e PSD. O presidente estadual do PC do B, Raul Carrion, também participou do encontro.

A programação natalina de Encantado contará com diversas atrações culturais. No dia 18 de dezembro, se apresenta pela primeira vez na cidade, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A apresentação ocorre a partir das 20 horas e 30 minutos, na Igreja Matriz São Pedro.  A regência é do maestro Manfredo Schmiedt e haverá a participação da soprano Elisa Machado. O evento é uma promoção da Administração Municipal e integra a programação do Natal Mais Encantado.

Na cidade de Encantado moradores das ruas que não estavam incluídas no primeiro relatório de Avaliação de Danos, feito pela Defesa Civil, referente à enchente de julho deste ano, podem procurar a Secretaria de Assistência Social a partir da próxima segunda-feira, dia 28. O município obteve mais uma conquista inédita e pioneira no Brasil, nesta semana, a publicação da Portaria 445/2011, pela Defesa Civil Nacional, que inclui novas áreas não contempladas.

A Prefeitura de Lajeado realiza de 28 a 30 de novembro, o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação emergencial para o emprego de Agente Comunitário de Saúde para os bairros Igrejinha e Olarias, com remuneração mensal de R$ 670,00. Os candidatos devem residir na área de atuação e portar, no ato da inscrição, uma cópia da Carteira de Identidade e do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

O consultor de investimentos do Banco Geração Futuro, Marcelo Machado Ketzer, foi o palestrante ontem do Almoço Empresarial, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), no Clube Comercial. O especialista em mercado de capitais iniciou sua apresentação falando sobre as incertezas das economias europeia e chinesa e seus reflexos na economia mundial. Em seguida, apresentou um panorama sobre investimentos no Brasil, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), desemprego e cenários de crise.

Preocupado com greve dos trabalhadores em educação o deputado Edegar Pretto (PT), esteve reunido ontem com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. O parlamentar se colocou à disposição para ajudar na construção de caminhos que viabilizem o fim da greve do magistério. O chefe da Casa Civil manifestou preocupação e informou que o Governo do Estado estuda alternativas para resolver o impasse.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança de Travesseiro participam hoje da II Noite do Pijama. Os alunos irão dormir nas dependências da Escola, acompanhados das monitoras, e, farão o Passeio do Cedelinho, em Lajeado.
           
O Departamento da Assistência Social de Travesseiro alerta as famílias que estão cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal que todas devem manter em dia a avaliação nutricional feita no Posto de Saúde da Sede.

O ex-deputado estadual Marquinho Lang (DEM) ingressou ontem, com um pedido para que o Ministério Público (MP) investigue uma possível infidelidade partidária do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD). Segundo o ex-parlamentar, o deputado saiu do PTB e se filiou ao PSD, mas não foi um dos fundadores da agremiação.

O setor de Vigilância Epidemiológica de Capitão fez nesta semana a entrega aos colaboradores do BTI para as 3ª e 4ª etapas de aplicação que ocorrem nos dias  26 de novembro, 12 e 27 de dezembro, 11 e 26 de janeiro e 10 de fevereiro. O produto é utilizado no combate ao mosquito borrachudo.

Em Anta Gorda, neste sábado, dia 26, serão escolhidas as soberanas da FestLeite. O evento ocorre no ginásio de esportes São Carlos, a partir das 21 horas e 45 minutos, com a participação de 21 candidatas. Os munícipes também podem participar da escolha, votando através do site da Prefeitura.  
           
A APAE de Encantado realiza hoje um Jantar Dançante, no Clube Comercial. A programação inicia às 21 horas. O evento faz parte das comemorações dos 40 anos da entidade.
           
Hoje ocorre mais uma visita a Clínica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado, organizada pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social de Travesseiro. A saída de Travesseiro, em frente ao Cras, está marcada para às 19 horas.

Em Muçum está definido o horário de funcionamento do comércio para o final de ano. De 19 a 23 de dezembro, as lojas estarão abertas até às 20 horas. Nos sábados dias 03, 10, 17, 24 e 31 de dezembro, o atendimento ocorre até às 17 horas. No domingo, 18 de dezembro, terá expediente no comércio das 17 às 20 horas e 30 minutos.
  
A Secretaria da Agricultura de Encantado está realizando um roteiro de recolhimento de lixo seco nas comunidades do interior. Na segunda-feira, dia 28, será na Linha Jacarezinho, Auxiliadora, São Luiz e São Roque.

No próximo domingo, dia 27, acontece no Parque dos Dick, o primeiro sorteio da promoção Lajeado Brilha 2011. Na oportunidade serão sorteados três vales-compras, no valor de 1 mil reais cada. Também está prevista para ocasião, a “Chegada do Papai Noel”. A programação inicia às 19 horas. Para concorrer basta comprar em um dos mais de 150 estabelecimentos comerciais participantes do Lajeado Brilha.

Neste sábado, dia 26, ocorre a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Teutônia. A iniciativa é do Ponto de Atendimento do Sebrae em parceria com a Emater, STR, CIC e Prefeitura, sob orientação do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa). A programação inicia às 9 horas no Centro Administrativo. 

Neste sábado, dia 26, o município de Lajeado será sede do IV Torneio Intersindical Estadual dos Trabalhadores da Saúde, organizado pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do RS. Para o evento, que será realizado no Parque do Imigrante, estão sendo esperados representantes dos 25 Sindisaúdes do Estado, que competirão nas modalidades de futebol e vôlei.

A Societá Italiana Fiori Dei Piani de Estrela realiza assembléia hoje a noite para eleição da nova diretoria para o biênio 2012-2013.

Hoje o humorista Willmutt realiza show em Estrela. O evento inicia às 20 horas e 30 minutos, na sede social da Sociedade Rio Branco.

Neste sábado, dia 26, acontece no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o evento Garota UAME 2012. Doze candidatas estão inscritas para o concurso. A promoção é da União das Associações de Moradores de Estrela.

O Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom VT), com sede em Lajeado, realiza segunda-feira, dia 28, às 18h30min, assembleia geral. Na ocasião, ocorre a eleição de diretoria para o biênio 2012/2013. O processo tem uma única chapa inscrita, a qual é liderada por Paulo Roberto Portz, candidato à reeleição.

Está agendada para o dia 08 de dezembro a reunião para a organização do Calendário de Eventos de Capitão. O encontro acontecerá no espaço da Assistência Social, localizado no Clube Sete de Setembro, a partir das 20 horas. Todas as entidades do município devem encaminhar representantes.

Nenhum comentário: