Colégio Martin Luther de Estrela





Colégio Martin Luther

O Colégio Martin Luther foi criado em 1904, após organização da comunidade para criar uma instituição com proposta evangélica.

Entre os pioneiros estavam Júlio Diehl, Luiz Dexheimer, Frederico Poeckel, e Paul Henneberg que foi o primeiro professor.

A partir de 1912 a escola teve como diretor e professor Ernest Dietschi, que ao longo de 39 anos enfrentando dificuldades de toda ordem. Dietschi ficou a frente da instituição até 1951.

Em 1949 foi fundada a Sociedade Evangélica Educacional de Estrela, sob a coordenação de Ito Snel, médico local, que abraçou a idéia de construção de um ginásio de caráter evangélico, para a sede de Estrela, e um prédio correspondente às necessidades de um curso ginasial.

Com a modernização do educandário, no ano de 1951 mudou o nome da instituição de Escola Paroquial Evangélica para Colégio Martin Luther.

A criação da Sociedade Evangélica Educacional de Estrela culminou com a criação do Curso Ginasial, 1952, ponto de partida para a consolidação de um espaço definitivo e importante no quadro educacional estrelense, com alcance regional.

O processo de construção do prédio no Bairro Oriental foi organizado a partir dos trabalhos de várias comissões. Foram vários anos de luta para concretizar o projeto arquitetônico e manter os cursos.

Ainda na década de 50 iniciou o Curso Normal ou curso de Formação de Professores Primários, naquele momento muito valorizado. Foi nesta época que a Escola criou o internato com o objetivo de possibilitar a continuação de estudos a alunos de municípios distantes.

Em 1963 iniciou o Curso de Auxiliar de Escritório e também obteve autorização para o funcionamento do Curso Colegial Científico.

Durante a década de 90 o Colégio redimensionou seu papel social, começando a criar e investir em Cursos Técnicos. Foram criados os cursos pós Ensino Médio em Segurança do Trabalho e Alimentos.

No ano do seu Centenário (2004) o Colégio Martin Luther foi homenageado com um Grande Expediente na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Fonte: IECLB
Imagens Antigas: Aepan-ONG

Nenhum comentário: