Coluna Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 05 de abril de 2017

História: Em 1872 o Padre Geral da Companhia de Jesus em Roma concede licença para que os Jesuítas aceitem a Paróquia a ser criada em Estrela.


Em virtude das dificuldades verificadas na última enchente do Rio Taquari, com relação a retirada das famílias, no prolongamento da avenida Augusto Frederico Markus, que interliga o bairro das Indústrias com a localidade do Marmitt, a Defesa Civil de Estrela solicitou elevação de duas baixadas que ficam alagadas na cota 25 m. Segundo secretário de Obras Cristiano Nogueira da Rosa, a obra vai demandar em torno de 300 cargas de terra. Após serão adicionados saibro e brita, elevando a via para cota de 26 m.


O pároco Pe. Neimar Schuster, da Paróquia Santo Antônio, informa que todas comunidades terão a oportunidade de celebrar o Domingo de Ramos, a sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor e a Missa da Páscoa. Na Matriz e na Comunidade São Pedro Apóstolo do Distrito de Delfina ocorrerá a celebração do Tríduo Pascal, incluindo as missas da Quinta-feira Santa e do Sábado de Aleluia.

Resíduos que foram retirados do Rio Taquari durante a operação Viva o Taquari Vivo, ficaram expostos na Praça Menna Barreto, no centro de Estrela. Segundo a coordenadora da Sala Verde, Regiane Mallmann, os estudantes que participaram da atividade realizada receberam orientações sobre a correta separação dos resíduos, com a identificação do lixo seco e orgânico; fizeram a montagem de um quebra-cabeça e de jogo onde o foco era a economia de água. 

A vereadora Débora Martins (PMDB) explicou detalhes sobre o projeto de lei de sua autoria que prevê o treinamento de agentes de primeiro socorros nas EMEI's, destacando a segurança que esta ação promoverá para crianças nas creches e para pais que precisam deste serviço para seus filhos.


No sábado, a Igreja São Pedro Canísio de Arroio do Ouro ficou completamente lotada para missa celebrada pelo Padre Neimar Schuster. Após houve uma importante reunião da comunidade com autoridades municipais, sobre a instalação de uma Escola de Educação Infantil (EMEI) no prédio onde funcionava uma EMEF. O prefeito Rafael Mallmann garantiu a criação do novo educandário aproveitando a estrutura existente.

No sábado, servidores da Prefeitura de Estrela, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e membros do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), realizaram uma campanha no Calçadão de Estrela com informações sobre "como ajudar crianças e adolescentes destinando parte do Imposto de Renda devido" para projetos sociais.

A Associação dos Artesões (Estrelart) promoveu a Feira de Artesanato de Páscoa, tendo por local o ginásio do Colégio Santo Antônio. Mais de 45 expositores, 22 deles de Estrela ligados à associação participaram do evento que encerrou no domingo. Uma feira que ofereceu para grande público, produtos diferenciados, de qualidade, com temas ligados à Páscoa.


No sábado, servidores da Prefeitura de Estrela, das secretarias municipais do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e do Meio Ambiente e Saneamento Básico, realizaram ação conjunta no Loteamento Nova Morada, em Novo Paraíso. Na ocasião, as famílias receberam noções básicas sobre limpeza pública, coleta seletiva de lixo, cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (dengue), vacinação de cães com aplicação de anticoncepcional e vermífugo. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela informa que ainda há vagas para o curso de artesanato que ensina a desenvolver peças com porongos e outros materiais, abordando diversos aspectos, da preparação a comercialização. O curso será realizado de 24 a 27 de abril.

Nenhum comentário: