Estrela-RS - Alunos da Escola Leo Joas apresentam os grandes clássicos da literatura


Alunos da Leo Joas apresentam os grandes clássicos da literatura

Os alunos das oitavas séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, do Bairro das Indústrias apresentaram esta semana o resultado de um trabalho realizado na disciplina de Língua Portuguesa: Os Clássicos da Literatura Mundial.
Coordenados pela professora Isabel Cristina Bregolin, os estudantes das turmas 81 e 82 foram divididos em dois grupos. O primeiro leu, resumiu e apresentou os escritores nacionais. Já o segundo realizou o trabalho com os clássicos estrangeiros. “Um dos momentos mais importantes do trabalho foi a apresentação oral, onde cada aluno compartilhou sua leitura. Ficou claro para todos a divisão entre o estrangeiro e o nacional”, revela a professora. Conforme ela, a literatura nacional trata mais os problemas existenciais humanos, enquanto que a literatura internacional narra aventuras.
“Num primeiro momento é uma leitura difícil, pois a linguagem é totalmente diferente da atual”, revela o aluno Paulo Menezes (15), que leu Machado de Assis. A mesma opinião compartilham os colegas Gabriel Borges (13) e Débora Escobar (14), que leram Joaquim de Macedo e José de Alencar, respectivamente. Já os colegas Fernanda Guindani (13), Carlos da Silva (14) e Júlia Amaral (14), partilharam livros de autores de fora do país, muitos deles desconhecidos até então. “Além do Júlio Verne, não tínhamos ouvido muito falar dos demais escritores”, revela Fernanda.
Na próxima quinta-feira, será a vez das sétimas séries apresentarem seus trabalhos: maquetes e leituras.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: