Lajeado-RS - I Fórum do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

LAJEADO - A Prefeitura de Lajeado, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), realizou na terça-feira (19), no salão de eventos do centro administrativo, o I Fórum do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

Abrindo o evento, a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso ressaltou a importância de momentos como este. "Esta troca de saberes proporciona o desenvolvimento de um trabalho em rede". Além disso, Carmen lembrou o excelente trabalho que vem sendo feito através da parceria do governo municipal, com 47 instituições filantrópicas e organizações não governamentais de Lajeado, no que se refere às ações de cumprimento de medidas socioeducativas feitas por adolescentes em conflito com a lei. Por sua vez, a secretária da Sthas, Nara Worm, destacou que, além da troca de informações, o fórum contribui para que a gestão pública dê transparência as suas ações.

Em seguida, o psicólogo do Creas, Sérgio Pezzi, trouxe dados referentes aos últimos quatro anos de atividade do Programa de Atendimento das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Pansema) de Lajeado. "Há uma prevalência dos meninos no envolvimento com atos infracionais", afirmou o psicólogo, observando, entretanto, que têm crescido os casos de lesão corporal praticados pelas meninas. Pezzi destacou, também, que entre os 16 e 18 anos de idade é quando ocorrem a maioria dos atos infracionais praticados por adolescentes em Lajeado, sendo que a idade de 17 anos é a mais crítica. "Entre as infrações, a mais comum é o furto", aponta Pezzi, associando a prática ao crescente consumo de drogas pelos adolescentes. "O roubo serve para financiar o vício decorrente do consumo de entorpecentes".

Por fim, o juiz da Vara da Infância e Juventude do Fórum de Lajeado, Dr. Luís Antônio de Abreu Johnson, explanou sobre a Produção da Adolescência e a Produção dos Atos Infracionais. "A meu ver, e pela experiência que tenho com a profissão, a grande causa dos atos infracionais praticados por certos indivíduos decorre da ausência da figura materna nos primeiros anos de vida destas pessoas. E se não for pela ausência da mãe, a causa se dá pela falta da substituição desta figura materna", explicou o juiz. Caracterizando o período da adolescência, Johnson afirmou que esta fase é marcada pela relação de amor, ou às vezes ódio em relação aos pais, e também pelas rebeldias em relação à sociedade. Contudo, o juiz chamou a atenção para se ter cuidado com os excessos de rebeldia na adolescência, que posteriormente, na fase adulta, podem contribuir para a formação de um indivíduo com personalidade transgressora, num questionador da autoridade que se rebela contra quaisquer hierarquias.

FOTOS DE RAFAEL SCHEEREN

Nenhum comentário: