Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas lançou Plano dia 1° de Abril



A entidade lançou nesta sexta-feira (1º de abril de 2011) o Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que tem como grande objetivo harmonizar a qualidade e a quantidade da água existente com os diversos usos que a sociedade faz deste bem.


No prazo de dois anos o Comitê terá definidas as ações de preservação e recuperação da água. O plano foi apresentado na Univates, em Lajeado, e na próxima semana, dia 8 de abril, será explanado na Universidade de Caxias do Sul (UCS).


O evento contou com a presença da secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony; diretora do Departamento de Recursos Hídricos, Nanci Begnini Giugno; além dos reitores Ney Lazzari (Univates) e Isidoro Zorzi (UCS). “Esse é um momento muito importante. Vamos mapear para conhecer a atual situação dos recursos hídricos e decidir, junto com a comunidade, o que fazer com a água.


É um assunto que diz respeito a mais de um milhão de pessoas que vivem na área de 26 mil quilômetros quadrados a que pertence a Bacia”, destacou o presidente do Comitê, Daniel Schmitz.


A secretária estadual elogiou o dinamismo do Comitê e disse que o trabalho fortalece sua política de atuação. Jussara ainda afirmou que tem como meta de governo a implantação das agências por região hidrográfica para dar suporte técnico aos comitês (25 no RS).


Defensora de um programa de gestão na área ambiental, Jussara salientou que é preciso priorizar o desenvolvimento social e econômico, preservando a qualidade de vida do ser humano. “A água, como um bem ambiental, é elemento estruturante para a gestão ambiental”.


O reitor da Univates, Ney Lazzari, salientou a estrutura coletiva de trabalho característica do Vale do Taquari e da Serra. “É essa interação e união de forças da sociedade que nos destaca”. Para Lazzari, o Comitê tem a importante função de regular o processo de crescimento e desenvolvimento em sua região de atuação. Ao concluir, disse: “país rico é país sem pobreza”. Para o reitor da UCS, Isidoro Zorzi, as duas universidades têm papel fundamental na existência e manutenção do Comitê. Ele fez um resgate histórico da entidade e afirmou que um dos maiores desafios está na construção dos interesses solidários e do pleno exercício da representatividade.


O presidente da Certel, empresa apoiadora do Comitê, lembrou que desde 1985 a cooperativa realiza ações voltadas para o meio ambiente. Ao fazer referência à atividade da Certel na geração de energia garantiu o compromisso da utilização da natureza de forma sustentável. “Queremos continuar usando a água sem danos ao meio ambiente”.


O evento contou com a presença da imprensa e diversas autoridades da área ambiental. A programação do dia terminou com plantio de mudas de árvores no Parque Municipal da Lagoa, que fica na margem do Rio Taquari, em Estrela. Jussara Cony plantou uma muda de caliandra, tipo de arbusto específico para contenção de barrancos na beira de rios.


O ato foi acompanhado por alunos do Projeto Navegar e da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros. O Plano O Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas foi apresentado pela Serviços Técnicos de Engenharia SA (STE), empresa que venceu a licitação.


O diretor Adriano Panazzollo esclareceu sobre a abrangência do plano, o qual vai propor objetivos de qualidade da água, estabelecer o plano de ação e os valores a serem cobrados pelo uso da água e compatibilizar os interesses dos diferentes usuários.


Ele alertou para o formato participativo do plano, sendo que a sociedade será chamada para opinar e sugerir. “Vamos definir metas para atingir índices progressivos de recuperação e conservação dos recursos hídricos”, completou. As atividades serão divididas em fase A e B, ou seja.


Na primeira será feito o diagnóstico dos usos, quantidades e qualidades. Na etapa B vão ocorrer as discussões das alternativas de uso da água.


É quando a população vai dizer qual o tipo de água que quer com base nas classes definidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) (de 1 a 5).


É também o momento que vai gerar uma repercussão econômica, não só no custo do tratamento quanto no nível de exigência para aproveitamento.


Público de diferentes cidades prestigiou evento na Univates Presidente do Comitê, Daniel Schmitz, e autoridades Secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony falou da importância da gestão ambiental Secretária Jussara plantou muda de árvore na beira do Rio Taquari, em Estrela Crianças de Estrela ajudaram no plantio das mudas. Crédito: Simone Rockenbach Kamphorst Postado por Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: