LAJEADO - O município recebeu, na noite desta segunda-feira (18), o prêmio Amigos do Livro, concedido pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

LAJEADO - O município recebeu, na noite desta segunda-feira (18), o prêmio Amigos do Livro, concedido pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

A entidade concedeu ainda, honrarias como Personalidade do Livro, Biblioteca do Ano e jubilados do setor livreiro, em evento que homenageou o imortal Moacyr Scliar.
No auditório Barbosa Lessa, quarto andar do Centro Cultura Erico Verissimo, estavam autoridades políticas e literárias. Entre elas, a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso e a coordenadora do Projeto Lajeado Leitor, Maristela Juchum, além dos escritores Carlos Urbim, Luís Antônio de Assis Brasil e Paixão Côrtes, entre outros doutores das letras. E foi das mãos do ícone do tradicionalismo gaúcho que a prefeita recebeu o troféu, reverenciando o Lajeado Leitor. "É com muita emoção que recebemos esse reconhecimento. Este troféu representa muito. É a certeza de que estamos fazendo o melhor pela nossa gente", destacou Carmen Regina. Maristela, desde 2005 à frente do Projeto, falou sobre a conquista. "Coordenar o Lajeado Leitor é acreditar que é possível transformar uma cidade. Agradecemos a parceria de toda a rede municipal de educação, pois juntos fazemos toda a diferença para uma Lajeado cada vez melhor", declarou. A iniciativa da Câmara Rio-Grandense do Livro visa a homenagear pessoas e entidades que se destacaram em 2010 pelo desenvolvimento ou apoio a ações de promoção à leitura.
O Projeto Lajeado Leitor
Realizado pelo Governo de Lajeado, através da Secretaria de Educação (Sed), o Lajeado Leitor amplia a cada ano os seus eixos de ação, com atividades como o "Autor Presente", que procura aproximar os escritores dos alunos; "Poesia para Todos", que em 2011 tem a intenção de divulgar os poemas escritos pelos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino; a ampliação da leitura nas paradas de ônibus, através da colocação de caixas de leitura em mais locais. "Queremos democratizar o acesso da população à leitura, por isso nossas ações buscam atingir a todos os públicos", frisou a coordenadora Maristela Juchum.

O evento
Entre os homenageados estavam a Academia Rio-Grandense do Livro, pelos 110 anos de trabalho relacionado à leitura e língua portuguesa; Secretária de Educação de Porto Alegre, Clecli Jurach, pelos investimentos nas bibliotecas da rede municipal de ensino e a difusão do Programa de leitura Adote um Leitor; Professora de História Luciana Olga Soares, que transformou a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula, em ponto turístico. A biblioteca do ano ficou com o acervo público Vianna Moog, de São Leopoldo, por sua infraestrutura, acervo e rica programação cultural. O editor Henrique Kiperman recebeu o prêmio Personalidade do Ano, sendo reconhecido pela trajetória de quatro décadas na edição de livros técnicos, científicos e profissionais. Na face de cada um dos cerca de 20 homenageados. No semblante tranqüilo de cada um, pela certeza de que o dever está sendo cumprido.

"Ler está na moda"
A 6ª Feira do Livro de Lajeado, que também foi lançada nesta segunda-feira, trabalhará o tema "Ler está na moda", e acontecerá de 09 a 14 de agosto, no Parque do Imigrante. De acordo com a gerente do Sesc, Betina Durayski, a comissão organizadora da Feira está tratando a vinda ao evento dos autores Fabrício Carpinejar, Daniel Galera, Gláucia de Souza, Paula Mastroberti, Mário Pirata, Rodrigo Monteiro e David Coimbra. Para encerrar a manhã de lançamentos, os pequenos alunos do Sesquinho desfilaram com peças feitas de papel jornal, ao som da música "Dias Melhores", interpretada pela banda Jota Quest.

Nenhum comentário: