Estrela-RS - Carnaval





Carnaval de Estrela

ficou em algum lugar do passado


Para o município que já teve carnaval de rua, de salão, blocos e cordões, Estrela anda um tanto silenciosa nas noites momescas. Pelo menos foi a regra nos últimos anos.


Lembro-me com saudade das escolas de samba “Mensageiros da Alegria”, da Sociedade Rio Branco e “Falácios em Brasa” da Sociedade Ginástica, que faziam uma disputa saudável pelo melhor desempenho, seja nos salões ou avenidas, onde muitos troféus foram conquistados no Carnaval Regional.


Existiam outras escolas de samba que igualmente fizeram muito sucesso: Escola de Samba Academia Estrelense, XV de Novembro, Explode Coração, Estrela Independente, e carnavalescos de grande competência. Tudo ficou na nostalgia, em algum lugar do passado.


Desde o início de cada ano, era comum ver a juventude ensaiada para fazer bonito no carnaval.


Os figurinistas definiam as fantasias e alegorias, de acordo com o tema enredo. Muitas costureiras confeccionando roupas que logo recebiam detalhes, com brilhos, lentejoulas, plumas e paetês.


Até o pessoal que servia de tração para os caros alegóricos recebia bela indumentária, pois transportavam lindas meninas, com luxuosas fantasias, destaques que conquistavam importantes pontos para escola de samba.


Representava muito para os meninos comporem a “bateria nota 10” de cada escola. Ser destaque então era a glória: Comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, passista, porta-estandarte ou madrinha da bateria.


O pessoal ligado à organização de alas era muito exigente. Cada qual fazia o melhor, para num somatório de todos membros da escola, conquistar notas altas, consignadas por jurados que vinham da capital do estado do RS.


Na frente da Soges ou na Avenida Rio Branco, centenas, milhares de foliões, sem exagero, participavam das noitadas de momo, que iniciavam nas avenidas e terminavam nos salões no raiar do dia seguinte.


Muitos blocos carnavalescos visitavam Estrela, vindos de São Sebastião do Caí, Bom Retiro do Sul, Lajeado, Arroio do Meio, Taquari, entre outros.


Mas aqui e ali, existe uma pequena chama que insiste em não apagar. Por exemplo, no bairro Imigrantes em Estrela, pode se ouvir rodas de samba, patrocinadas pelos meninos lá do morro, que não deixam o samba morrer ou na Sociedade Rio Branco que mantém o Carnaval Infantil. Quem sabe, um recomeço?


Texto: Airton Engster dos Santos

Fotos: Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: