Estrela-RS - Memorial da Aepan-ONG

Estrela-FC em 1979 - Jogo contra o Grêmio - Campeonato Gaúcho

Leonel de Moura Brizola no Cine Guarini de Estrela-RS

Antigo Blogo de Carnaval em Estrela-RS

Antigo avião com seu piloto Lino Schwertner


Novas doações ampliam acervo do Memorial da Aepan-ONG


A Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural e Cultural, que possuí um memorial de Estrela, recebeu substancial doação de mais dois colaboradores.

Sérgio Schwertner, doou fotos e documentos diversos que foram guardados por seu pai Lino Schwertner (falecido em 2005), do antigo Aeroporto Municipal de Estrela que tinha como localização à área onde está no presente a ex-Farol S/A; do Estrela-FC; de atividades políticas e sociais de Estrela e diversas imagens antigas da cidade.

Lino Silvério Schwertner, foi empresário, piloto aviador, atleta de basquete, atletismo e jogador profissional de futebol. Filho de Bruno Schwertner iniciou no Estrela-FC em 1935, atuando por 15 anos, o mais veloz e voluntarioso ponteiro da região, sendo-lhe feita uma homenagem especial no Álbum dos Campeões do Alto Taquari de 1950.

Outro doador é Neuri da Silva, que foi atleta do Estrela-FC entre 1977 e 1979 e após atuou em outras áreas do clube. São fotos da época em que o Estrela-FC disputou a primeira divisão do Campeonato Gaúcho e sua fanática torcida. Silva como é conhecido no meio esportivo cedeu ainda para Aepan-ONG um DVD com imagens preciosas de jogos entre o Estrela-FC e Grêmio no Estádio Municipal Aloysio V. Schwertner e outro contra o Internacional no Beira Rio em Porto Alegre.

Todo material está sendo digitalizado e em breve estará à disposição da comunidade para pesquisas no Memorial da Aepan-ONG. Alguns trabalhos podem ser vistos em www.aepan.blogspot.com, www.nossadica.com.br ou em matérias especiais do Jornal Folha de Estrela.

Para as pessoas que queiram fazer doações de materiais antigos (filmes, fotos, folders, livros, jornais, outros...), podem entrar em contato com a Aepan-ONG pelo celular: 9132-2266 ou E-mail: aepan@bol.com.br. Todo material é catalogado e garantido crédito ao doador.


Texto: Airton Engster dos Santos

Imagens: Aepan-ONG

Nenhum comentário: