Estrela - Rio Grande do Sul - Museu Municipal


Acervo cultural: Prédio histórico vai abrigar Museu Municipal



Na mesma sessão da Câmara de Vereadores em que foi aprovada a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - que vai funcionar a partir de 2010 - o setor conquistou a votação favorável ao crédito especial que disponibiliza verbas do Consulado Alemão para a reforma do prédio que vai abrigar o Museu Municipal.


No momento, graças ao repasse do consulado, instalado em Porto Alegre, a Prefeitura de Estrela já acessou R$ 90 mil de auxílio provenientes de recursos divididos em duas parcelas.


O repasse dos cerca de R$ 35 mil - liberado neste ano pelo cônsul alemão Norbert Michael Kuerstgens e que passou pelo Legislativo na segunda-feira - vai ser novamente licitado.

A partir desse processo e da aquisição dos materiais necessários, a reforma inicia-se, apesar de não haver prazos definidos.

O local que vai sediar o museu foi escolhido pelo ex-cônsul alemão Hans Dietrich Bernhard.

Ele visitou a cidade durante o Festival do Chucrute, em 2006 e 2007, quando foi levantada a hipótese da disponibilização de recursos.

Em outra ocasião, em 2007, esteve na cidade para conhecer pontos turísticos e prédios históricos, quando sugeriu que fosse reformado o imóvel localizado na Rua Borges de Medeiros, número 282, para abrigar o acervo.


Acervo
Depois de o local ser adequado para receber o Museu Municipal, toda a comunidade será convidada a fazer doações de objetos históricos.

Nenhum comentário: