A tribuna livre da Câmara de Vereadores deEstrela foi ocupada em julho de 2010, por um pessoal alegre, possuidor de uma culinária admirável, que gosta de vinho e dança e tem como base a família e o trabalho.
A convite do presidente Marco Wermann (PT), o plenário ficou repleto de Bortoluzzi, Colombo, Mezzomo, Degasperi: os descendentes de imigrantes italianos, que mantém as tradições, unidos na Societá Italiana Fiori dei Piani.
A porta voz do grupo, Vani Bortoluzzi Madeira, contou a história da imigração.
"Embora Estrela seja um município de colonização predominantemente germânica, aos poucos, vindos principalmente da região serrana, há mais de 40 anos, instalaram-se os descendentes de italianos" explica Vani, citando que alguns dos primeiros foram João Crestani, Dionísio Benini, Domingos Guglielmini, Mario A. Bassegio, Nelson Ricci (Madona), Artêmio Fiorini, Ibenor Reginatto, Simeoni, Hugo Vanzin e outros.
"Esses grupos se encontravam informalmente, e decidiram ampliar o convívio, reunindo um maior número de descendentes e simpatizantes.
Daí começamos a sociedade", conta. O primeiro presidente da entidade foi Hermogenio Lizot (Hermes), hoje tendo Paulo Degasperi à frente dos trabalhos e Rodrigo Mezzomo como vice-presidente.
A Sociedade possui, desde 1999, área de terras, na localidade de Santa Rita, onde instalaram a sede social.
Além do pavilhão, que comporta cerca de 300 pessoas, o local abriga uma Pedana de Tiro ao prato, quiosque, biblioteca e um capitel em honra a Santa Lúcia, nos moldes dos antigos capitéis encontrados na colônia italiana.
A cultura italiana é reforçada pelo grupo de danças folclóricas e pelo grupo de cantoria Grazie Imigranti, que revive canções típicas.
Wermann brincou que sente-se um italiano, principalmente por gostar muito da culinária, e aproveitou para agradecer.
"Em nome da Comunidade de Estrela, ressaltamos o dinamismo e o comprometimento com que os membros da Sociedade Italiana resgata a história e ajuda a construir o futuro".
São aproximadamente 200 sócios que mantém a agremiação. Mas mais que isso. Mantém vivas as tradições desta gente animada e trabalhadora, que, em conjunto com os imigrantes de outras etnias, deixam a marca do progresso por onde passam. Mais sobre a Societá Italiana Fiori dei Piani, no http://www.italianosestrela.com.br.
Fonte CMV Estrela
Nenhum comentário:
Postar um comentário